Vitamina C | Que Vantagens Para A Nossa Pele? Como Usar?

A utilização da vitamina C na área de cosmética não é novidade.

Vitamina

Certamente, vocês já viram bastantes produtos que têm vitamina C na sua composição, certo?

Mas, afinal, que vantagens para a nossa pele? Quando utilizar?


A vitamina C ajuda no funcionamento da pele (incluindo o crescimento, manutenção e reparação), protegendo-a contra os danos da oxidação causada pelos radicais livres, feridas e ajuda na síntese de colagénio.

Quais os seus benefícios?

De uma forma geral, podemos dizer que a vitamina C tem um efeito foto-protector contra os raios UVA e UVB. Assim, a utilização da vitamina C de forma tópica (cremes, fluidos ou séruns) é um excelente antioxidante da pele.

Para além disso, é um ingrediente óptimo para combater as manchas escuras da nossa pele, pois não só "consegue" clarear a nossa pele, como inibe a produção da tirosinase, enzima "responsável" pela pigmentação da nossa pele (posso falar deste assunto num outro post, se quiserem).

Vitamina

Outra vantagem? Anti-envelhecimento. Porquê? Porque contribui e "relança" a produção de proteínas estruturais da nossa pele, como o colagénio e a elastina.

Como usufruir dos seus benefícios?

A vitamina C não é sintetizada no nosso organismo (vou ter que utilizar palavreado técnico) - ou a obtemos através da nossa alimentação, ou começamos a tomar um suplemento com vitamina C. Este último cenário é bastante recomendado em pessoas que não possuem uma alimentação nutricionalmente equilibrada. É uma forma eficaz de suprir essas necessidades.

Vitamina

Oh Ricardo, mas quando é que vais falar dos cosméticos?


Calma, é agora!

Que vantagens posso ter ao utilizar cosméticos com vitamina C na sua composição?

- Uniformização do tom e aumento da elasticidade da vossa pele;
- Hidratação e suavização das rugas (que possam ter);
- Combate aos radicais livres;
- Auxílio na síntese de colagénio.

Qualquer tipo de pele poderá utilizar este tipo de produtos?

Sim e não. Para uma pele mais sensível ou mais reactiva, aconselho a experimentarem pequenas concentrações de vitamina C (para terem noção, encontram concentrações dos 2% aos 15% de vitamina C pura nos produtos). Se vêem que não há reacção, podem aumentar gradualmente a concentração de vitamina C.

Mas esta situação é "um pau de dois bicos". Por um lado, deverão começar por uma concentração baixa e ir aumentando gradualmente, Por outro, para surtir algum efeito visível (num espaço de tempo relativamente curto), a concentração mínima deverá ser 10%.

Vitamina

Tão importante quanto a concentração de vitamina C, é a textura. Peles oleosas, por exemplo, não deverão utilizar texturas muito nutritivas, pois não irão sentir qualquer conforto na pele. Irão ter a sensação de "pele pesada". Quem é que quer isso?

Poderão encontrar a vitamina C isolada nos cosméticos ou em associação com ácido hialurónico, ingredientes hidratantes, vitamina E (que também é um poderoso antioxidante e com efeito anti-envelhecimento visível) ou com retinol (aqui é um terreno pantonoso e prefiro não abordar este assunto nesta publicação).

Quando utilizar?

De manhã, antes do protector solar. Porquê? Porque a vitamina C previne os radicais livres da luz visível e dos raios infravermelhos que se encontram presentes na radiação solar. Tal como referi, e uma vez que a vitamina C é fotossensibilizante, deverá ser utilizado um protector solar diariamente, a fim de evitar queimaduras solares.

Vitamina

Por favor, podem utilizar este tipo de produtos, mas sejam responsáveis: utilizem protector solar!


Não é só no Verão que o Sol aparece "com mais força". Durante o ano todo há radiação. A luz está lá. A radiação está lá. Os malefícios irão aparecer, por isso, toca a pôr protector solar que a vossa pele agradece.

Vitamina

A vossa pele e vocês também, que não envelhecem tão rápido. Sim, porque ultimamente tenho visto fotos de "influenciadores digitais" ( esta expressão é um bocado ridícula, mas pronto) com um bronzeado horrível, feio, com uma pele toda estragada, manchas, rugas e uma pessoa pensa "ah e tal ela já tem uns 35, 36 anos" e vai-se a ver e afinal tem 27!

Depois digam que não vos avisei!


Eu utilizo a vitamina C em cosmético nas maravilhosas ampolas que já falei aqui no blogue em forma de "cura". Depois das férias e das idas à praia e sempre que sinto a minha pele mais "cansada" e sem brilho. Basta uma caixa e um tratamento de 20 dias et voilá, pele luminosa e radiante!

Vão por mim, resulta mesmo. Eu utilizo e recomendo vivamente.

E vocês? Quem já utilizou produtos com vitamina C?

8 comentários:

  1. eu uso num serum da Kiehl's com vitamina C. ajuda a combater linhas de expressão e manchas na pele. e é muito bom. tem 12.5% de vitamina C. so tem um problema que nao sei se está ou nao ligado a vitamina c, mas se usar por exemplo de manha e a noite, ao fim de uns dias sinto a pele a ficar mais oleosa. Por isso agora uso só há noite! até porque é caro que doi xD

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não creio que seja problema da vitamina c mas sim da textura do serum. Pode ser uma textura "demasiado" nutritiva para a tua pele. Mas fizeste bem em optar por utilizar a noite, pois é à noite que há uma maior regeneração cutânea e maior actividade por isso irá surtir um maior efeito! ;)

      Eliminar
  2. Já utilizei e fiquei rendida. Agora só tenho que trabalhar numa aplicação mais regular. Sou daquelas que trata da pele dois ou três dias e depois se esquece durante três semanas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo uma questão de hábito. Acredita que vendo os resultados, ficas fã e dificilmente deixas de utilizar ;)

      Eliminar
  3. Tenho que estar mais atenta a esta questão, porque, de facto, tem imensos benefícios! Aprendo sempre contigo, obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pelas palavras. É sinal que consegui transmitir bem a mensagem! :) a vitamina C tem muitas vantagens para a pele. É preciso é saber utiliza-la!

      Eliminar
  4. Bem não tinha ideia, de todo, dos benefícios da vitamina C! Obrigada, por este excelente post. Gostei imenso do teu blog, e parabéns! Confesso que só vejo blogs de senhoras e o teu foi o primeiro, no que toca à tua espécie maravilhosa.

    Um beijinho,
    Cláu.

    https://oblogclau.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por teres gostado! Obrigado pelo comentário e pelas palavras! :)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.