Influencers | Como Não Ser Um “Macaco De Imitação“?

Ultimamente, esta tem sido uma tendência em alguns influencers.

Influencers

Curiosos com o que vos trago hoje?


Calma! É apenas uma coisa bastante simples que já foi debatida algumas vezes na blogosfera: a repetição. Mas o que é que eu quero dizer com isto?

Todas as pessoas que criam conteúdo - chamados digital influencers (eu não gosto muito da expressão, mas vou usa-la) - acabam por ter um nicho. Nicho esse que acaba por ser comum com outros criadores de conteúdo.

Exemplo: uma das áreas que abordo é a cosmética e existe um sem-número de outros influencers que também escrevem sobre cosmética, ou seja, temos o mesmo nicho. O mesmo público-alvo, se quisermos chamar assim.

Mas qual o problema disso?

Aparentemente, não há inconveniente em escrever sobre o mesmo. O "problema" surge quando no espaço de dois dias, por exemplo, vemos mil stories no Instagram a falar dos mesmos produtos ou vemos duas fotografias muito parecidas no Instagram, ao ponto de conseguirmos perceber que foram tiradas no mesmo local.

Influencers

Para melhor compreensão de onde eu quero chegar com a publicação de hoje, vou deixar-vos dois exemplos: um exemplo em que um grupo de influencers recebe o mesmo produto; o segundo exemplo de pessoas que fotografam no mesmo local e publicam a foto no mesmo dia - há que existir sintonia, ao que parece. #Ironia

Cenário 1: Influencers recebem o mesmo produto

É perfeitamente normal as pessoas receberem alguns produtos, tendo em conta as parcerias que têm. É inevitável, também, que as pessoas queiram mostrar aos seus seguidores o que receberam. O que pode ser evitável é a forma como essa comunicação é feita aos mesmos.

Influencers

Por mais inocentemente uma pessoa publique no Instagram ou faça stories sobre os produtos que recebeu, os seguidores (em comum) vão ficar entusiasmados com a primeira série de stories, mas ao fim de duzentas e mil e uma séries de stories no Instagram, os mesmos já não serão visualizados.

Vamos simular um cenário:

Influencer 1 recebe uma cera para o cabelo da marca X. O Influencer 2, e até ao Influencer Infinito, também receberam a mesma cera para o cabelo da marca X. Eis o que acontece "do lado dos seus seguidores".

Influencer 1
Hey pessoal, acabei de receber esta cera para o cabelo da marca X que é muito top (ainda não a usou, mas já diz que "é muito top") têm que usar porque é mesmo top!

Seguidor
Fixe. Já tenho mais uma opção de ceras para o cabelo. Vou ter de experimentar! (reacção perfeitamente aceitável)


Influencer 2
Olá rapazes! Olhem só o que eu recebi da marca X. Uma espectacular cera para o cabelo. Bem fixe, não?

Seguidor
Olha, ele também recebeu a mesma cera!


Influencer 3
Pessoal, rece.......

Seguidor: Click (passar para o story seguinte). E não vê mais stories.

Sim, é isto que acontece! E não me venham dizer que não. Uma pessoa satura de ouvir a mesma coisa ao fim de algum tempo.


Vamos ao cenário 2:

Influencer 1 vai fotografar o seu coordenado para determinado local. Influencer 2 acompanha o Influencer 1 na sua sessão de fotos e também ele fotografa o seu coordenado.

Para terem uma ideia mais visual do cenário que vos apresento, atentem na seguinte imagem:

Influencers

Algumas observações (são dois influencers diferentes, ok?):

- O Influencer 1 fotografou o Influencer 2 e vice-versa. Até aqui tudo bem. Nada contra! Acho bem existir este tipo de entre-ajuda. Sou adepto e apoiante deste tipo de iniciativas.
- Duas fotos com o mesmo objectivo - moda. Também aqui nada contra.
- Apesar de serem coordenados diferentes, nota-se ali uma calça preta igual. Nada contra também. Qual é o mal de dois gajos terem calças iguais? Nenhum!

Vamos agora aos factos "engraçados":

- As escadas são as mesmas - escadas em grade, com os candeeiros ali do lado esquerdo da foto. Até aqui tudo bem.
- Estão os dois a subir as escadas. Podia ter sido um a subir e o outro a descer, mas a questão da luz levou a que ambos preferissem subir, pois, assim, conseguiam uma melhor foto. Deduzo que tenha sido esta a razão e concordo.
- Publicaram os dois, cada um a sua foto, no mesmo dia, à mesma hora. Conclusão: eu sigo os dois rapazes em questão, então vi duas fotos praticamente iguais seguidas, o que me levou a perguntar isto:

PORQUÊ?!


Porque raio é que decidiram publicar duas fotos, tiradas no mesmo local, à mesma hora, com o mesmo foco? Porquê?! Alguém me explique que eu não consigo encontrar um motivo válido!

Acham que é assim que o pessoal continua a seguir e mantém o interesse nestes influencers? Muito sinceramente, na minha opinião, acho que não. O pessoal vai perceber que vocês se copiam uns aos outros.

Tudo bem, uma coisa é inspirarem-se com os demais influencers - eu também faço isso - mas daí até tirar fotos praticamente iguais, em que só basicamente muda a parte de cima do coordenado, vai uma grande diferença.

No outro dia, e curiosamente, no meu Instagram publiquei uma fotografia com o retrovisor do meu carro. Nesse mesmo dia, uma miúda que sigo, publicou também uma foto com o retrovisor do carro dela. Nós não combinamos. Apenas calhou. Eu achei piada e até comentei isso com a miúda em questão. Mas lá está, foi um mero acaso.

Influencers

Agora neste caso, publicar o mesmo tipo de foto no mesmo local, na mesma posição com o mesmo "intuito", no mesmo dia, à mesma hora, epah, perdoem-me, mas eu não considero isso "benéfico" para quem segue ambas as pessoas.

Aliás, posso dizer-vos que os mesmos dois influencers, dias mais tarde, publicaram uma foto a publicitar um sobretudo. Adivinhem? Tiraram a foto na mesma rua, publicaram no mesmo dia, sensivelmente à mesma hora: um estava com o sobretudo aberto e com a gola para baixo e a dirigir-se para o lado direito da fotografia. O outro estava com o sobretudo fechado, com a gola para cima e a dirigir-se para o lado esquerdo da foto.

Neste último caso, prefiro nem publicar a comparação das fotos, nem fazer grandes comentários. Tirem os vossos!

E vocês? Quem já encontrou situações deste género nos influencers que seguem?

20 comentários:

  1. Eu não concordo contigo apenas por uma questão: o instagram está saturada até aos cabelos. Acho que criadores de conteúdo como nós, vão sempre estar saturados de ver o mesmo, porque na maioria as contas que seguimos, seguem essa linha. Acredito que para um utilizador normal, estava tudo ligeiramente mais soft e menos repetitivo. Compreendo perfeitamente o teu desagrado, mas também acredito que a culpa é um bocadinho 'nossa'.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a culpa é das pessoas (podemos apontar este último caso em concreto) que não se sabem diferenciar dos demais. É inevitável uma pessoa falar dos produtos que recebeu ou querer mostra-los, mas há que saber quando e como os apresentar. Cátia, certamente concordas comigo que, nos dias de hoje, e tendo em conta a "competição" (desnecessária) que se Vê, ou és diferenciadora ou "morres".

      Eliminar
  2. Amei seu post e super concordo, acho que cada um deve buscar um diferencial para divulgar aquele mesmo produto. Realmente fica chato o mesmo script pra todos, é como você disse: vamos passar os stories e não ver mais.

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sinto-me logo desmotivado a continuar a percorrer o meu feed. Ver um sem-número de coisas iguais consegue saturar e cansa ao fim de algum tempo.

      Eliminar
  3. Eu pessoalmente estou um pouco fora disso, sigo mais a minha intuição do que a moda dos iutros...mas se for para copiar, tem de ser alguem com mais estilo que nós!!!

    V.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão aqui é mesmo essa: o pessoal copia-se uns aos outros. Nada contra a entreajuda e a troca de opiniões, atenção. A questão prende-se quando vemos o mesmo cenário, publicado à mesma hora, com as mesmas coisas. A foto é igual, só muda o "boneco" por detrás...

      Eliminar
  4. Post muito assertivo da tua parte. Não há pachorra para tantos influencers que percebem pouco daquilo (sinto isso na condição de profissional de saúde que financeia e é financiada para assistir determinadas formações inclusivé na área da dermacosmética ), dos 10% de desconto na marcas se mencionarmos esse "influencer".
    Honestamente a opinião desses ditos influencers começa a cair cada vez mais em terra, tem-se perdido originalidade. Torna-se até um perigo promover por exemplo pasta dos dentes com carvão ativado como a-melhor-coisa-do-mundo, quando sabemos de antemão que vai danificar o esmalte.

    Gostei do blog e identifiquei-me com o que está escrito. Seguirei decidamente

    www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. As opiniões destes influencers não irão cair por terra tão cedo. Pelo menos, até haver quem os alimente e ache "normal" apoiar duas pessoas cujo conteúdo é muito colado um do outro. Quanto à área de dermocosmética, ui, podemos continuar aqui a debater isso durante dias. Encontra-se muita porcaria na blogosfera, acredita. E adivinha? É valorizada e as pessoas que a escrevem são consideradas "bastante entendidas". Triste.

      Eliminar
  5. Hello
    A situação de receber produtos sim! A situação de fotografias iguais nunca me apercebi.
    Vou estar atenta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começa a seguir uns quantos influenciadores de moda e vais encontrar bastantes parecenças entre eles. Aliás, originalidade é o nome do meio deles #IroniaAtéMaisNão

      Eliminar
  6. O Hyesác já testei e gostei muitoooo! Os outros não conheço, mas bora falar sobre esse assunto ahah

    OPA é tão isto!!! Sério. Há certas campanhas que me incomodam solenemente e uma das mais recentes - e também mais gritante -, foi da L'Óreal com uma linha onde usavam a hashtag #nãocortoocabelo ou coisa do género... Foi imensa gente a pôr praticamente a mesma descrição o que acabou, no meu entendimento, por dar descrédito à campanha!!! Enfim!

    Em relação ao cenário dois: nunca tinha reparado ahaha
    Nossa!

    NEW OUTFIT POST | ORANGE IS THE NEW BLACK.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel, envia-me mensagem e podemos debater melhor o assunto. Relativamente a essa campanha, não estou a par, mas é como dizes (concordo contigo), descredibiliza por completo um produto. Quanto ao cenário dois, meu amigo, deduzo que sigas bastantes influenciadores de moda por isso é uma questão de andares atento. Vais encontrar diversos exemplos deste género!

      Eliminar
  7. Desde já, damos te os parabéns pelo post!! Sem dúvida o melhor até hoje sobre este assunto. Hoje em dias acho que as marcas não pensam. Acham que quanto mais pessoas falarem no produto em poucos dias é que as pessoas compram e não. Somos sinceras, aquelas máscaras de kiwi não temos vontade de testar. Além do mais , aceitar receber e partilhar o produto não quer dizer que temos que adorar o produto. Há produtos que já nos enviaram e nós não gostamos lá muito e outros que nós já compramos imensas vezes e são os que mais usamos. Mas isso vai da consciência de cada um, não é?

    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso vai da consciência de cada um. Acho que, tal como já foi dito aqui, existir tantas pessoas a falar a mesma coisa sobre o mesmo produto acaba por descredibilizar o mesmo. Eu, se fosse marca, gostaria de ver conteúdo diferente. Gostaria que o meu produto fosse apresentado e mostrado às pessoas, mas de maneiras diferentes. E tal como também já disse aqui num dos comentários: num mundo cada vez mais competitivo (desnecessariamente e é só em Portugal que se verifica isto), se não te diferencias, desapareces. O teu conteúdo desvanece-se num piscar de olhos. É isto que queres para ti e para o teu projecto (com o qual queres ganhar algum dinheiro e rentabiliza-lo?)

      Eliminar
  8. Bingo, Ricardo! Somos totalmente de acordo, até porque no primeiro caso até demonstra que as marcas não estão a pensar muito nisso e é o "vale tudo", mas a imagem que fica não é, de todo, a mais credível. Mas também acho que os saturados somos mais nós (criadores de conteúdo) do que propriamente o seguidor dito "normal".

    Quanto às fotos, vou estar mais atenta. Mas confesso que não percebo a intenção, ao menos publicavam em horários/dias diferentes, sei lá...

    Continua o bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentários meninas. Sim, a culpa também é nossa porque não nos sabemos diferenciar. O produto acaba por ser descredibilizado, quer seja ao abrir duzentos stories com a mesma coisa, quer seja em duas fotos praticamente iguais, publicadas à mesma hora, no mesmo dia. Para isso, publicavam em alturas diferentes ou combinavam dias diferentes com a marca que os patrocinou. Sinceramente, é a minha opinião.

      Eliminar
  9. É tudo uma questão de identidade! Uma coisa é inspirarmo-nos noutros e entreajudarmo-nos, o que é maravilhoso, outra completamente diferente é replicarmos a mesma fotografia (ou descrição, ou seja o que for). Porque acaba por diminuir o trabalho de base e o objetivo inicial.
    Por acaso, acho que nunca me cruzei com uma situação dessas, mas acredito que seja maçador estar a navegar no feed e encontrar partilhas tão semelhantes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está: tal como disseste, é uma questão de identidade. Saberás certamente que eu e uma outra blogger criamos uma amizade a partir deste mundo. E já abordámos o mesmo tema nos nossos blogues e aquilo que fizemos, apesar da nossa forma de escrever e abordagem serem diferentes, foi enviar mensagens um a outro a perguntar as datas de publicação de cada um para que, quem nos segue. não encontrasse dois textos sobre o mesmo tema em dias próximos. Entreajuda e inspiração é fantástico, mas daí até copiar ou ser muito semelhante, vai uma grande diferença.

      Eliminar
  10. Relativamente aos produtos oferecidos, eu acho que as marcas até querem que toda'gente meta os posts ao mesmo tempo de forma a literalmente inundar as redes sociais com posts sobre aqueles produtos em particular! é uma estratégia de markting como outra qualquer.. mas isso de tirar fotos um ao outro, no mesmo sitio, fotos parecidas ya, é um bocado lame!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Divulgação massiva, ok, é uma técnica de marketing, mas não sei até que ponto é que não pode ser uma estratégia "furada", devido à rápida saturação dos consumidores e de quem lê/segue criadores de conteúdo. Relativamente ao segundo caso, acho que é um bocado desnecessário. Podiam publicar fotos parecidas, mas combinavam não publicar na mesma altura. Certamente a marca não exigiu a publicação das fotos no mesmo dia, à mesma hora. Digo eu...

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.