Série | Qual Andas A Ver, Pinguim? Baby

Janeiro foi o mês em que comecei a ver uma nova série - Baby.

Série

Uma série com apenas seis episódios (orçamento reduzido?), com produção, direcção e elenco italiano que retrata a vida de um grupo de adolescentes em pleno secundário numa escola privada.

Para quem me segue, a esta altura deve estar a pensar "onde é que eu já li isto aqui no blogue?". É verdade. Para quem me segue, sabe que a série Elite também retrata este mesmo cenário.

Por isso, e tendo em conta este pressuposto, vou começar por descrever a série Baby e depois fazer um paralelismo com a série Elite. E vou dividir isto em "Para quem viu a série Elite" e "Para quem não viu a série Elite".

Vamos lá?


Baby retrata a vida de Chiara (Benedetta Porcaroli) e os seus problemas e dilemas da adolescência. Vive uma relação secreta com Niccolò (Lorenzo Zurzolo), irmão da sua melhor amiga (no início da série) Camila (Chabeli Sastre). Juntamente com Camila e Fabio (Brando Pacitto), filho do director, são os melhores amigos. 

Série

Porque é que a relação com Niccolò é secreta? Simples! Este último namora com uma outra rapariga do colégio (e ela não pode saber, obviamente) e porque quer guardar segredo da irmã - Camila.

Assim, logo no primeiro episódio, sabemos que Chiara já esconde um grande segredo - até conhecer e se aproximar de Ludovica (Alice Pagani). Para além disso, um novo aluno - Damiano (Riccardo Mandolini) filho do embaixador árabe - desperta-lhe o interesse e começa a sua questão até que ponto gostará verdadeiramente de Niccolò.

Ludovica significa problemas. É o "patinho feio" da escola privada, onde toda a gente a humilha. Ludovica - Ludo - é solitária na escola e não tem amigos - pelo menos dentro da escola.

Depois de ajudar Chiara a falsificar a assinatura dos seus pais nuns documentos da escola, Chiara entra num novo mundo e conhece muita coisa que não tinha conhecimento até então e muitas pessoas - influentes e não influentes - , graças a Ludo. Duas dessas pessoas são Saverio (Paolo Calabresi) e Fiore (Giuseppe Maggio).

Spoiler alert: eles são donos de um bar, mas o bar é fachada para um negócio de acompanhantes de luxo e prostituição.


Não sabendo lidar com os problemas advindos da sua escolha em ser amiga de Ludovica, e depois de destruir a sua amizade com Camila e terminar a sua relação com Niccolò, Chiara envolve-se no negócio de Saverio e de Fiore, mas para sair, vai custar-lhe imensas coisas.

Série

Muito resumidamente, esta é a história por detrás de Baby. Passemos, agora, ao paralelismo que falei.


Para quem viu a série Elite:

- Ambas as séries decorrem no espaço de uma escola privada, onde os filhos de pais ricos frequentam a mesma e onde existem pessoas com "menos possibilidades" e que são "patinhos feios"
- Elenco maioritariamente jovem, com uma história a envolver sexo, drogas, má-educação e rebeldia durante a temporada toda.
- Tal como em Elite, Baby tem uma morte que vai mudar a história da série.
- Alguns personagens vivem vidas duplas - vemos isso em ambas as séries.
- Em Baby, tal como em Elite, um dos personagens - Fabio - é gay não assumido, por uma questão de homofobia por parte do pai, director da escola.

Série

Para quem não viu a série Elite:

- Vai encontrar uma linguagem bem jovem e típica desta faixa etária. Vai identificar-se com alguns dilemas e histórias presentes em Baby: um amor não correspondido, pessoas a desencaminharem alunos mais "certinhos", drogas, tentativa de emancipação, entre outros.
- É uma série italiana (nunca vi uma), o que obriga a uma pessoa a estar atenta ao ecrã para poder acompanhar tudo pelas legendas (eu, pelo menos, não falo italiano, pelo que precisei de fazer isso). Uma realização diferente, uma abordagem diferente na direcção, mas bastante interessante.
- Uma série curta - com seis episódios - mas bastante intensa, em que uma pessoa quase se apaixona pela inocência de Chiara e sente compaixão pela rejeição que Ludovica sofre de toda a gente, incluindo do seu próprio pai e da sua irmã.

Baby é uma série Netflix, já disponível desde finais de Dezembro (penso eu) por isso, para quem tem Netflix, é uma série que podem colocar em lista de espera. Isto se não tiverem visto Elite, pois, caso contrário, poderão saturar a meio, pois vão encontrar histórias muito iguais.

Quem aí já viu ou está a ver esta série?

12 comentários:

  1. Só ainda não tive interesse em ver a Elite por ser uma serie espanhola..
    Porque parece ser uma serie como 13 reasons why, e este também.
    Uma serie que comecei a ver e a gostar é: The truth about Harry Quebert Affair (é uma historia veridica), a Vânia falou no blogue dela: https://thevelement.home.blog/2019/01/14/the-truth-about-the-harry-quebert-affair/
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca vi o 13 Reasons Why e toda a gente fala bem dela, mas não, não me "puxou" ainda a ver. Essa última nunca ouvi falar, mas vou investigar!

      Eliminar
  2. Já vi Elite mas Baby ainda não... Parece-me bem para ver em breve :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais achar muita coisa igual e considerar Baby uma cópia de Elite. Eu comecei a ver porque nunca vi uma série italiana e estava curioso em saber como era em termos de produção e realização.

      Eliminar
  3. Eu vi o primeiro episódio, mas achei a série só 'morninha' e acabei por desistir. Acho que a premissa em si é muito interessante, mas achei tudo um bocado descabido. Por acaso, adorei o Elite. Acho que dentro do género, é uma série mais corrida, mais bem construída e sinceramente, acho que até as personagens são mais cativantes.

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é uma grande série nem aquela que te deixa ansiosa pela segunda temporada. E depois de ler Elite - que também adorei - esta fica muito atrás.

      Eliminar
  4. Tenho Elite em espera, mas também fiquei curiosa com esta, sobretudo, por ser uma série italiana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor que te posso aconselhar é ver esta primeiro porque senão vais desmotivar e perder o interesse nesta ;)

      Eliminar
  5. Respostas
    1. O enredo não é novidade no mundo das séries. Vi apenas por curiosidade e porque eram apenas 6 episódios. Deu para ver num instante.

      Eliminar
  6. Eu já vi baby! Adorei adorei!
    Elite ainda não vi mas quero ver!
    Comecei a seguir o teu blog :)

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando vires Elite vais encontrar algumas parecenças, mas acho que vais partilhar da minha opinião. Vais gostar mais de Elite, certamente!

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.