Elogio | Qual O Seu Poder? Damos-lhe Valor?

O elogio é algo que sabe sempre bem ouvir, mas, por vezes, é esquecido.

Elogio

Um elogio é como e fosse uma mensagem que enviamos a alguém quando queremos enaltecer as qualidades ou as atitudes dessa mesma pessoa. No entanto, e recentemente, pelo menos na minha opinião, acho que as pessoas não sabem elogiar, nem sabem dar valor ao elogio que recebem.

Confusos?


Não fiquem. Eu passo a explicar. Hoje em dia, parece que a nossa sociedade vive em constante competição entre si. Vemos pessoas que parece que não conseguem ficar contentes com o sucesso dos outros. Vemos pessoas que querem ficar com "os louros" só para si e pensam que todo o sucesso que existe no Mundo tem de ser dirigido apenas a eles.

Se vemos alguém que tem mais sucesso que nós, parece que não nos conseguimos sentir bem, nem feliz por essa pessoa. A atitude que vemos, esta falta de capacidade em elogiar alguém, aparece muitas vezes com sentimentos de inveja.

Elogio

É comum ouvirmos pessoas a desdenhar o sucesso de outras. É comum (infelizmente) ouvir as pessoas falar mal das pessoas e questionar os meios que utilizou para alcançar os seus fins. É muito comum dizer que essa pessoa só teve sucesso porque "tem cunha" ou "passou por cima de alguém".

Até que ponto é que isto é correcto?


Até nenhum ponto! Não digo que devemos prestar vassalagem a toda a gente, mas se essa pessoa nos diz alguma coisa, ou seja, se tem algum significado para nós, qual é o mal e o que é que custa elogiar e parabenizar essa pessoa por aquilo que alcançou?

Será que nos vamos sentir diminuídos por causa disso?


Não faz sentido! Se um amigo nosso alcança algo para o qual lutou para conseguir, porque não elogiar? Porque não dizer "Parabéns! Ainda bem que conseguiste. És trabalhador, por isso mereces!"?

Porque parece que vivemos num mundo recheado de inveja. E aqui voltamos ao mesmo: parece que andamos em competição uns com os outros e já não nos lembramos do que um elogio pode fazer a outra pessoa.

Elogio

Não defendo que devemos elogiar toda a gente "a torto e a direito". Nada disso! Apenas devíamos investir um pouco mais neste gesto, que não nos custa nada, e só faz uma pessoa feliz. Para além disso, é um gesto que "obedece" à "Lei da reciprocidade", ou seja, ao elogiar e transmitir boas energias, estamos a fazer com que as mesmas cheguem a nós mais cedo ou mais tarde. Elogiar para ser elogiado. Não é difícil. Basta querermos.

Do que nos adianta assumir esta postura de invejosos e, secretamente, desejarmos o pior às pessoas que nos rodeiam? Isso faz de nós melhores pessoas? Não. Isso ajuda-nos em alguma coisa? Não. Apenas serve para nos afastarmos e para, aos poucos, ficarmos sem pessoas do nosso lado, porque não vão gostar de estar acompanhadas por alguém que não é capaz de proferir um elogio e ficar felizes por elas.

Estou certo ou estou errado?


Acho que devemos colocar a mão na consciência e pensar que atitudes devemos adoptar. Que atitudes serão positivas para nós e para as demais pessoas. Ver as vantagens que dizer um elogio a alguém nos possa trazer. Pensar na felicidade que podemos estar a dar a uma outra pessoa que nos é próxima.

Eu quando acho necessário elogiar alguém faço-o sem problemas. Sou o primeiro a ficar contente com as vitórias das pessoas que me dizem algo. Sou a primeira pessoa a elogiar o seu trabalho, a sua postura e persistência até ter alcançado aquilo a que se propôs. 

Para quê invejar? Para quê armar-me em parvo e assumir uma postura negativa perante tal acontecimento? Vai trazer-me alguma vantagem? Não me parece. Ou bem que essa pessoa nos significa algo, e ficamos contentes por ela, ou então nem vale a pena ter algum tipo de relação com ela.

Qual o mal de elogiar? Custa muito dar um elogio a alguém? E tu? Já elogiaste alguém hoje?

6 comentários:

  1. Eu acho que nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo e, sinceramente, acho que se muitas vezes não ficamos contentes com o sucesso do próximo é porque tendemos a comparar o sucesso de x com o nosso. Acho que isto é daquelas temáticas que não dão para generalizar. A mim não me custa nada elogiar, mas também só elogio pessoas que sinto que merecem o elogio.

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Nós, acima de tudo, devemos ser os impulsionadores da mudança. Mas há certas pessoas que não conseguem lidar bem com o sucesso de quem lhes é próximo. Se pensares bem, concordarás comigo de certa forma. Olha o exemplo aqui da blogosfera. Claro que não dá para generalizar, mas aqui em Portugal são raros os bloggers que partilham o seu sucesso com os demais ou fica verdadeiramente contente com o sucesso que outros (que seguem) consigam alcançar. Há muita falta de partilha e de união, coisa que nos outros países não acontece. O pessoal junta-se para se ajudar mutuamente.

      Eliminar
  2. Já há muito tempo que cheguei à conclusão de que é quando estamos bem que sabemos quem são os nossos verdadeiros amigos... porque ser amigo de alguém que está mal é fácil, agora de alguém que está bem, quiçá até melhor que nós, isso é que é difícil =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costuma-se dizer que conhecemos os nossos amigos na saúde e na prisão. Aqui é mais ou menos o mesmo ;) Já sofri algumas desilusões com "amigos" que não conseguiam lidar com metas que eu alcançava. Aprendi e continuo a aprender muita coisa na minha vida.

      Eliminar
  3. Ainda hoje me aconteceu uma situação semelhante, de pura inveja. Acho que falta muito amor às pessoas, sobretudo amor próprio e vergonha :P
    Beijinho* e vamos elogiar pela positiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A isso chama-se não ter noção da realidade e não ter mais nada para fazer na vida. Se tivessem. não se incomodavam a importunar as outras pessoas que trabalham!

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.