Florença | O Que Visitar? Dicas e Sugestões! - Parte I

Mais uma estreia aqui no blogue: venho falar-vos da minha viagem a Florença, decorrida no mês passado.

Florença

De forma a evitar um texto enorme, vou dividir esta temática em duas partes. Vou indicar e descrever um pouco os sítios onde fui, indicar-vos o hotel onde estive e dar-vos algumas dicas.

Contrariamente ao post anterior, neste caso, não vos perguntei se vocês queriam um texto sobre as minhas mini-férias em Florença. No entanto, e tendo em conta que Florença é um cidade LINDA, achei que merecia partilhar convosco algumas fotos que tirei!

Espero que vocês gostem tanto como eu gostei de lá estar.


Viagens

Reservei no início do ano as viagens de avião, pela TAP. Felizmente, não existiram atrasos "graves" (apenas num dos voos de regresso: Florença - Lisboa, em que o voo se atrasou mais de meia hora e eu estava a ver "a minha vida a andar para trás" e não conseguir apanhar o voo para o Porto).

Algo que fiquei contente foi existirem voos "directos" para Florença. Não ter de ir a Milão e depois voar novamente para Florença - vantagem número 1. No entanto, como sou do Porto, tive que fazer escala em Lisboa - coisa de uma hora - tanto na ida como no regresso. Nada demais.

Florença

Voos de ida calmos. Voos de regresso com alguma turbulência. Faz parte. Não me posso queixar muito relativamente aos voos, pois já apanhei bem piores (Frankfurt - Viena em 2010, e os voos inter-ilhas nos Açores em 2005 que assustam qualquer pessoa...).

Alojamento

Esqueçam hotéis no centro de Florença. São caros. Para além disso, muitas ruas do centro são pedonais e não é permitida a circulação de veículos, pelo que, o mais provável, é terem que andar com as malas a arrastar pelas ruas a pé. Algo que pode não agradar a toda a gente.

Florença

Fiquei alojado no Grand Adriatico Hotel (4 estrelas) perto da Igreja de Santa Maria Novella e da estação de comboios. Como cheguei até lá? Simples. À saída do aeroporto de Florença, podem apanhar facilmente um táxi e, por 23€, ele leva-vos para o vosso hotel (ou perto dele, caso estejam alojados no centro). Ou então podem apanhar o comboio e sair na estação. Não vos sei dizer o preço do bilhete de comboio, pois apanhei um táxi: 25 minutos e já estava no hotel.

Florença

O Grand Adriatico Hotel é um hotel que fica na zona limítrofe da cidade, mas que, fácil e rapidamente, se chega ao centro a pé (a melhor forma de vocês se deslocarem lá, acreditem em mim!). Um hotel com quartos bem agradáveis, com uma decoração muito bonita e acolhedora, staff prestável e um pequeno-almoço bom.

Só há um pequeno senão: a fachada. "Assusta" um pouco ao início, mas, depois de entrarem no hotel, esquecem-se rapidamente dela. Gostei bastante de estar alojado lá. Tem um restaurante que é partilhado com o Hotel Ópera (mesmo ao lado). Para a efeito, serviu perfeitamente! (vamos classificar o hotel com 4.5 em 5).

Florença

Eu estive lá 4 dias, mas não vos vou relatar dia-a-dia porque eu ia com uma lista de locais que queria visitar e tive que gerir o meu tempo com as filas que via. Prefiro fazer-vos uma lista dos locais que visitei e dizer quais as principais atracções.

Visitas

Quem vai a Florença, e não tem medo de alturas, quer subir à cúpula do Duomo de Florença. No entanto, há um senão: têm de ter visita com hora marcada, ou seja, têm de reservar a subida à cúpula, de acordo com a disponibilidade de horário apresentada. Caso contrário, terão que ir à Piazza del Duomo duas vezes (e, eventualmente, dois dias, tal como aconteceu comigo).

Florença

Assim, o primeiro local que vos aconselho a ir é ao Museo dell'Opera del Duomo. Aqui, poderão adquirir um bilhete bastante completo que, por 18€, vos permite visitar o Duomo, a Cripta do Duomo, o Batistério, o Campanário, subir à Cúpula do Duomo e ainda visitar o Museo. 

Eu só não visitei a Cripta mas adquiri este bilhete.


Para além disso, é no Museo que vocês podem comprar o bilhete e é onde vão marcar a visita à Cúpula. Então, comprem o bilhete aqui, deixem já marcado a visita à Cúpula e, dependendo da disponibilidade, organizam as vossas visitas.

Museo dell'Opera del Duomo

Este museu foi fundado quando construíram o Duomo, para manter a arte da catedral. A localização foi escolhida no século XV e foi no seu pátio que Michelangelo esculpiu o David (que poderão encontrar na Galleria dell'Accademia).

Florença

No primeiro piso podemos ver oito dos dez painéis de bronze originais da Porta Este do Batistério (sim, as portas que encontram no Batistério são réplicas. As originais encontram-se aqui, nomeadamente as "Portas do Paraíso"), da autoria de Lorenzo Ghiberti.

Florença

Florença

No piso térreo encontramos a Pietá de Michelangelo. Diz-se que ele a queria para o seu túmulo; a figura encapuzada de  Nicodemo é, muitas vezes, interpretada como um autorretrato. Os danos na perna e braço esquerdos de Cristo terão sido infligidos por Michelangelo, frustrado com a sua falta de perícia.

Florença

Artistas. Vamos alguma vez conseguir entende-los?


Aqui também encontramos os painéis originais do Campanário. Para além disso, também vemos os materiais e as ferramentas de construção (e um vídeo com a explicação do mesmo) utilizadas na cúpula (do Duomo) de Brunelleschi.

Florença

Florença

Duomo

Meus amigos, dependendo da altura do ano, podem apanhar uma fila grande ou muito grande. Eu, em Março, apenas esperei 45 minutos para entrar no Duomo. No Verão, podem chegar a horas! Mesmo com o bilhete comprado antecipadamente, têm de esperar na fila. À entrada terão de ser revistados (aliás, em todos as atracções da praça do Duomo), nomeadamente mochilas, carteiras e bolsas. Tudo é revistado.

Florença

E o que é que podem encontrar aqui?


A catedral de Santa Maria del Fiori, o Duomo de Florença, é um estrutura gótica erigida no local onde, no século VII, estava a Igreja de Santa Reparata, cujos vestígios podem ser vistos na Cripta. Foi construída no final do século XIII, embora a colossal cúpula só tenha sido acrescentada no século XV e a fachada concluída no século XIX. 

O exterior é um amálgama decorativa (bem bonita, acreditem) de mármore rosa, branco e verde, contrastando com o interior que é rígido e liso. O relógio sobre a entrada na parede oeste interior foi desenhado em 1443 por Paolo Uccello, alinhado pela ora italica, segundo a qual a 24ª hora do dia termina ao pôr do sol.

Florença

Florença

Campanário

Esta torre alta e com belas proporções, é uma das mais encantadoras de Itália e dá um toque calmo e gracioso ao movimentado complexo da catedral (vão encontrar muita gente na praça. Alerta carteiristas!). Esta torre eleva-se a 85 metros, foi iniciada em 1334 e concluída em 1359. 

Florença

O que podemos encontrar?


A superfície exterior está decorada com o mesmo mármore do Duomo. Em volta da base, há dois conjuntos de esculturas em relevo: a fileira inferior é em painéis hexagonais e a superior em losangos. Não são os originais. Estes estão expostos no Museo (referido mais acima), para evitar mais danos causados pelo ambiente.

Os relevos dos painéis hexagonais mostram a Criação do Homem, as Artes e as Indústrias. Na face norte ficam as cinco Artes Liberais (gramática, filosofia, música, aritmética e astrologia). A fileira superior de relevos ilustra os Sete Planetas, as Sete Virtudes e as Artes Liberais.

Florença

Podem subir ao cimo do Campanário mas, preparam-se, pois é uma subida de 414 degraus. Existem patamares intermédios onde podem parar para descansar um bocado e tirar fotos, mas as vistas lá de cima compensam todo o esforço. Conseguem uma vista incrível da cidade de Florença.

Cúpula

Preparem-se para mais uma aulinha de GAP jeitosa, pois a subida é grande. Terão fila de espera, mas apenas as pessoas que têm hora marcada é que estão lá. Quer dizer, podem estar na fila sem hora marcada, mas arriscam-se a ficar lá horas à espera de uma vaga. Não recomendo.

Florença

Construída por Filippo Bruneslleschi que, em 1418 ganhou o concurso pela encomenda da obra, a cúpula foi feita sem andaimes (medo!). A melhor forma de apreciar a cúpula é subindo os 463 degraus (claustrofóbicos). O caminho passa pelo interior, onde podemos ver os frescos (lindos!) vilipendiados de Vasari do "Juízo Final" e ruma à clarabóia, que tem uma vista fantástica sobre toda a cidade de Florença.

Florença

A subida custa - que custa - mas vale bem a pena. Aconselho vivamente toda a gente a ir lá em cima. A menos que tenham alguma condição física que vos limite imenso!.

Batistério

Aqui as filas são bem mais pequenas. Eu não apanhei fila para entrar, mas, por norma, 10 minutos e estão lá dentro. Como devem imaginar, o Batistério é um local relativamente pequeno e não consegue albergar imensas pessoas de cada vez.

Este é, talvez, o edifício mais adorado de Florença. Referido por Dante como o seu "bel San Giovanni", é um edifício dedicado a São João Batista, o santo padroeiro da cidade. Para além disso, é um dos edifícios mais antigos de Florença.

Florença

Durante muitos séculos foi o local onde os florentinos se baptizaram e é visível o local onde esteve a fonte até esta ter sido removida em 1576. Todo o interior está coberto com um padrão de mármore branco e verde. No tecto, mosaicos incrustados (bem bonitos) e sobre o altar há desenhos da Virgem e de São João; o desenho principal mostra o Juízo Final com o pecador a ser devorado por criaturas diabólicas, enquanto o virtuoso ascende ao Paraíso.

Quanto às portas, temos as Portas Sul, de Pisano, as Portas Norte e Este, de Ghilberti. As Portas Este, referidas como Portas do Paraíso (réplicas), estão divididas em 10 painéis que retratam cenas do Velho Testamento.

Galerias Uffizi

As mais famosas Galerias de Arte de Florença, sendo uma visita obrigatória e local de adoração para quem estuda Arte e quem admira Arte.

Florença

Hoje em dia, as pessoas aparecem para admirar a maior colecção de pinturas renascentistas do mundo. A colecção é exibida por ordem cronológica e por escola, começando pelos primeiros exemplos do Renascimento no século XIII e terminando com obras de Caravaggio, Rembrandt e Canaletto dos séculos XVII e XVIII.

Florença

Também podemos encontrar A Tribuna, um sala octagonal com um tecto em madrepérola. Ao centro, vemos a Vénus dos Médici, cujo rabo sensual lhe valeu a reputação de escultura mais sexy da antiguidade. Entre os retratos, consta o de Giovanni de Medici, de Bronzino, um rapaz sorridente com um pintassilgo na mão.

Florença

Principais atracções nas Galerias Uffizi que recomendo vivamente a ver:
- A Tribuna (na sala 18)
- Ognissanti Madonna (1310), de Giotto
- Nascimento de Vénus (1485) e Primavera (1480), de Boticelli - são dois quadros LINDÍSSIMOS e que, por norma, tem imensa gente a admira-los
- Federico da Montefeltro e Battista Sforza (1460), de Piero della Francesca
- A Anunciação (1472-75) e A Adoração dos Magos (1481) de Leonardo da VInci
- A Sagrada Família (1508), de Michelangelo (mais uma obra linda!)
- Vénus de Urbino (1538), do fantástico Tiziano
- Medusa (1595-98), de Caravaggio (um bocado assustador ao início, mas com imensa gente a tirar fotos!)

Florença

Florença

Reservem uma tarde da vossa visita para irem às Galerias. Não só porque podem ficar horas à espera (eu só fiquei 50 minutos, o que é muito bom!), como a visita demora, seguramente, duas horas. Começam a visita pelo segundo andar e depois percorrem os dois andares e apreciam. Vale a pena ver esta galeria. A menos que vocês não se interessem minimamente por arte. Nesse caso, Florença não é bem a vossa melhor opção. O bilhete custa 17€.

Florença

E acabo, por agora, este roteiro por Florença. Nesta publicação referi alguns dos locais mais importantes a visitar. Numa próxima publicação irei abordar mais alguns locais que poderão visitar e, eventualmente, alguns locais onde podem comer, se quiserem (deixem a vossa opinião nos comentários).

Quem aí gostou deste roteiro? Quem já visitou Florença?

4 comentários:

  1. Estou fascinada! É claro que adorei o roteiro e senti-me um bocadinho mais perto de Florença *-*
    Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente em saber isso: é sinal que a mensagem chegou e o propósito do post foi cumprido. Daqui a alguns minutos vais ver a segunda parte ;) Beijinhos

      Eliminar
  2. Quero muito ir a Florença e vou ter em conta todas as tuas dicas! Mil obrigadas!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O objectivo do texto era mesmo esse: dar dicas e algumas sugestões de visita. Espero que te seja útil um dia quando tiveres oportunidade de visitar Florença.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.