Pele | Qual A Razão Para Esfoliar? Que Benefícios?

Começamos o mês com um texto alusivo a cuidados de pele, mais propriamente à esfoliação.

Pele

Quantos de vocês esfoliam a pele? Quero saber!


A esfoliação é um passo bastante esquecido por muitas pessoas. No que a mim diz respeito, esfolio a pele do meu rosto duas vezes por semana e a do corpo uma vez por semana (deveria ser duas vezes por semana, mas confesso que sou um bocado preguiçoso! E tenho o esfoliante na banheira ehehe).

Muito resumidamente, o esfoliante realiza uma limpeza profunda através de partículas minúsculas que fazem uma leve abrasão na camada superficial da pele e, além de retirar a sujidade e a oleosidade acumuladas, vai estimular a renovação celular, tal como já foi referido aqui no blogue.

Quais os benefícios?

Tal como também já foi referido aqui no blogue, a esfoliação ajuda a manter a nossa pele mais jovem, pois estimula a renovação celular, melhorando a aparência de marcas e manchas, e conferindo à pele uma textura mais homogénea.

Por remover o excesso de sebo acumulado nos poros, a esfoliação também previne a formação de pontos brancos e espinhas, que não são mais do que poros entupidos, ou pequenos pontos infeccionados por bactérias, respectivamente. Este passo aumenta ainda a capacidade de absorção dos cuidados cosméticos que vamos colocar a seguir pela pele.

Como esfoliar a nossa pele?

E é aqui que surgem algumas dúvidas. O esfoliante deve ser aplicado com movimentos circulares sobre a pele humedecida e previamente limpa com um cuidado adaptado. Depois de aplicar o esfoliante, há que o deixar na pele por alguns minutos (2 a 5, por norma) para que os princípios activos possa actuar e, em seguida, há que enxaguar abundantemente.

Falando no rosto, o que é que um esfoliante facial deverá ter na sua composição?

O produto ideal deve conter partículas de tamanho pequeno ou médio para promover a renovação celular e remoção das células mortas e sebo presente nos orifícios dos nossos poros. Para além disso, deverá ser na forma de creme ou sabonete e possuir ingredientes calmantes, anti-inflamatórios, hidratantes e antissépticos para promover um higienização sem agredir o tecido cutâneo.

Pele

Que é que devemos fazer depois de esfoliar a pele?

A hidratação é essencial! Porquê? Ao realizar o processo ocorre perda da integridade da barreira cutânea, o que pode causar sensibilidade, irritação e efeito rebound. Algo que devem ter em atenção é o seguinte: caso utilizem algum produto com ácidos na sua composição, o mesmo não deve ser utilizado no dia da esfoliação para que não ocorra irritação da pele.

Falemos de esfoliantes para o corpo...

Os esfoliantes devem ter partículas maiores do que as utilizadas para o rosto. De preferência, devem ser incorporadas em sabonetes cremosos ou misturadas com óleos naturais para ter fácil aplicação e espalhabilidade. Assim, a esfoliação será o mais homogénea possível, resultando numa pele mais fina, mais lisa, regular e luminosa.

Pele

Ao esfoliar o corpo, é importante ter em atenção as áreas com mais sensibilidade, como o colo ou os seios, que não devem ser agredidos, e promover movimentos mais contínuos nos pés, mãos, joelhos e cotovelos, pois são áreas mais ricas em queratina (e quem quer uns cotovelos ou joelhos que parecem lixa?).

E agora: esfoliantes caseiros

Muitas são as receitas que vemos na internet e por "essa blogosfera fora". No entanto, o uso em excesso de receitas caseiras pode causar alergias e ressecar a pele, para além de existir o risco de alguns ingredientes deixarem a pele mais propensa à formação de manchas, na hora de nos expormos ao sol.

Assim, sal grosso e o açúcar cristalizado podem agredir a pele, pois as partículas esfoliantes são demasiado pontiagudas logo, são de evitar.

Quantas vezes devemos efectuar este passo?

Depende do tipo de pele. No caso de um rosto com uma pele oleosa, a pele necessita de ser esfoliada duas vezes por semana. Já uma normal ou seca pode ser esfoliada, no máximo, uma vez por semana

Isto porquê? Porque o excesso de esfoliação pode provocar irritação, vermelhidão e sensação de repuxar na área onde aplicamos o esfoliante, além de causar um efeito rebound nas peles mais oleosas, havendo produção de maior oleosidade.

Um dos mitos que se encontram na blogosfera...

Esfoliar a cara com Aspirina. Sim, leram bem! Há um mito a percorrer a blogosfera (agora já nem tanto, felizmente, mas algumas pessoas ainda o fazem ERRADAMENTE) que se pode esfoliar a cara com Aspirina.

Como? Simples! Partir uns quantos comprimidos de Aspirina, misturar com água até fazer uma pasta e esfoliar o rosto com isso. Quais as alegadas vantagens? Pele bem mais lisa e regular. Confesso que me assustei quando vi isto a primeira vez, principalmente no blogue de quem foi (que não vou revelar o nome, como já sabem).

Pele

Uma pequena explicação relativamente a isto:
1) A Aspirina é o medicamento que tem como fármaco o ácido acetilsalicílico. Existe um ingrediente na cosmética que é um beta-hidroxiácido com acção queratolítica (esfoliante) e antimicrobiana que se chama ácido salicílico que, como devem perceber, não é a mesma coisa.Não é a trituração de um comprimido que vai fazer com que esse grupo "acetil" desapareça. É preciso bem mais do que isso.

2) O ácido acetilsalicílico (Aspirina) NÃO TEM absorção a nível tópico, ou seja, NÃO É absorvida pela pele (ouvem-se suspiros de estupefacção de alguns perante esta frase - risos).

3) Aquilo que as pessoas alegam como "esfoliar a pele" é, nada mais nada menos, que os comprimidos triturados com extremidades pontiagudas que vos estão a "arranhar" e agredir imenso a vossa pele, ou seja, há uma "esfoliação" física demasiado agressiva para a vossa pele.

Conclusão: tenham juízo e nem tentem fazer isto, por favor! Cada vez que alguém diz que "ah e tal vou comprar Aspirina para esfoliar a pele" morre um golfinho! E eles são animais com imensa piada!

Posto isto, a esfoliação é um passo que deve ser efectuado por toda a gente, independentemente do tipo de pele que tem. Existem variadíssimas opções no mercado. Eu já falei aqui de duas no blogue e brevemente trazer-vos-ei uma review de um esfoliante de rosto que estou a utilizar neste momento!

Quem por aí tem, por hábito, esfoliar a pele? Rosto, corpo ou os dois?

9 comentários:

  1. Eu não consigo tomar banho sem me esfoliar. Não me sinto limpa se não o fizer. E cada vez mais tenho optado por esfoliantes mais "naturais". O meu preferido é um sabonete de pedra pomes! é um saboente com pó de pedra misturado. e é top! adoro mesmo!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Foi um passo que introduzi na minha rotina não há muito tempo. Tinha por hábito, volta e meia, fazê-lo nos lábios, mas no rosto não. Mas agora não dispenso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço duas vezes por semana no rosto porque a minha pele é oleosa e sinto que preciso disso para sentir a minha pele bem limpa. Antes utilizava um gel de limpeza diário com uma acção microesfoliante, mas a marca "decidiu" descontinua-lo, pelo que tenho investido mais em esfoliantes ;)

      Eliminar
  3. Entendo-te bem :D Só gostei de me ver com uma camisa às flores :p

    Eu não esfolio tanto quanto deveria... pelo menos o corpo!

    NEW TIPS POST | SKIN CARE BEFORE AND AFTER WORK OUT!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devias. Mesmo a nível de bronzeado fica bem mais uniforme. Vais ter que mudar de hábitos eheh só custa ao início :P

      Eliminar
  4. uuuh, sério?! mas isso brutal!!!
    também vou querer um creme desses ahaha :P

    NEW OUTFIT POST | FRIDAYS ARE OK. MONDAYS ARE NOT!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  5. Eu exfolio bastantes vezes mas a rotina de uma vez por semana já se foi há algum tempo. Agora essa da aspirina é que eu não estava à espera!

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu esfolio a cara duas vezes por semana. No corpo sou um pouco mais preguiçoso (erro meu). A da aspirina também não queria acreditar quando a li

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.