Pele | Já Ouviram Falar De “Malassezia“?

Um dos propósitos do blogue é dar-vos a conhecer e explicar certas doenças de pele.

Pele

Hoje não é excepção, pois vou falar-vos de Malassezia furfur. Já ouviram falar?


A doença provocada por este fungo (que habita naturalmente na nossa pele) chama-se Pitiríase Versicolor que consiste numa infecção dermatológica superficial. Caracteriza-se por alterações na pigmentação da pele, que pode apresentar várias cores (daí o nome versicolor), e atinge sobretudo adolescentes e jovens adultos. No entanto, não é uma doença contagiosa nem deixa qualquer tipo de marcas ou cicatrizes.

Quais os sinais e sintomas?

Manifesta-se através de manchas eritematosas hipopigmentadas (brancas ou mais claras do que o normal) e/ou hiperpigmentadas (mais escuras), sobretudo no tronco, pescoço, costas e braços. Também pode implicar descamação e prurido leve.

Existem factores de risco?

Sim, algumas condições favorecem o risco de desenvolvimento de pitiríase versicolor. A saber:
- Temperaturas elevadas;
- Humidade;
- Pele oleosa;
- Transpiração excessiva;
 - Sistema imunitário fraco.

Qual o diagnóstico?

É sempre necessária a observação clínica e exames micológicos para confirmar a presença do fungo. Algo que pode ajudar no diagnóstico é verificar a presença de manchas de cor amarelo-esverdeada sob luz ultravioleta - um sinal característico de pitiríase versicolor.

Pele

Existe tratamento?

Existem diferentes tipos de tratamento da pitiríase versicolor, consoante a extensão e localização das manchas. As taxas de cura são bastante elevadas, atingindo os 90%, embora possam ser necessários vários meses de tratamento e as recidivas sejam frequentes (e algumas pessoas abandonam o tratamento prematuramente devido a estes factores). Este tratamento inclui:

- Antifúngicos tópicos (em champôs - Nizoral, Tedol - pomadas ou cremes - Tedol)
- Antifúngicos por via oral. Devem ser tomados apenas sob prescrição médica e monitorização de um médico. São também uma opção quando o doente não adere ao tratamento tópico.

Como prevenir?

- Evitar a exposição ao sol e usar sempre protector solar (mesmo durante e/ou após o tratamento);
- Não utilizar produtos oleosos no corpo;
- Preferir roupas mais largas, de preferência em algodão, para diminuir a transpiração.

ATENÇÂO!

Contrariamente ao que muitas pessoas pensam, a pitiríase versicolor não se adquire em piscinas ou na praia!

Já conheciam esta doença de pele?

2 comentários:

  1. Confesso que nunca tinha ouvido falar desta doença, mas estarei mais atenta! Obrigada por mais uma partilha pertinente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas pessoas têm esta patologia, mas nunca perceberam o que era ou alguns sabiam e tinham tratamento mas não levaram o tratamento até ao fim. O mais importante aqui é que isto tem cura mas envolve paciência e muitos meses, algo que leva ao abandono da terapêutica. Obrigado pelo comentário e pelas palavras ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.