Viagem | Como Foi Viajar Sozinho? A Minha Experiência!

Durante a minha viagem, questionaram-me "Como foi viajar sozinho?".

Viagem

No instagram não dá para relatar "decentemente" logo, decidi escrever este texto para vos contar mais detalhadamente a minha experiência.

Para que saibam, foi a primeira vez que viajei sozinho. Era uma coisa que eu já queria fazer há alguns anos e este ano decidi aproveitar os feriados aqui no Porto (Corpo de Deus e São João) e procurei um local para passar uns dias sozinho, comigo, sem qualquer tipo de "dependência".

Inicialmente, a minha ideia era ir a Porto Santo. Já fui à ilha da Madeira três vezes (tinha uma amiga a viver lá) e nunca tinha ido a Porto Santo. Depois de procurar possíveis alojamentos e ter encontrado uma opção bem boa neste "campo" - tudo incluído com um preço apelativo - antes de marcar, decidi ver o preço dos voos.

E aí tudo mudou porque eram um bocado elevados.


Tive que pensar num plano B. O objectivo de ir a Porto Santo era descansar, relaxar, sem horários. Andei a procurar um local parecido em que pudesse cumprir o mesmo objectivo até que, em conversa com o meu Pai, ele sugeriu-me ir ao Luxemburgo: um país pequeno, com imensos portugueses e que, apesar de não ser uma viagem para relaxar, era uma viagem para conhecer um novo país algo que, na opinião dele, faria mais sentido.

Depois de pensar, decidi pesquisar preços de voos e alojamento e posso-vos dizer que encontrei boas oportunidades e não hesitei em marcar - viagem marcada. Não havia volta a dar.

O dia 20 de Junho chegou e lá fui eu naquela que iria ser a minha primeira viagem sozinho - a minha primeira experiência enquanto solo traveller.

E como foi, Ricardo?

Espectacular. Nunca pensei que fosse gostar tanto. Foi uma experiência bastante enriquecedora e que aconselho toda a gente a fazer isto pelo menos uma vez na vida. Eu já ia com um roteiro desenhado por mim e no primeiro dia vi os meus planos a "irem por água abaixo", porque os dois monumentos que eu tinha decidido ir visitar no primeiro dia (eu cheguei à hora de almoço, pelo que só iria ter a tarde para visitar) estavam fechados.

Tive que mudar os meus planos e redesenhar o roteiro, "amaldiçoando" o Palácio Ducal e a Catedral de Notre-Dame de Luxemburgo estarem fechados. Mas depois as coisas até correram bem. Na segunda-feira já deixei uma parte do roteiro aqui no blogue e ainda esta semana (espero eu) sairá a segunda parte. Já foram ler?

Quais as vantagens de viajar sozinho?

Uma grande vantagem é que não há horários, não há ninguém dependente de vocês, nem vocês estão dependentes de alguém. Não que não goste de viajar com companhia - que gosto e aprecio bastante - mas quis ter esta experiência para saber como era viajar sozinho. E para ter um ponto de comparação.

Numa viagem em que estão sozinhos, vocês fazem o vosso próprio roteiro, os vossos horários, acordam quando querem, deitam-se quando querem. Querem ir visitar 5 monumentos num dia, visitam. Querem ficar o dia todo num esplanada, ficam porque estão por vossa conta, sem dar satisfações a ninguém.

Viagem

Em termos de orçamento, também só se encontram dependentes do vosso. Não têm aquela preocupação de "Eu gostava de ir ali, mas é caro e as pessoas que estão comigo podem não ter disponibilidade para tal".

O mesmo se aplica em relação às refeições: se querem ir a um restaurante (do mais barato ao mais caro, não interessa para o caso) vão, se querem comer sandes o dia todo, comem. Ninguém vos incomoda nesse sentido.

Não te sentiste efectivamente sozinho ou "perdido"?

Confesso que no primeiro dia fiquei "perdido", pois os planos não estavam a correr como eu queria, mas foi fácil resolver a situação.

Relativamente ao me sentir ou não "sozinho", há que confessar também que tinha esse receio. Sendo eu uma pessoa que gosta de comunicar e falar com pessoas (razão pela qual fiz mais instastories durante a viagem e algumas delas a falar e interagir convosco), pensei que me fosse sentir sozinho, mas não. Dei-me bem sozinho. Fez-me bem. Deu para apreciar a viagem ao meu ritmo, à minha maneira. Para além disso, o centro tem imensa gente, pelo que sozinho, não estava xD

Muitas pessoas a falar português, não?

Sim. Imensas. Saí do avião e o segurança do aeroporto era português. O motorista do táxi (aeroporto - hotel) era português. As funcionárias do hotel que estavam na sala do pequeno-almoço eram portuguesas. No Grund encontrei uma cafetaria bem gira e era portuguesa, com donos e funcionários portugueses. E em Bonnevoie nem imaginam - aquela zona do país é uma "realidade paralela" do Luxemburgo, porque parece que entramos em Portugal. Ouve-se falar português em todo o lado.

Se tivesses que escolher: viajar sozinho ou acompanhado?

Pergunta um tanto ao quanto "tramada". Esta foi a primeira vez que fiz algo do género. E gostei imenso. Fiquei com vontade de repetir para o ano (se calhar, quem sabe...). No entanto, viajar com pessoas é completamente diferente. Temos companhia. Temos alguém com quem falar, com quem partilhar momentos e experiências. Acho que depende do sítio. Se for aqui na Europa, sou gajo de fazer mais viagens sozinho, desde que tenha possibilidade para tal (económicas, percebem o que eu quero dizer? xD).

Fora do continente europeu, se calhar não arriscava. Aí teria de ser com companhia. Parecendo que não, é outra segurança, não é verdade? Eu pelo menos penso assim.

E assim foi a minha experiência. Claro está que verbalmente é mais fácil de me expressar que em palavras (eu sou assim) mas acho que consegui transmitir-vos aquilo que queria transmitir - como é viajar sozinho e as vantagens do mesmo, na minha opinião.

Quem aí já fez uma viagem sozinho? Quem ficou com vontade de fazer?

6 comentários:

  1. Por acaso não sei quem é, mas entendo-te bem em relação ao cortar regularmente :P

    Ainda não tive essa capacidade / vontade de viajar sozinho, mas deve ser uma experiência bem enriquecedora!

    NEW FASHION POST | HOW TO USE BRALETTE!! :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que pesquisar para ver quem é. Acho que já trabalhou com o Pedro Crispim, inclusive. Acho que não é uma questão de capacidade, mas sim vontade e haver aquele "clique" de te quereres aventurar. É, de facto, uma experiência bem enriquecedora ;)

      Eliminar
  2. Nunca fiz uma viagem sozinha. Ainda só andei por Portugal, mas sempre fui acompanhada. É algo que gostava de fazer, até aconselham para experimentar. No entanto, acredito que sejam experiências completamente diferentes. Mas ambas muito enriquecedoras como deu para ler :)

    Blog: https://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.com/
    Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCFSxFwBUO4vK64lhrW2reyw

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo em Portugal também se pode viajar sozinho. Esta foi a minha primeira vez, mas gostei bastante da experiência. Parecendo que não, abre-te horizontes e coloca-te a pensar de outra forma relativamente às coisas. Eu, pelo menos, depois da minha experiência, aconselho toda a gente a fazer isso uma vez na vida, nem que seja pelo nosso país. Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Eliminar
  3. Parte de mim, adorava fazer uma viagem sozinha. A outra parte, nem tanto :p
    Acho que é uma experiência absolutamente enriquecedora, porque tens a oportunidade de te dedicar a ti, ao mesmo tempo que te vais conhecendo melhor.
    Obrigada por esta partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que eu andei anos com esse "dilema". Uma parte dizia "vai" a outra dizia "deixa-te estar", mas este ano decidi arriscar e ainda bem, pois é, de facto, uma experiência bem enriquecedora. Não fui com o objectivo de me conhecer melhor, mas acaba-se por saber se temos capacidade de adaptação e "desenrasque" ou não ;) ihih

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.