S. Petersburgo | Como Foi A Visita? Descobre!

Depois de vos falar de Moscovo, hoje venho dar-vos a conhecer S. Petersburgo.

Petersburgo

Existirá alguma diferença?


Assim "de repente", posso-vos dizer que S. Petersburgo é uma cidade bem mais pequena que Moscovo (isto vocês já tinham concluído, certo?). Para além disso, é mais acolhedora, mais bonita em termos arquitectónicos (se é que é possível) e com uma população mais empática (dentro do possível, claro está).

Mas vamos ao que interessa e, seguidamente, deixo-vos alguns sítios que podem e devem visitar caso algum dia a vossa viagem de férias seja nesta cidade russa.

Avenida Nevsky

Esta Avenida é uma "rua" muito singular, cheia de história. Tal como o rio Neva, com os seus afluentes e braços, a Avenida Nevsky, com as ruas e praças adjacentes, forma o seu próprio conjunto. É uma avenida com imensas lojas e cafés de ambos os lados e, mais ou menos a meio, tem o Centro Comercial mais antigo de S. Petersburgo, onde eu "decidi" fazer soar os alarmes da entrada, pois a bolsa que comprei para a minha máquina fotográfica ainda tinha o alarme da mesma. Muito bem FNAC, muito bem!! #VergonhaAlheiaPorCausaDaFNAC

Catedral de Kazan

É um templo ortodoxo e é um dos raros exemplos do estilo Imperial trabalhados na Rússia Imperial. Foi construída na Avenida Nevsky entre 1801 e 1811, para que servisse de abrigo à imagem de Nossa Senhora de Kazan. Após as Guerras Napoleónicas tornou-se um memorial militar para celebrar a vitória russa. Em 1932, já após a Revolução Socialista que definiu a Rússia como Estado ateu, a Catedral tornou-se um museu das religiões.

Petersburgo

Praça do Hermitage com coluna de Alexandre

A Praça do Hermitage (Praça do Palácio) está localizada no coração de S. Petersburgo. Foi palco de famosos eventos históricos, como o Domingo Sangrento, de 1905, e a Revolução de Outubro, de 1917. O edifício mais antigo e célebre desta Praça é o Palácio de Inverno dos czares russos, de estilo barroco branco e azul, que dá nome à praça. 

O lado oposto da praça (sul) foi desenhado em forma de arco pelo arquitecto George von Velten no século XVIII. Os planos deste só se levaram a cabo meio século depois, quando Alexandre I da Rússia imaginou a praça como enorme monumento à vitória russa contra Napoleão. Esta construção em forma de arco e estilo imperial conta no centro com um arco triunfal duplo coroado com uma quadriga romana.

No meio da Praça podemos ver a Coluna de Alexandre (1830-1834), desenhada por Auguste de Montferrand. Esta coluna de granito vermelho (a mais alta do seu tipo no Mundo) tem 47.5 metros de altura e pesa cerca de 600 toneladas.

Petersburgo

Na parte oriental da Praça vemos o Quartel General do Corpo de Guardas. O lado ocidental é aberto para a Praça do Almirantado, pelo que a Praça do Palácio é parte vital de um grande conjunto de praças de S. Petersburgo.

Museu Hermitage

Considerado um dos melhores museus do Mundo, o Museu Hermitage é a metáfora perfeita da guinada que o czar Pedro, o Grande, pretendeu conferir à Rússia. Uma mudança visando o Ocidente, os seus costumes, cultura e artes.

Petersburgo
Hermitage ao fundo

O imenso complexo composto por seis palácios e pavilhões junto do rio Neva, compreende museus. teatros e escritórios governamentais. Fundando em 1764 por Catarina, a Grande, hoje ocupa parte dos aposentos do czares, como o Palácio de Inverno. A rica colecção original composta por pinturas de Rembrandt, Hals, Veronese e Van Dyck, entre outros, foi expandida ao longo dos séculos.

Da queda dos czares ao comunismo, passando pela nova economia, o Hermitage ganhou a reputação de ser o grande museu russo e um dos poucos que podemos chamar de imperdíveis no mundo. Prova disso foi a aquisição de pinturas de mestres impressionistas e modernistas como Cézanne, Renoir, Picasso e Matisse.

Petersburgo

Eu fiquei MARAVILHADO com o Hermitage. Adorei visitar este Museu. E andei quase sempre a olhar para cima para os tectos, pois são das coisas mais bonitas que eu já vi em toda a minha vida. São indescritíveis. Só visto pessoalmente é que vocês conseguirão compreender o que eu quero dizer!

PEQUENA NOTA:
Carteiristas! Existem carteiristas à entrada do Hermitage, dentro do Hermitage nas atracções principais, à saída do Hermitage, no bengaleiro do Museu, enfim, em todo o lado e há uma forma de os conseguirmos detectar (algumas dicas, vá). Como?
- Normalmente andam de boné e de casaco pendurado no braço (para esconder tudo aquilo que conseguem roubar)
- Andam em "contra-corrente", ou seja, se as pessoas andam num sentido, eles andam em sentido oposto
- Dão empurrões: aquela "velha" técnica de com um empurrão consegue-se roubar uma carteira ou telemóveis
- Costumam "colar-se" a grupos, pelo que é preciso muito cuidado caso entremos no Hermitage com uma guia porque provavelmente eles vão andar atrás de vocês.

Como evitar?
Andar com as mochilas ou sacos para a frente e de preferência com o fecho fechado para dentro. Se, normalmente, a vossa bolsa ou mochila fecha para fora, metam-na ao contrário. Só vos ajuda e minimiza a probabilidade de vocês terem algum episódio menos agradável.

Fortaleza de Pedro e Paulo (Catedral com túmulos da família Romanov)

Foi esta fortificação que deu origem à actual cidade. A sua construção foi feita por ordem de Pedro, o Grande, com o intuito de defender esta região dos ataques das tropas suecas, que dominavam o mar Báltico durante a Grande Guerra do Norte (1700-1721).

Petersburgo

Durante muitos anos, as suas instalações foram utilizadas como prisão política. No centro desta Fortaleza podemos encontrar a Catedral de São Pedro e São Paulo, um templo que tem sido o local de sepultamento dos imperadores russos desde o tempo de Pedro, o Grande. Em 1998, os restos mortais do último imperador russo - Nicolau II - e a sua família foram enterrados na Catedral.

Petersburgo

MAIS UMA NOTA:
Carteiristas! Mal entrei na zona da Fortaleza, dei "de caras" com dois carteiristas que, muito atrapalhados pela minha guia local os ter denunciado, fizeram o favor de se afastar para não haver problemas. Portanto, muito cuidado e os truques que referi mais acima podem aplicar aqui.

Palácio de Catarina

É só um dos Palácios mais lindos que vi em toda a minha vida e durante a minha estadia na Rússia. Era o Palácio de Verão de Catarina I e fica na cidade de Pushkin, a 30 km de São Petersburgo. Construído na Aldeia Real, o Palácio foi doado a Catarina I, esposa de Pedro, o Grande, em 1710.

Petersburgo

A partir de 1730, a Imperatriz Ana fez a expansão do Palácio de Catarina e transformou a sua arquitectura, dando ênfase aos detalhes rococós. O Palácio foi totalmente refeito e ganhou ainda mais glamour e beleza.

Isabel I, filha de Pedro I, o Grande, reinou de 1741 a 1761 e foi quem revolucionou a Aldeia Real, transformando-a numa maravilha da arquitectura russa (como podem ver pelas imagens). A decorar a parte interna e externa do Palácio, encontramos 100 quilos de ouro que revestem também as esculturas e estátuas incorporadas no edifício. Em frente ao Palácio existe um belo jardim, inspirado nos palácios europeus, com lagos e pequenos pavilhões que são reflectidos em espelhos de água.

Petersburgo

Dentro do Palácio, temos a linda Sala de Âmbar, onde é expressamente proibido fotografar e filmar e é onde vemos paredes cobertas de pedras de âmbar, algo que é muito valioso na Rússia (e caro, acreditem). Apesar de existirem fotografias na internet desta Sala, ao vivo consegue ser ainda mais bonita. Vão por mim.

Petersburgo
Foto tirada da internet

NOTA:
Aqui não há carteiristas (risos). No entanto, faz parte das regras do Palácio não ir com casacos para dentro, nem com mochilas e à entrada recebemos umas protecções para colocar nos sapatos, a fim de não danificar nada no Palácio e de o mantermos o mais conservado possível.

Palácio de Petrodvorets (Peterhof)

Eu coloquei fotos do Peterhof no meu instagram e tive um bom "retorno" (vamos chamar assim). Peterhof é um conjunto de palácios e jardins, distribuídos sob as ordens de Pedro, O Grande, e por vezes chamado de "Versailles russo". Assim como todo o Centro Histórico de S. Petersburgo, Peterhof faz parte do Património Mundial da UNESCO:

Petersburgo

Conhecida por ter servido de habitação ao fundador da cidade - Pedro, O Grande - foi erguida entre os anos de 1714 e 1825. A maior e mais bonita fonte de todo o parque - A Grande Cascata - prolonga-se por um grande canal, o Canal do Mar, até ao Mar Báltico. Ao longo dos vários hectares de parque, o Peterhof tem mais de cento e vinte fontes, todas elas de grande beleza e imponência.

Só visto! Eu fiquei fascinado com este local

Catedral de Santo Isaac

Esta Catedral é a maior e mais sumptuosa catedral ortodoxa de S. Petersburgo. Dedicada a Pedro, o Grande, foi construída entre 1818 e 1858 em estilo predominantemente neoclássico, com inserção de adornos bizantinos. Deste 1931 é um museu. Há a possibilidade de se subir até à base da cúpula. Eu não tive tempo para tal, mas acredito que seja verdadeiramente magnífica a vista lá de cima.

Petersburgo

Catedral do Salvador do Sangue Derramado

A Catedral mais colorida e conhecida de S. Petersburgo. Durante a minha visita, a cúpula mais alta encontrava-se em restauração, pelo que as fotos não ficaram "100% bonitinhas" xD

Petersburgo

É uma igreja ortodoxa russa e foi construída no local onde Alexandre II foi assassinado. Durante a Segunda Guerra Mundial, uma bomba atingiu a cúpula mais alta da Igreja. A bomba não explodiu e permaneceu encerrada na cúpula durante 19 anos. Somente quando os trabalhadores subiram à cúpula para reparar as goteiras, a bomba foi encontrada e retirada. Foi nessa altura que se decidiu começar o restauro da Catedral. Após 27 anos de obras de restauro, foi inaugurada como museu estatal, onde é possível conhecer a história do assassinato de Alexandre II.

Petersburgo

Que outros sítios podem visitar?

- Igreja da Ressurreição de Cristo
- Café-livraria Singer: um sítio agradável para se visitar e passar algum tempo.

E termino aqui os textos da minha experiência e férias na Rússia. Espero que tenham gostado destes textos e, caso tenham alguma questão, é só enviar mensagem ou deixar nos comentários.

Gostaram mais da "visita" a S. Petersburgo ou Moscovo?

6 comentários:

  1. Se fiquei encantada? Sim ou claro? Confesso que, durante bastante tempo, a Rússia não esteve no meu destino de sonho, mas quando comecei a descobrir mais sobre determinadas paragens foi difícil não ficar com o bichinho de conhecer pessoalmente.
    Não consigo dizer qual gostei mais, porque tanto Moscovo como S. Petersburgo estão na minha lista :)
    Obrigada, uma vez mais, por me aguçares a vontade de ir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisas de agradecer ;) Eu também não tinha Rússia como "destino de eleição", mas gostei bastante das duas cidades que visitei. Gostei mais desta parte de S. Petersburgo, talvez pela maior proximidade das coisas e empatia das pessoas. Mas, no final, gostei bastante e vou ficar com esta viagem na memória. Assim como todas as outras.

      Eliminar
  2. Fiquei Curiosa por conhecer S.Petersburgo :)

    Beijinhos :*

    omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca pensei gostar tanto. Rússia nunca foi das minhas primeiras grandes vontades em termos de viagens, mas gostei bastante e recomendo!

      Eliminar
  3. Fiquei tão encantada com esta publicação, como amante de viagens que sou :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras :) tem um outro texto sobre Moscovo se quiseres ler e explorar (também tenho textos de Luxemburgo e Florença. Se quiseres, é só clicar no heading "Viagens" e tens lá tudo ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.