Acne | Vamos Falar Desta Doença De Pele?

E chegamos àquela altura em que se verifica o maior número de casos de...? Isso mesmo: Acne!

Acne

Vamos conhecer um pouco sobre a acne?


A acne é uma patologia cutânea que afecta um grande número de pessoas e que, por vezes, pode ter implicações na nossa auto-estima, tendo em conta o aspecto de algumas das lesões e marcas que esta condição nos deixa. Estamos a falar de um transtorno cutâneo que afecta cerca de 85% dos adolescentes e que alguns mantêm esse problema ao longo da sua vida adulta.

Muito resumidamente, é caracterizada por uma hiperactividade das glândulas sebáceas, o que leva a um estado de hiperseborreia, hiperqueratinização da epiderme (camada mais superficial da nossa pele), levando ao seu espessamento; proliferação bacteriana, maioritariamente Propionibacterium acnes que, por sua vez, poderá levar ao desencadeamento de um processo inflamatório. Como podem ver, são quatro os factores que caracterizam uma acne.

Acne

Esta patologia apresenta as suas lesões mais a nível do rosto, mas também podem estar localizadas no peito e nas costas, sendo os casos mais graves no sexo masculino (devido a um maior teor de testosterona que se encontra intimamente ligada à maior actividade das glândulas sebáceas).

Tal como já falei neste texto, a acne tem um forte impacto psicossocial: diminui a auto-estima das pessoas, levando ao seu isolamento, uma vez que não gostam de não estarem no seu melhor estado e não quererem mostrar as suas lesões. Quem é que gosta?

Atenção que isto não é regra fixa! Há pessoas que conseguem lidar bem com as lesões e marcas do acne!

Porque é que a acne surge?

As alterações do sistema hormonal, e dependendo da sensibilidade do organismo de cada um, levam ao aparecimento da acne, daí ser mais frequente verificar casos de acne em jovens adolescentes (durante a puberdade) ou, em menor escala, em certos momentos da menstruação da mulher. No entanto, parece haver uma tendência genética que é influenciada por factores hormonais, ambientais, cosméticos e emocionais.

Como se manifesta?

Sob vários tipos de lesões. São elas:
- Pústulas / Espinhas - lesões de acne que contêm pus e são vermelhas na base
- Máculas - manchas na cor da pele
- Cistos inflamados - grandes, inflamadas e com pus no seu interior
- Cravos brancos e/ou pretos - apenas cravos. Não contêm lesão inflamatória

Já conhecem o meu serviço de Consultoria em Dermocosmética? Sabe mais!


Existem vários tipo de acne?

Sim! Existem vários tipos de acne, havendo diferentes razões para cada uma delas aparecer. Para além da acne propriamente dita, poderão existir situações em que, apesar das pessoas não se encontrarem na "idade" de desenvolverem este problema, apresentam sintomatologia da mesma.

Acne

Quais as situações?

- Acne cosmética: devido ao mau uso de cuidados cosméticos ou produtos demasiado oclusivos, não permitindo uma correcta respiração por parte da pele;
- Acne gravítica: variações hormonais durante a gravidez;
- Acne pré-natal: casos muito raros de acne em que o bebé possui lesões de acne, mas normalmente desaparecem ao fim de pouco tempo;
- Entre outros.

Há forma de o "combater"?

Os tratamentos podem variar entre cuidados de limpeza e hidratação da pele (acne ligeira) a tratamentos com antibióticos e anti-inflamatórios. Neste último caso, o tratamento é SEMPRE indicado por um médico dermatologista.

Uma coisa que convém ter em atenção é que estes tratamentos são demorados e não tratam o problema "da noite para o dia". Podem durar anos, dependendo do caso de acne que uma pessoa possa apresentar e de como a pele está a reagir aos tratamentos. Assim, os tratamentos são os seguintes:

Acne

Acne Ligeira

Limpeza com produtos específicos para uma pele oleosa com tendência acneica, desde que não sejam demasiado deslipidantes, ou seja, que limpem sem remover em demasia o sebo da nossa pele. Caso contrário, a pele encara a limpeza como uma agressão e as glândulas sebáceas irão produzir uma maior quantidade de sebo - o chamado efeito rebound.

Para além disso, poderão ser utilizados produtos hidratantes, mas com uma componente matificante, para reduzir o brilho e absorver o excesso de oleosidade da pele.

Acne Moderada a Severa

O tratamento é sempre indicado por um médico dermatologista, mas sucintamente, passa pela utilização de cremes e/ou pomadas com antibiótico, bem como anti-inflamatórios ou retinóides. Nestes casos, e uma vez que estes produtos podem provocar secura da pele, é importante utilizar um creme hidratante "compensador", para repor a componente lipídica da pele que é removida durante o tratamento. E ainda um bálsamo labial e um colírio hidratante, devido à também secura das mucosas oral e ocular.

Mas, independentemente do tipo de acne que uma pessoa possa apresentar, um cuidado muito importante, e que eu já falei aqui muitas vezes,  e também IMPRESCINDÍVEL, é o uso de protector solar, de preferência com um factor de protecção solar elevado (SPF50+), pois o sol exacerba as lesões da acne. 

E quanto à alimentação? Existe alguma restrição?

Sim e não. O importante é ingerir uma correcta quantidade de água. No entanto, existem alguns estudos que começam a apontar uma relação directa entre o consumo de leite de proteína animal com uma maior propensão da pele à acne. Contudo, são necessários mais estudos para comprovar estatisticamente esta relação.

Acne

Felizmente, nunca tive problemas de acne, apesar de ter a pele muito oleosa. Tenho controlado a produção de sebo da minha pele com cuidados cosméticos adequados e até agora tem resultado.

E vocês? Quem tem (ou teve) acne?

10 comentários:

  1. Nunca tive acne na adolescência. Comecei a ter depois dos 21 anos e até hoje mantém-se. Nada demais, acne ligeira mas está controlado de momento (e ainda bem porque faço parte do grupo que não gosta nada de acne mesmo que não seja nada demais como a segunda foto do post), no entanto na altura da menstruação tende a aparecer. Eu tenho tido cada vez mais cuidado ao usar produtos indicados para a minha pele e sem dúvida que faz a diferença!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves ter um "quadro" de acne retencional com alguns pontos brancos e, eventualmente, pontos negros. Uma boa limpeza e hidratação e alguma acção seborreguladora ajuda imenso na pele. Por uma questão hormonal, na menstruação, a acne pode aparecer novamente ou ser mais "grave".

      Eliminar
  2. Não me lembro de ter tido, mas sei pessoas que passaram por isso é não foi nada fácil, mas adorei conhecer um pouco mais
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passar uma adolescência com acne não é fácil, principalmente para a autoestima e a nível de imagem, pois causa algum constrangimentos em algumas pessoas.

      Eliminar
  3. Estou a passar por um "surto" de acne... É chato, é aborrecido, as vezes dói. E para além de termos que lidar com a nossa imagem, visto que mexe com a nossa autoestima, ainda temos que lidar com os comentários dos outros. Às vezes não sei o que me aborrece mais, o acne ou as pessoas ��. Agora a sério, há comentários que não nos ajudam...por isso não vale a pena dizer nada.
    Quanto ao artigo, bem abordado. Transmite informação de forma muito simples e fácil de perceber. Para mim o mais importante é irem a um dermatologista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o acompanhamento e aconselhamento por parte de um médico dermatologista, a par de um farmacêutico, é, sem dúvida, a melhor estratégia, pois aquilo que não se pergunta no médico ou este não refere, o farmacêutico pode colmatar.

      Eliminar
  4. Eu não sofro de acne, mas conheço quem sofra e sei que não é nada fácil. Mexe bastante com a auto-estima de uma pessoa.
    O teu post é bastante informativo, gostei muito de o ler.

    Blog Roxynina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá nisso não podia estar mais de acordo contigo. Mexe imenso com a nossa autoestima. Felizmente, nunca passei por isso, mas sei que quem passou, não foi uma fase muito fácil.

      Obrigado pelas palavras. Espero continuar a ver-te por aqui ;)

      Eliminar
  5. Eu tive, infelizmente, por volta do 6º/7º ano e recorri a um dermatologista. Hoje, está muito mais controlado, mas surgem pequenas manifestações aquando a mestruação, sobretudo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, felizmente, nunca tive, mas conheço casos em que a situação ficou um bocado "feia", mas nas mulheres, devido aos desequilíbrios hormonais na altura da menstruação, é comum ainda aparecerem algumas "lesões" na idade adulta.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.