Influencers | Que Posturas Não Adoptar? Sabe Mais!

Já sentiam falta de um texto sobre influencers, não?

Influencers

Há já algum tempo que não vinha aqui com um texto mais pessoal e opinativo sobre determinado assunto. Hoje é o dia. É dia de vir aqui falar-vos de algo que tenho visto. Algo que também é da opinião de algumas pessoas com quem partilho e converso sobre este "mundo" que é a blogosfera.

Falo-vos do quê, concretamente? De algumas posturas adoptadas por parte de alguns influencers.

Hoje em dia, toda a gente é influencer. Toda a gente consegue influenciar, pelo menos, uma pessoa, e toda a gente é influenciada, diariamente, por alguém ou por algum acontecimento. Não venham com coisas. Esta é a verdade. Eu sou assim, vocês são assim, toda a gente é assim!

Agora, nesta nossa "demanda" por influenciar quem acompanha o nosso trabalho - criadores de conteúdo - há que ter em atenção algumas posturas e coisas que fazemos que, na minha opinião (há que salientar esta parte), não são as melhores.

Ora vejam se não concordam comigo!

Erros ortográficos

Quem nunca se deparou com uma publicação no Instagram (por exemplo) bonita, uma fotografia com umas boas cores, boa edição, a promover um produto que até nos chama a atenção e depois vamos ler a legenda e PIMBAS! tem lá uns quantos erros ortográficos?

Será difícil passar o corrector ortográfico antes de publicar? Tudo bem que o Instagram (neste caso) não tem corrector, mas que tal escreverem o texto numa outra plataforma de texto e depois colar e copiar para lá? Assim garantem que não há erros. Sei que dá trabalho, mas sem trabalho, nada feito, certo?

Sei que o ensino primário já foi há bastantes anos (no meu caso, já o terminei há mais de 20 anos), mas porra!! Como é que é possível cometer erros de gramática graves?

Influencers

Quem é que gosta de ler:

"À muito tempo que uzo este produto. Se poderem, experimentem o produto que está aqui na foto. Já experimentas-te?"

NOTA: alguns de vocês, possivelmente, não irão perceber que a frase anterior tem, quatro erros de português, mas eu quero acreditar que a maioria de quem me lê vai perceber quais são esses quatro erros.

Têm noção que há pessoas que ainda se encontram no ensino secundário e universitário e que vivem dependentes do que lêem nas redes sociais e que, se os influencers propagarem erros de português, os leitores vão fazer o mesmo? É essa a influência que querem ter?

Não estudarem nem perderem tempo a criar conteúdo

Algo que também se vê é textos sem qualquer tipo de essência. Textos que, "bem espremidos, não dão sumo". Não têm conteúdo. É o verdadeiro texto de "encher chouriços" só para dizer que tem uma publicação nova.

Influencers

Para além disso, e quem me segue no Instagram sabe disso, todos os dias encontro influencers a dizer asneiras "da boca para fora". A promoverem os produtos de forma errada, a darem "lições" cheias de asneiras, sem qualquer base científica ou justificação possíveis.

Resultado? Mais uma vez, erros disseminados e que em nada contribuem para o aumento de conhecimento (real) de quem os lê.

Sede desmesurada por freebies

Quem nunca leu uma publicação em grupos de Facebook, onde alguns influencers de juntam com o intuito (suposto) de se entre-ajudar, e leu a publicação de alguém que pergunta como é que se faz para ganhar dinheiro com o seu projecto e arranjar parcerias? Criam o blogue hoje e já estão a perguntar como fazem para ter parcerias.

Influencers

Oh meus amigos, vamos com calma e ganhem o quê? NOÇÃO! Não é com "duas tretas" que vocês vão começar a ver resultados do vosso trabalho. Não é com "duas tretas" que vocês chegam, sem qualquer tipo de conteúdo e nicho definidos, e vão começar a ganhar "rios de dinheiro" ao ponto de deixarem de trabalhar ou de estudar porque vão conseguir viver do vosso blogue.

Seria a situação ideal mas, feliz ou infelizmente, as coisas não são assim, Primeiro que vocês consigam pagar as vossas despesas com o dinheiro que possam ganhar com o vosso blogue, Instagram ou outro serviço qualquer, vai demorar o seu tempo. Desengane-se quem pensa que não é assim!

Promover vários produtos diferentes e todos resultarem

Isto aqui acontece muito na área dos beauty influencers. Vejo todos os dias pessoas a promoverem um produto hoje, outro produto daqui a um mês, outro daqui a dois meses e TODOS ELES são a oitava maravilha do Mundo. Não há pontos menos positivos, não há nada a apontar contra.


Oh Ricardo, se é parceria, os influencers têm que falar bem do produto, não é?

Sim e não! Não posso dizer que tenha tido muitas publicações apoiadas por marcas ou patrocinadas, mas quem trabalha comigo e quem me segue, sabe que eu sou sincero e transparente nas minhas reviews e nas minhas opiniões sobre algo. Não é por estar a ser patrocinado que vou perder a minha essência.

Oh Ricardo, isso é tudo muito bonito, mas vais acabar por fazer o mesmo quando fores tu.

Não. Quem me aborda, durante a conversa, dou a entender que vou dar a minha opinião sincera sobre o produto que querem que eu experimente/promova e que, se achar que algo não é do meu agrado ou algo que não vejo como vantagem ou que não resulte comigo, informo e vou dizer isso. Há exemplos disso aqui no blogue.

Claro está que não vou menosprezar quem me apoia nem "cuspir no prato que me está a dar de comer", mas será que os influencers não percebem que, se disserem que todos os produtos são bons e que há defeitos, o consumidor final de redes sociais vai achar estranho?

O influencer utiliza o produto 1, depois o 2, depois o 3 e por aí adiante e todos são bons? Não consegue perceber qual deles o melhor? Tudo no produto o agrada? Nenhum aspecto a melhorar? Nada?

Sou só eu a achar isto estranho?

Penso que algumas coisas deveriam ser moderadas e alteradas. Já falei de alguns destes pontos mais do que uma vez aqui no blogue, mas acho que nunca é demais relembrar certas atitudes que são, de todo, condenáveis, mas que ainda se continuam a ver por aí. Pior ainda é quando estas são apoiadas.

Quem aí não gosta de alguma coisa nos influencers que seguem?

4 comentários:

  1. Gostei bastante da tua partilha, tens razão no que dizes, as vezes a mim acontece passar uma palavra mal escrita, mas depois acabo por corregi, mas não sou pessoa de como considerar influencer, mas sim partilho sempre aquilo que mais gosto
    Beijinhos
    Novo post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras. Acho que, acima de tudo, uma pessoa tem de ser humilde e fazer projectos deste género com paixão, senão não vale a pena. Ter este tipo de coisas só para ganhar produtos e ter parcerias e não pensar em trazer conteúdo de qualidade, não faz sentido, Na minha opinião, claro.

      Eliminar
  2. Consciente ou inconscientemente, todos influenciamos e todos somos influenciados. Acaba por ser uma consequência natural das interações. Agora, quando o objetivo passa mesmo por fazer disso profissão, é preciso ter em conta a mensagem que queremos transmitir, porque não temos noção do impacto das nossas partilhas; da interpretação que poderão fazer. No fundo, é preciso saber o que se está a fazer.
    Eu nunca tive a pretensão de transformar o meu blogue em algo profissional. No entanto, não me incomoda que existam pessoas a querer fazê-lo. O que me faz alguma confusão é mesmo essa ânsia de estabelecer parcerias, de ganhar produtos, de rentabilizar o que se escreve. Há uns meses, alguém partilhou num grupo que estava a pensar criar um blogue e a primeira pergunta centrou-se, precisamente, nas parcerias, mas concretamente, como é que se conseguia estabelecê-las. Por mim, tudo bem, cada um gere os seus projetos como acha mais conveniente, mas estar a pensar nesse passo quando ainda nem sequer há um blogue criado, parece-me uma inversão de prioridades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem começa um blogue (por exemplo) com o único intuito de ganhar produtos e ter parcerias, é começar da forma errada. Partir de um princípio errado. Aliás, certamente não vai chegar muito longe. Claro que não vou ser hipócrita e não dizer que não gosto quando uma marca ou alguém reconhece o meu conhecimento e valor. Claro que gosto. Mas não comecei este projecto com o intuito de querer ter parcerias ou receber produtos grátis.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.