2019 | Como Correu Este Ano? Retrospectiva!

Chegamos àquela altura do ano em que avaliamos 2019.

2019

Altura em que começamos a olhar para trás e ver o que 2019 nos trouxe de bom e quais os desafios que o mesmo nos apresentou e como os ultrapassamos.

Altura em que vemos o que aprendemos, tanto com as nossas vitórias, como com os nossos fracassos (ou momentos menos bons), porque uma pessoa não cresce enquanto ser humano apenas com as coisas positivas que a vida nos traz, mas também com as privações, desafios, "cabeçadas na parede" que vamos dando.

Eu acredito nisto. Vocês não?


Blogue

2019 começou com uma reestruturação aqui no blogue. Depois de um final de 2018 bastante ausente aqui no blogue, achei que seria altura de reduzir o número de temas abordados aqui no blogue, a fim de conseguir "dar conta do recado" com "pés e cabeça". Claro está que houve alguns meses em que o blogue andou mais parado, mas com um trabalho de 40 horas semanais (às vezes, mais), vida privada, às vezes deixava o blogue "de lado", porque é necessário ficar offline durante algum tempo.

Assim, os temas que são abordados aqui no blogue são: Beleza, Viagens, Séries, Aleatoriedades (temas vários ou a minha opinião sobre determinado assunto) e ainda a rubrica Men's Fashion Corner, rubrica escrita em parceria com o Daniel.

2019

Acho que consegui "dar conta do recado". Já não me sinto perdido e consigo ter mais tempo para me focar e pensar no que quero escrever e na melhor forma de abordar determinados assuntos. Prova disso foram algumas parcerias/colaborações que o blogue obteve na recta final de 2019 e que, aos poucos, falo melhor sobre elas durante o próximo ano.

Instagram

2019 foi quando decidi definitivamente terminar com a conta de Instagram do blogue e colocar o conteúdo na minha conta pessoal. Isto permitiu-me dar mais atenção ao conteúdo que produzo nesta rede social, bem como crescer (lentamente como um caracol, eu sei). Os meus resultados não são os melhores, nem vou andar extremamente preocupado com os números que obtenho.

Aquilo que me preocupa é esclarecer e produzir bom conteúdo para a comunidade que vou criando! Isso sim, é o mais importante. Aliás, deveria ser para todos - consumidores de redes sociais, criadores de conteúdo e marcas/empresas. Infelizmente, não é.

Ultrapassei os 2000 seguidores, algo que me deixou contente. Agora é trabalhar na meta para 2020 e pensar na melhor estratégia de conseguir chegar a mais pessoas e conseguir inclui-las na minha comunidade. Por falar nisso, já me seguem?

Feedback

Em Abril, tive uma vitória com sabor especial aqui no blogue - 500 mil visualizações - fruto do meu texto sobre a Expocosmética. Este texto teve resultados surpreendentes e foi algo que não estava nada à espera. Recebi bastantes mensagens a congratular o meu texto e a coragem que tive em escrever e publicar a minha opinião sobre o assunto e a postura de alguns criadores de conteúdo, opinião essa que é partilhada por muita gente, mas que não a dá a conhecer publicamente. 2019 foi só surpresas!

2019

Foi uma reacção que me deixou perceber que as pessoas gostam do meu trabalho e da forma como o apresento. Das melhores sensações de sempre, por isso, a todos vocês, o meu muito obrigado!

Claro está que nas redes sociais, nem tudo "é um mar de rosas". Obviamente que as mensagens não foram todas positivas. Não só relativamente ao texto mencionado anteriormente, mas também a certos assuntos que abordei no meu Instagram durante 2019.

Mensagens como "Só te sentes bem a humilhar e denegrir o trabalho das outras pessoas", "Falta-te humildade no que fazes" e "Os teus textos são uma tentativa demasiado forçada para ter polémica" são apenas alguns exemplos das mensagens "menos positivas" que recebi (e vou continuar a receber, seguramente). A todas estas pessoas, também tenho umas palavras: tomem Rennie que isso passa! #GetALife

Pessoas

2019 foi o ano onde conheci pessoalmente mais pessoas que sigo neste mundo. Tive oportunidade de conhecer um pouco melhor e conviver - algo que é um bocado difícil através de um ecrã. Espero que 2020 me traga mais momentos destes, pois a blogosfera não é só números. É sim, interacção e convívio. É conhecer sem andar com estas competições parvas de "Eu tenho melhores números que tu". No final do dia, são apenas números e as pessoas são bem mais do que isso. Certo?

Desejos para 2020?

Sim, claro que tenho alguns, tanto para o blogue, como para a minha vida pessoal e profissional. No entanto, vou ser um bocadinho diferente aqui. Vou dar-vos alguns conselhos (sei que não foram solicitados, perdoem-me este abuso da minha parte!):

- Não tentem ser quem não são. Não tentem viver ou ser alguém de acordo com as vontades das pessoas que vos rodeiam. Sejam genuínos! As pessoas têm de gostar de vocês por aquilo que são, por aquilo que produzem, pela vossa essência.

- Afastem as pessoas tóxicas da vossa vida. Esta foi uma tarefa árdua que a vida me deu, mas que só me tem feito bem nos últimos anos. As pessoas tóxicas não nos trazem qualquer benefício, por isso há que afasta-las e não deixar que elas se aproximem de nós ou nos tentem influenciar.

- Se acham que devem fazer, façam-no! Não estou, com isto, a promover uma atitude intempestiva ou impulsiva. Nada disso! Se vocês estão a pensar numa coisa e querem fazer, se já pesaram os prós e contras dessa vossa decisão, vão em frente! Não têm nada a perder! Mesmo que não tenham os resultados pretendidos ao início, não desistam. Continuem a lutar!

- Não se deixem influenciar com opiniões negativas das outras pessoas. Vivam a vossa vida e preocupem-se apenas com as opiniões vindas das pessoas que vos são importantes. Nas redes sociais é extremamente comum as pessoas acharem que podem opinar sobre a vida de toda a gente, mas não é assim! Cada um tem a sua vida e ninguém tem nada a ver com a vida dos outros. Se as pessoas gostam de comentar a vida dos outros, então é porque não têm uma vida interessante. Não se deixem afectar por comentários negativos ou mais jocosos sobre o vosso trabalho ou sobre vocês mesmos! Calcem luvas brancas e preparem-se para dar aquela "chapada", mal tenham a oportunidade.

O que esperar d'O Pinguim Sem Asas?

A mesma postura que tive em 2019: sinceridade, frontalidade e informação! Combater a desinformação que se vê na internet. "Deitar abaixo" e esclarecer mitos que se lêem aqui. "Deitar abaixo" ideias erradas que se lêem aqui, mesmo que as mesmas venham por parte de "autoridades" da blogosfera. Para mim, isso é igual a zero. Se tiver que contradizer alguma coisa e tiver o conhecimento do meu lado, é isso que vão ver aqui!

Obrigado do fundo do coração a todos vocês por terem estado desse lado agora em 2019 e espero que continuem por aqui em 2020. Obrigado a todas as mensagens que me enviaram em 2019 e ao feedback que me deram. Que estejamos aqui todos, que façamos esta comunidade crescer e que consigamos combater a desinformação.

Um excelente ano de 2020 a todos vocês com saúde (muito importante), sucesso, mas, acima de tudo, com muito trabalho. Mãos à obra e lutem pelos vossos sonhos! São os desejos do vosso amigo Ricardo, O Pinguim Sem Asas!

Que tal o vosso ano de 2019? Já fizeram a retrospectiva do mesmo?

4 comentários:

  1. Acredito mesmo que estas retrospetivas nos ajudam a ponderar melhor o nosso percurso, de modo a compreender o quanto crescemos e aquilo que ainda precisamos de melhor.
    Espero que 2020 seja bastante generoso contigo 🍀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. É sempre bom avaliar o nosso percurso durante cada ano e vermos a nossa aprendizagem. Que tenhas um ano Novo sorridente e que seja um ano de concretizações!! :)

      Eliminar
  2. À semelhança de sempre, estarei aqui para te ver crescer e continuar a ser o fantástico blogger / influencer que és.
    Parabéns pelo teu percurso.
    Que 2020 seja um ano de concretização.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Que estejamos aqui para celebrar o sucesso de ambos.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.