Beleza | Porque Ler Também Faz Parte!

Beleza não é só utilizar produtos cosméticos.

Beleza

Beleza é, também, cultivar o nosso conhecimento dentro da área e, por isso mesmo, procuro sempre livros que complementem o meu conhecimento e que, também, me forneçam mais conhecimento.

Muito se lê e se ouve nas redes sociais. Algumas dessas informações estão erradas e, como vocês já sabem, um dos meus objectivos com o blogue, é combater alguma dessa desinformação e esclarecer, dentro do possível, mitos e ideias erradas que existem.

Não! O meu objectivo não é, nem nunca foi, ser o "supra sumo da cosmética". Não insulto, nem nunca insultei as pessoas. Apenas informo quem me acompanha. Apenas pego em exemplos que leio e ouço e esclareço. Desengane-se quem pensa que pretendo ser o "maior entendido do assunto" ou "ser reconhecido e ser famoso". #ApenasUmDesabafo

Quem pertence à minha comunidade (vamos falar assim) é porque quer aprender e trocar ideias comigo. E sintam-se à vontade para o fazer, porque gosto sempre de conversar com quem me segue e trocar opiniões e experiências.

Voltando ao assunto principal do texto de hoje, vou dar-vos alguns nomes de livros que me acompanharam (e ainda me acompanham) neste meu percurso. Alguns de vocês já os podem ter visto no meu Instagram, mas achei que um texto explicativo de cada um seria "necessário".

Vamos lá?


Bíblia dos Cuidados de Pele (Dra. Anjali Mahto)

Este livro é escrito por uma médica dermatologista que nos explica muito bem o que é a pele, os cuidados a ter (na sua opinião), rotinas para cada tipo de pele, melhores ingredientes e as principais patologias cutâneas. Tudo isto com o maior rigor e detalhe. Um livro que acho que toda a gente que gosta de beleza deveria ler, pelo menos uma vez na vida, pois vai aumentar o vosso conhecimento sobre o tema!

Li o livro em apenas 2 dias, pois achei-o verdadeiramente interessante (e cativante) e mantenho-o no meu local de trabalho para consulta, quando tenho algumas dúvidas.

The French Beauty Solution (Mathilde Thomas)

Para quem não sabe, a autora deste livro é a fundadora da marca Caudalie. Nele podemos encontrar um pequeno resumo da sua vida em terras francesas, bem como uma explicação de como começou a sua paixão pela cosmética, pela pele e como daí se construiu a marca Caudalie.

Para além disso, explica-nos os rituais verdadeiramente franceses e faz uma comparação entre os cuidados com a pele na Europa e nos Estados Unidos da América (Mathilde Thomas viveu lá durante alguns anos) e o que a chocou com as mulheres americanas. Um bom paralelismo, que, muitas vezes, não é do nosso conhecimento.

Na parte final, deixa-nos algumas receitas caseiras de cuidados para a nossa pele do rosto e corpo, bem como máscaras para o nosso cabelo e quais os seus benefícios.

As Mentiras da Cosmética (Beatrice Mautino)

Jornalista, Beatrice Mautino escrutina todos os conceitos que se encontram disponíveis no mundo das redes sociais e da internet. Tal como já falei aqui no blogue, este livro explica bastantes ideias que estão incutidas nas pessoas como "leis", mas que, afinal, não é bem assim.

Explica-nos a polémica dos "parabenos", as diferenças entre os conceitos de cruelty-free e vegan-friendly (que, na minha opinião, são dois conceitos que se confundem muito hoje em dia), bem como menções que as marcas utilizam nos anúncios publicitários dos seus produtos que não passam de meras estratégias de marketing.

Apesar do palavreado demasiado técnico para quem não é da área, considero um bom livro para se ler e ficar a par de muita coisa que achávamos verdade e que Beatrice Mautino explica que não. Sempre com base em artigos científicos, algo que é de valorizar.

O Fascinante Mundo da Pele (Dra Yael Adler)

O livro que "fiquei de pé atrás". Não devido ao rigor da informação - porque estamos a falar de uma médica dermatologista - mas sim por algumas posições relativamente a determinadas patologias que achei que eram um pouco radicais.

A Dra Yael Adler relata a sua experiência enquanto médica dermatologista, bem como cuidados e rituais que acha exagerados para o consumidor de cosméticos, bem como procedimentos e intervenções estéticas que acha que são um exagero e que deixa as pessoas disformes - falo-vos de preenchimentos com ácido hialurónico e colagénio, bem como toxina botulínica (o famoso Botox).

Não deixa de ser um bom livro, porque se aprende imenso e conhece-se um outro ponto de vista. Já é um livro com alguns anos, mas continua bastante actual.

E são estes os livros que recomendo dentro da área de beleza. Ando sempre à procura de novos livros que aumentem os meus horizontes e conhecimento dentro da área e, tal como já referi, acho que "o saber não ocupa lugar" e há que nos mantermos actualizados e ficar a par das novas teorias, estratégias e produtos que existem.

E por aí? Alguém também se embrenha nas leituras sobre beleza? Algum que me recomendem?

6 comentários:

  1. great post...have a nice day...Dilek...

    ResponderEliminar
  2. Aprendemos tanto quando lemos. Independentemente da área em que nos foquemos. Além de que estamos a evitar dar asas, por exemplo, a alguns mitos ou, então, a ter determinadas atitudes que podem prejudicar a nossa pele/o nosso corpo. Estarmos bem informados não tem preço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Informação e conhecimento em excesso nunca deveria ser um problema :)

      Eliminar
  3. Já quero ler os dois primeiros e se não me engano já tinha ouvido falar neles dois! :)

    ResponderEliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.