8 Truques Para Uns Lábios Cuidados

Hoje é o Dia do Beijo e, como tal, venho dar-vos alguns truques para manterem os vossos lábios bem cuidados.

8 Truques Para Uns Lábios Cuidados

Seja nos dias mais frios, seja nos mais quentes, tratar dos nossos lábios tem de ser algo que faça parte da nossa rotina. Afinal, quem é que gosta de estar com uns lábios secos, gretados e com "peles" penduradas? Ninguém, certo?

Por mais sensíveis que sejam, os nossos lábios são áreas que recebem poucos cuidados, principalmente quando expostos ao sol ou em climas frios. É muito comum reclamarmos que os nossos lábios se encontram ressecados, rachados, feridos e até mesmo com problemas cutâneos característicos desta área, como por exemplo, herpes.

Porque é que isto acontece? Devido a uma perda de elasticidade dos mesmos, que fazem com que eles rachem. Desta forma, este texto vai dar-vos alguns truques e dicas para ficarem com uns lábios cuidados e impecáveis!

Vamos lá?


Hidratação em primeiro lugar

Antes de mais nada, para manter os lábios sempre bonitos e livres de ressecarem em qualquer estação do ano, é fundamental investir na sua hidratação. Para isso, há que dar preferência a produtos que reparem a barreira labial, feitos à base de ingredientes altamente hidratantes/nutritivos, como a manteiga de karité, pantenol ou até mesmo cera de abelha. Estes irão auxiliar na reparação e no alívio da área danificada.

Esfoliação: uma prática recomendada?

Caso os vossos lábios já estejam ressecados, é preciso remover as células mortas através de uma ligeira esfoliação. Os meus truques? Utilizar produtos suaves e não tão abrasivos e aplica-los com massagens bem suaves. Nada de esfregar com imensa força, senão ainda fazem pior!

NOTA: muito cuidado com algumas receitas de esfoliantes labiais caseiros. É preciso ter em atenção as quantidades de ingredientes, bem como o tipo de massagem que aplicam e o tempo de permanência do mesmo. Existem muitos criadores de conteúdo a partilhar receitas deste género, sem qualquer tipo de formação ou validação e, por vezes, pode fazer "mais mal" do que bem!

Não humedecer os lábios com a língua!

Esta prática, por vezes inconsciente da nossa parte, é extremamente prejudicial para a saúde dos lábios. Por isso, há que evitar, já que o pH da saliva é acido e ainda contém enzimas digestivas que danificam os lábios. Para além disso, procurem não arrancar a pele dos lábios, seja com os dentes (mal) ou com as unhas (ainda pior! As unhas são portadoras de inúmeros micróbios!). de modo a não interferir no processo de cicatrização.

Beber água. Muita água. Manter sempre uma correcta ingestão de água!

Mais um dos truques que vos quero dar: para mantermos o nosso organismo hidratado "de dentro para fora", há que ingerir, pelo menos, dois litros de água todos os dias. A desidratação é uma das principais causas de lábios secos e gretados, então é preciso darmos atenção a este factor.

Procurem ter uma alimentação correcta!

Uma alimentação equilibrada baseada, principalmente, no consumo de alimentos frescos e naturais. Os truques? Tentar ficar longe de comidas processadas e industrializadas, que contêm grandes quantidades de gordura, sódio e açúcar e, por isso, podem causar processos inflamatórios no nosso organismo.

Investir em cuidados labiais diários

Sejam eles em stick, bálsamo ou em boião, há que andar com um hidratante labial sempre atrás de nós para, em situações de emergência, colocar o produto. Mais ainda, produtos com uma função barreira ou protectora, devem ser colocados antes de sair de casa e antes de surgir o primeiro sinal de lábio seco e gretado.

Máscaras labiais: uma boa aposta?

Tal como em qualquer área, depende das vossas necessidades, tipos e concentrações de ingredientes, da vossa paciência (há quem não tenha paciência para colocar uma máscara facial ou capilar. Vão ter para colocar uma labial?) para aplicar uma máscara de lábios e, mais importante que tudo, orçamento disponível.

Às vezes, é preferível investirem num cuidado mais hidratante para utilizar durante o dia e num cuidado mais nutritivo para deixarem actuar à noite, e aplicarem direitinho, do que estarem a gastar dinheiro desnecessariamente e os produtos ficarem "encostados" no vosso armário.

Protector solar nos dias de exposição solar

Caso não saibam, os lábios têm pele, logo também sofrem eritema solar que é como quem diz: queimam! Quem nunca sentiu os lábios quentes e "duros" depois de um dia de sol? Pois bem, posso dizer-vos que os vossos lábios encontram-se inflamados e queimados. Quais os truques? Utilizar um stick labial com factor de protecção solar para evitar que os vossos lábios fiquem danificados e ir reaplicando ao longo do dia!

E foram estes alguns dos truques que vos queria dar para tratarem dos vossos lábios. Achei por bem falar deste tema hoje, dado ser o Dia do Beijo. Numa altura em que os afectos não são recomendados (devido à situação do Covid-19), isso não pode ser desculpa para descurarem os vossos lábios e não cuidarem deles.

E por aí? Que mais truques querem partilhar? Como cuidam dos vossos lábios?

4 comentários:

  1. Não humedecer os lábios com a língua é algo que tenho que controlar mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que eu também fazia isso até perceber que os meus lábios gretavam quase logo a seguir :D aprendi da pior forma que isso é uma prática bastante incorrecta!! :)

      Eliminar
  2. olha, não sabia que humedecer os lábios com a língua fazia assim tão mal... e quanto ao protector solar, por vezes desleixo-me nessa parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tive que aprender isso da pior forma, quando via os meus lábios a ficarem mais secos e, progressivamente, gretados. Agora entendo o porquê ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.