Quarentena: Quais Os Cuidados Básicos A Ter?

Estar de quarentena não pode ser motivo para não cuidarmos de nós.

Quarentena: Quais Os Cuidados Básicos A Ter?

Seja reservarmos um tempo do nosso dia para "estarmos connosco", meditar ou praticar exercício físico, não nos podemos esquecer de manter as rotinas, a fim das diferenças não serem ainda mais notórias do que são na realidade. E uma das coisas que podemos e devemos continuar a tratar é da nossa pele. Seja do rosto ou do corpo, a quarentena não pode servir de desculpa para nos descuidarmos.

Afinal, quem é que quer voltar à vida "normal" (dentro do que se poderá considerar normal daqui a alguns dias) com uma imagem descuidada? Pode parecer uma ideia fútil, mas penso que cuidar de nós e da nossa imagem, "é meio caminho andado" para nos sentirmos bem!

Assim, neste texto, vou dar-vos a conhecer três passos básicos que considero essenciais para terem com o vosso rosto. São eles: a limpeza, a hidratação/nutrição e, por fim e se justificável, protecção solar.

Vamos lá?


Limpeza

Independentemente do vosso tipo de pele - seja seca, normal, mista, oleosa ou sensível - devem utilizar um cuidado de limpeza adaptado. Aqui podemos falar de óleos de limpeza, geles, águas micelares ou até mesmo leites de limpeza e bálsamos.

Quarentena: Quais Os Cuidados Básicos A Ter?


Aquilo que devem ter em atenção é:

- Utilizar um produto adaptado ao vosso tipo de pele (tal como já falei);
- Efectuar a limpeza com movimentos suaves e nunca com demasiada pressão;
- Utilizar gadgets de limpeza (Foreo, Clarisonic, Escovas de Limpeza, entre outros), se a vossa pele "aguentar". Está provado que a utilização concomitante de produtos de limpeza com gadgets potencia um maior efeito na limpeza da pele, mas façam isso apenas se souberem utilizá-los e se virem necessidade nisso;
- No caso de dupla limpeza (algo que nunca falei aqui) - uma técnica adoptada do ritual coreano - optem por produtos suaves e saibam quais os produtos que devem utilizar;
- Para as pessoas que se maquilham (mesmo que estejam em casa), utilizar um bom desmaquilhante e um desmaquilhante de olhos suave, com o mínimo de ingredientes e que não exija muitos "trabalho" a retirar - nestes casos, os desmaquilhantes de olhos bifásicos funcionarão melhor;.
- Não colocar demasiada quantidade de produto, porque a limpeza não é mais eficaz quanto maior for a quantidade de produto que utilizam.

Hidratação/Nutrição

Porque é que estou a colocar estas duas palavras no mesmo patamar? Simples! Se a vossa pele for mais seca, precisarão de hidratação e, muito provavelmente, de nutrição. Ou seja, para além de ácido hialurónico e/ou glicerina, poderão precisar de ingredientes mais nutritivos (principalmente à noite), como é o caso das manteigas de karité, óleo de amêndoas doces ou óleo de abacate que é extremamente nutritivo para a vossa pele.

Quarentena: Quais Os Cuidados Básicos A Ter?


Por outro lado, se a vossa pele for oleosa, esta precisa sempre de hidratação. Uma pele oleosa desidrata muito facilmente e existe a ideia de que uma pele oleosa, por ter uma elevada produção de sebo por parte das glândulas sebáceas, não precisa de ser hidratada. ERRADO! Precisa, sim, de água. Precisam que a hidratem.

Ninguém quer isso, certo?

Protecção solar

Não vou falar aqui da exposição solar de 10 a 20 minutos recomendada diariamente, sem protecção solar, para síntese de vitamina D. Vou apenas referir o que fazer depois de praticarem este "ritual" (caso o façam) - proteger a vossa pele com um protector solar.

Podemos estar na varanda a ler ou a ver séries, ou até mesmo a trabalhar, e temos que nos proteger, seja com protector solar no rosto, seja com um chapéu e óculos de sol.

Desengane-se quem achar que, mesmo com o céu encoberto, não há necessidade de colocar protector solar. Quem nunca foi para uma praia com o céu encoberto, expôs-se sem protecção e ficou com uma queimadura solar? Pois bem, a radiação UVA chega à nossa pele, independentemente se o céu está limpo ou não.

Quarentena: Quais Os Cuidados Básicos A Ter?


Mas vamos considerar que vocês, nesta quarentena, estão a trabalhar dentro de casa. Trabalham perto de uma janela? Sabiam que a radiação UVA passa através do vidro e atinge a vossa pele? Já pensaram nisso? Se sim, quantos de vocês utilizam protector solar?

A falta de protecção perante uma exposição solar prolongada desprotegida, ao longo dos anos, leva a elastose solar, desenvolvimento e aparecimento de sinais e manchas, maior flacidez cutânea, uma pele mais baça, entre outras. Tinham conhecimento disto?

Actualmente, existem imensos produtos no mercado, com diferentes texturas e adaptadas a cada situação, independentemente do preço dos mesmos, pelo que não têm desculpa para não utilizarem protector solar. Pode ser "mais um passo" na vossa rotina, mas acreditem que vai ajudar a vossa pele nesta quarentena (e não só).

Assim, e de forma resumida, uma pequena ajuda para que se sintam bem, durante esta quarentena, é esta rotina básica com cuidados básicos para a vossa pele. De manhã, cumprir com estes três passos. À noite, apenas limpar bem a pele e hidratar. Faz sentido?

E por aí? Quem está a ter cuidados com a sua pele nesta quarentena?

2 comentários:

  1. Eu :) tenho procurado manter a minha rotina ao máximo, o que implica, claro, cuidar da minha pele

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui também tenho mantido os meus cuidados habituais, mesmo nas semanas em que trabalho! :)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.