Vitamina C: Como Utilizar? Quais Os Benefícios?

Esta foi uma das questões que me colocaram recentemente: utilização de vitamina C na pele.

Vitamina C: Como Utilizar? Quais Os Benefícios?

Haverá vantagens? Toda a gente pode utilizar? Vale a pena investir em produtos com vitamina C na sua composição?


Hoje, irei dar resposta a estas perguntas e explicar-vos o que é a vitamina C, de que forma a poderão utilizar na vossa pele e quais as vantagens da mesma!

Vamos lá?


A vitamina C pura tem benefícios para a pele, desde o rejuvenescimento da pele à melhoria da sua textura. O ácido L-ascórbico (nome da molécula em si) combate a acção dos radicais livres estimulados pela radiação solar, poluição e tabagismo e, consequentemente, previne o aparecimento dos sinais de envelhecimento precoce, como é o caso da flacidez, manchas e rugas.

Comecemos pelo princípio: o que é a vitamina C?

A vitamina C não é produzida pelo nosso organismo, ou seja, precisamos de a ingerir ou de a aplicar de forma tópica (na pele), para que consigamos usufruir de todas as suas vantagens, tanto no aumento da nossa imunidade, como na saúde da nossa pele.

Quais os seus benefícios?

Muito resumidamente:
- Neutraliza a acção dos radicais livres;
- Previne e trata as rugas finas e linhas de expressão;
- Ajuda no aclarar das manchas na pele;
- Deixa a pele mais luminosa;
- Ajuda na produção de novas fibras de colagénio e de elastina (importante para a firmeza e estrutura da nossa pele);
- Previne o envelhecimento precoce.

Aplicando vitamina C no rosto...

Podemos encontrar a vitamina C pura sozinha nas formulações, ou "acompanhada" de outros ingredientes antioxidantes, como por exemplo a vitamina E (alfa-tocoferol). Esta combinação sinérgica (acção do conjunto é maior que a soma das suas acções em separado) potencia a redução de radicais livres, bem como minimiza a formação de rugas e o ressecar da nossa pele.

E na alimentação: onde podemos encontrar a vitamina C?

É fácil de perceber um grupo de alimentos onde se encontra presente - nos citrinos. No entanto, existem outros alimentos onde podemos ver a vitamina C presente, nomeadamente, morangos, acerola ou até mesmo nos brócolos.

Em que produtos podemos encontrar a vitamina C pura?

Em diversas apresentações, como por exemplo, séruns, cremes, fluidos e as famosas ampolas. Quem nunca viu ou ouviu alguém falar da utilização de ampolas de vitamina C pura? No entanto, e neste último caso, é necessário ter em atenção a concentração de vitamina C pura, bem como os outros compostos presentes dentro de cada ampola. Mais ainda, devemos ter em atenção o tipo de recipiente (idealmente âmbar) onde está acondicionada a vitamina C pura, uma vez que é facilmente oxidada pela luz e pelo oxigénio.

Para terem uma noção, a vitamina C pura tem uma estabilidade de aproximadamente 24 horas, daí que a aplicação das ampolas deva ser meia ampola em duas manhãs consecutivas (um período aproximado de 24 horas). Caso contrário, não conseguem ter a concentração indicada na embalagem, pois a vitamina C já se oxidou e se "perdeu" em contacto com o ar e com a luz.

Vitamina C: Como Utilizar? Quais Os Benefícios?


Como utilizar vitamina C e onde a incluir na nossa rotina de cuidados com a pele?

De manhã, independentemente se utilizam a vitamina C numa ampola. num sérum ou no creme/fluido. O importante é que devem utilizar protector solar obrigatoriamente, uma vez que a vitamina C deixa a nossa pele fotossensível, pelo que é, de todo, recomendado a utilização concomitante de um protector solar de índice elevado, a fim de evitar "estragos" na nossa pele. Ao utilizarmos de manhã, estamos a privilegiar a acção antioxidante.

À noite, antes de dormir, depois da limpeza do rosto, para tratar as manchas na pele, rugas, linhas de expressão e outros sinais de envelhecimento. Preferencialmente, a forma farmacêutica que devem utilizar aqui será um sérum ou então um creme/fluido. Como é óbvio, não precisam de colocar protector solar neste caso.

Já conhecem o meu serviço de consultoria em Dermocosmética? Gostavam de ter um aconselhamento personalizado? Entrem em contacto comigo para saber mais informações!


E na pele oleosa? Alguma vantagem?

Sim, pode ser utilizada em peles oleosas. No entanto, há que ter em conta a textura do produto em si. Se utilizarmos uma textura demasiado nutritiva numa pele oleosa, tal como acontece nos outros tipos de produtos com outros ingredientes, não vamos dar conforto à pele, dando-lhe uma aspecto "pesado" e não é isso que queremos!

Cuidados a ter com a utilização de produtos com vitamina C


Número 1: Tal como já referi aqui no blogue, para quem utiliza hidroxiácidos na pele, seja AHA, BHA ou PHA, não recomendo a utilização no mesmo dia, ou seja, se vocês utilizarem hoje vitamina C não utilizem outro tipo de ácidos na pele. Ao utilizar dois ácidos simultaneamente na vossa pele, o pH da vossa pele baixa e poderá causar algum desconforto e alguma vermelhidão, para além de sensibilizar a vossa pele - não é isso que vocês querem, certo?

Número 2: Relembro uma coisa: tenham cuidado com a forma como o produto que compram está acondicionado. De preferência em frasco âmbar e em unidose (no caso de ampolas). Em casos de sérum ou creme já não há esse problema de oxidação da vitamina C, pois a mesma encontra-se estabilizada na formulação (através de lipossomas, por exemplo) e não estamos a falar de vitamina C pura.

Nùmero 3: Utilizar obrigatoriamente protector solar. Vocês nunca se esqueçam disto. Caso contrário, correm o risco de sofrer eritema solar muito mais rapidamente.

Número 4: Poderão utilizar vitamina C pura, excepto no Verão, dadas as temperaturas serem mais altas e a vossa pele estar mais exposta ao Sol.

Espero, com este texto, ter respondido às vossas questões. Tentei abordar, de uma forma geral, a vitamina C e a sua aplicabilidade na cosmética, pelo que sintam-se à vontade para deixar mais alguma questão nos comentários ou então enviar-me mensagem no instagram.

E por aí? Já utilizaram Vitamina C na vossa pele? Quais os resultados?

2 comentários:

  1. Por acaso uso serum de vitamina C e sabia que não devia usar no verão, mas lendo a explicação que deste ficou bem claro o porquê. Também tinha ideia que era só para ser usado de manhã, já vi que estava enganada. Já agora, o uso à noite também é desaconselhado no verão ou, sendo de noite, não vai fazer diferença?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Durante os meses de Verão, não recomendo a utilização de produtos com vitamina C, mesmo em séruns. É preferível utilizar depois do período de maior exposição solar, que é quando a pele fica mais ressecada e sem brilho e aí fazemos "uma cura" com as ampolas, por exemplo.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.