Melanoma: Tudo Aquilo Que Precisas De Saber!

Hoje Ă© o Dia Europeu do Melanoma e decidi vir-vos falar deste tipo de cancro de pele.

Melanoma: Tudo Aquilo Que Precisas De Saber!

O cancro da pele Ă© o mais frequente da raça humana e tem origem nas cĂ©lulas que constituem o tegumento cutĂ¢neo. Existem muitos tipos de cancro da pele, mas, sucintamente, podemos dividir em dois grandes grupos.

Quais?


Melanoma Maligno

Este tipo de melanoma, doença do foro oncolĂ³gico cada vez mais frequente e potencialmente letal, tem origem nas cĂ©lulas do sistema de pigmentaĂ§Ă£o da pele, ou seja, nos melanĂ³citos - as cĂ©lulas que produzem o bronzeado apĂ³s a exposiĂ§Ă£o solar.

É um dos tipos de cancro mais graves e as hipĂ³teses de sobrevivĂªncia dependem, sobretudo, de um diagnĂ³stico e tratamento adequados e precoces. Um diagnĂ³stico e uma excisĂ£o cirĂºrgica precoce em melanomas na sua fase inicial de invasĂ£o sĂ£o geralmente curativos, na maioria dos pacientes.

O principal desafio que os profissionais de saĂºde enfrentam Ă© a detecĂ§Ă£o e excisĂ£o precoce do melanoma, sendo o factor de prognĂ³stico mais importante a espessura do tumor. Mesmo com os avanços no campo da quimioterapia e imunoterapia, o sucesso no tratamento do melanoma no seu estadio avançado continua limitado e o prognĂ³stico da sua forma metastizada Ă© muito reservado.

NĂ£o melanoma

Este grupo inclui o carcinoma basocelular ou basalioma e o carcinoma espinocelular. SĂ£o habitualmente menos perigosos, mas podem ter mau prognĂ³stico se nĂ£o forem tratados precocemente.

Melanoma: Tudo Aquilo Que Precisas De Saber!
Carcinoma Basocelular

Melanoma: Tudo Aquilo Que Precisas De Saber!
Carcinoma Espinocelular

O cancro da pele pode atingir pessoas de todas as idades, sendo mais frequente nos doentes mais velhos. Todavia, as pessoas que estĂ£o expostas a grandes quantidades de radiaĂ§Ă£o solar, podem desenvolver cancro tĂ£o precocemente quanto os 20/30 anos.

Qual a incidĂªncia do melanoma?

Os melanomas representam 5% de todos os tumores malignos diagnosticados de novo em homens. A sua incidĂªncia tem aumentado, sendo, actualmente, da ordem dos trĂªs a oito casos por 100000 habitantes, por ano. Como exemplo desta tendĂªncia temos os Estados Unidos da AmĂ©rica, onde o risco de um indivĂ­duo desenvolver um melanoma invasivo durante a sua vida era de um em 75 em 2010.

Em Portugal...

...Observa-se o aumento da incidĂªncia dos cancros de pele, os quais, em mais de 90% dos casos, estĂ£o relacionados com um passado de exposiĂ§Ă£o exagerada ao sol. Actualmente, estima-se que em Portugal, a cada ano, a incidĂªncia de melanoma seja de oito novos casos por cada 100000 habitantes, ou seja, cerca de 100 novos casos por ano.

Onde pode surgir o melanoma no nosso corpo?

É mais frequente nas seguintes localizações:
- No sexo masculino: tronco, em particular no segmento superior do dorso;
- No sexo feminino: pernas e segmento superior do dorso;
- Em indivĂ­duos de raças negra e asiĂ¡tica: regiões palmares, plantares, unhas e mucosas.

Quais as causas?

Estima-se que 80% dos cancros de pele sejam originados pela exposiĂ§Ă£o solar intensa. A doença Ă© geralmente desencadeada pela lesĂ£o dos constituintes da pele causada pelo sol. principalmente quando ocorrem queimaduras solares (o chamado "escaldĂ£o"). Um pequeno nĂºmero de casos pode estar associado a factores hereditĂ¡rios. Os solĂ¡rios podem tambĂ©m ser causa de cancro da pele e foto-envelhecimento prematuro cutĂ¢neo.

Melanoma: Tudo Aquilo Que Precisas De Saber!

Factores de risco

VĂ¡rios estudos epidemiolĂ³gicos mostraram que a exposiĂ§Ă£o ao sol Ă© o principal factor de risco para o aparecimento do melanoma. Por este motivo, as medidas preventivas em relaĂ§Ă£o Ă  exposiĂ§Ă£o ao sol sĂ£o recomendadas..

Outros factores de risco passam por:

- CaracterĂ­sticas da pigmentaĂ§Ă£o cutĂ¢nea (olhos azuis, cabelo loiro, claro ou ruivo, e pele clara);
- Resposta Ă  exposiĂ§Ă£o solar (tendĂªncia para formar sardas, incapacidade em bronzear, tendĂªncia para queimaduras solares):
- Grupo sĂ³cio-econĂ³mico superior;
- HistĂ³ria familiar de melanoma (10 a 15% dos casos);
- Nevos prévios;
- HistĂ³ria prĂ©via de melanoma;
- ImunosurpressĂ£o.

Sinais de alarme? Quais?

- Sinal preexistente que muda de cor, tamanho ou forma ou que começa a sangrar;
- Aparecimento de feridas, que curam muito lentamente;
- Sinal que se torna anormalmente grande;
- "Bolhas de sangue" que apareçam sob as unhas e que nĂ£o tenham resultado de uma agressĂ£o;
- Aparecimento de um sinal novo, principalmente apĂ³s os 40 anos, que apresente uma forma irregular ou uma cor anormal;
- Aparecimento de comichĂ£o ou ardor num sinal prĂ©-existente.

Diferenças entre nevo normal e melanoma

Um nevo normal (ou sinal) tem uma coloraĂ§Ă£o igualmente distribuĂ­da de cor castanha, cor de pele ou preto, e pode ser plano ou ligeiramente elevado. Pode ser redondo ou oval. Geralmente, tem uma dimensĂ£o inferior a 6 milĂ­metros em diĂ¢metro.

Um nevo pode aparecer durante a infĂ¢ncia ou no inĂ­cio da adolescĂªncia. VĂ¡rios nevos podem aparecer ao mesmo tempo, especialmente em Ă¡reas da pele expostas ao sol. Os nevos permanecem do mesmo tamanho, forma e cor ao longo de muitos anos, por vezes, desaparecendo em indivĂ­duos idosos.

A maioria das pessoas tem nevos e a grande parte deles sĂ£o inofensivos, mas Ă© extremamente importante reconhecer mudanças em nevos sugestivos de desenvolvimento de melanoma.

Regra ABCDE

A regra ABCDE pode ajudar a distinguir um nevo normal de um (suspeito) melanoma
- A de Assimetria: metade do nevo diferente da outra metade;
- B de Bordos: os bordos do nevo sĂ£o irregulares, nodulados e recortados;
- C de Cor: a cor do nevo nĂ£o Ă© uniforme. Pode haver diferentes tonalidades de castanho, preto e, por vezes, de vermelho;
- D de DiĂ¢metro: o diĂ¢metro do nevo Ă© maior que 6 milĂ­metros;
- E de EvoluĂ§Ă£o: estar atento a diferenças no sinal em si. EstĂ¡ diferente? EstĂ¡ maior? Alterou de cor?

Tanto o doente, ao fazer o auto-exame, como o mĂ©dico que realiza o exame fĂ­sico objectivo, tĂªm de estar atentos, pois existem melanomas que nĂ£o seguem as regras do ABCDE descritas anteriormente, Alguns dos sinais e sintomas importante adicionais sĂ£o:
- RĂ¡pido aumento de volume e/ou expansĂ£o;
- Reforço da pigmentaĂ§Ă£o;
- Características da superfície, erosões e exsudado sanguinolento;
- ReacĂ§Ă£o inflamatĂ³ria, dor ou prurido.

ATENĂ‡ĂƒO! Uma lesĂ£o suspeita deve ser sempre vista por um mĂ©dico dermatologista, preferencialmente.


Como se desenvolve o melanoma?

O melanoma tem potencial para metastizar (disseminar-se, Ă  distĂ¢ncia, a outras partes do corpo) rapidamente. Se o tumor crescer em profundidade e penetrar nos vasos sanguĂ­neos e/ou linfĂ¡ticos, pode provocar a morte em alguns meses ou poucos anos. A evoluĂ§Ă£o varia muito de pessoa para pessoa e parece estar dependente da profundidade que o crescimento do tumor atingiu e das defesas do sistema imunitĂ¡rio e ainda outros factores.

Existe alguma forma de tratamento?

O tratamento do melanoma Ă© cirĂºrgico. Tem de ser totalmente removido e com margens de segurança confirmada pelo exame histolĂ³gico (dos tecidos) da pele operatĂ³ria.

Se o tumor nĂ£o tiver metastizado, e se se proceder Ă  sua remoĂ§Ă£o cirĂºrgica, a cura aproxima-se dos 100% nos melanomas "finos". No entanto, Ă© preciso salientar que estas pessoas necessitam de controlos periĂ³dicos, pois correm o risco de desenvolver outros melanomas.

Melanomas com metĂ¡stases

Neste tipo de melanomas, podemos ainda recorrer a:
- Quimioterapia (uso de medicamentos para destruir as células cancerígenas);
- Imunoterapia (uso de medicamentos que aumentam a resposta imunolĂ³gica contra as cĂ©lulas tumorais);
- Radioterapia (uso de radiações em doses elevadas e de alta energia para destruir as células cancerígenas).

No entanto, os resultados obtidos nestes casos tĂªm baixo Ă­ndice de cura.


Espero que tenham aprendido algumas coisas sobre o melanoma e percebido a importĂ¢ncia de uma exposiĂ§Ă£o solar protegida, sendo na praia ou durante o dia, durante um passeio ou atĂ© mesmo durante os dias de Inverno. Mais, mesmo o sol nĂ£o estando a espreitar, hĂ¡ radiaĂ§Ă£o que passa e atinge a nossa pele, levando a que, mais tarde, haja problemas.



Sei que o palavreado foi um bocado médico - e, por isso, peço-vos desculpa - mas algumas coisas necessitam destes termos mais técnicos para serem explicados.



E por aĂ­? JĂ¡ sabiam o que era o melanoma? Costumam olhar para os vossos sinais?

4 comentĂ¡rios:

  1. Tinha algumas luzes do assunto, mas saio daqui muito mais consciente, sem dĂºvida! Obrigada por mais esta partilha tĂ£o Ăºtil. A regra ABCD pode ser mesmo uma excelente ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback :) Quis deixar aqui informaĂ§Ă£o o mais "acessĂ­vel" e completa possĂ­vel. Fico contente por saĂ­res daqui mais consciente da temĂ¡tica ;)

      Eliminar
  2. Post MEGA importante, obrigada! Tinha noĂ§Ă£o de algumas coisas mas hĂ¡ sempre pormenores que nĂ£o tinha noĂ§Ă£o.

    Continua!
    https://www.healthyfoodandme.com/

    ResponderEliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.