Como Cuidar Dos Cabelos Pintados? Truques E Dicas!

Pintar o cabelo é uma prática com imenso tempo, mas há que saber como cuidar de um cabelo pintado!

Como Cuidar Dos Cabelos Pintados? Truques E Dicas!

Hoje, irei explicar um pouco de como funciona a coloração do cabelo, bem como alguns truques e dicas para manterem a cor do vosso cabelo bonita e ainda, sugestões de algumas linhas de cuidados capilares específicos para cabelos pintados.

Para terem uma noção, o segmento de produtos de coloração capilar aumentou mais de 300% nos últimos meses, muito devido ao confinamento e à proibição de sairmos de casa e frequentarmos cabeleireiros. Muitas pessoas começaram a ver os seus cabelos brancos a crescerem "a todo o vapor" e quiseram contrariar isso. Na impossibilidade de recorrer a um profissional, muniram-se de tintas e fizeram a coloração do cabelo em casa.

Mas agora, vamos começar com o nosso texto propriamente dito, com uma pequena explicação de como o processo de coloração funciona.

Vamos lá?


Quando alteramos a nossa cor natural, a estrutura dos fios capilares é, por norma, oxidada com peróxido de hidrogénio. No início do processo de coloração, o esqueleto da nossa haste capilar é "aberto" através do amoníaco (ou outro), para que o oxidante penetre no interior e remova os pigmentos da cor natural, aclarando os fios para que possam receber a nova cor. O corante é constituído por pequenas moléculas que entram no interior do nosso cabelo.

Como Cuidar Dos Cabelos Pintados? Truques E Dicas!

Assim que isto acontece, desencadeia-se uma reacção química que permite desenvolver e absorver, depois, a nova cor. Ao introduzirmos tantos químicos no ADN capilar, este enfraquece e fica mais baço. Mas não existem motivos para alarme, desde que se tenha cuidados com os cabelos pintados, porque, acreditem, um cabelo pintado é uma cabelo que precisa de ser bem tratado; caso contrário. fica um cabelo feio e com um aspecto nada saudável.

Desta forma, apresento-vos alguns truques e dicas do que devem fazer quando se se aventurarem em pintar o vosso cabelo (ou algum profissional o fazer).


Nutrir e hidratar o cabelo - preparação do cabelo

Antes de pintarem o vosso cabelo, há que dar-lhe nutrição e hidratação. As máscaras e os condicionadores são os principais aliados. Há que evitar abusar do secador ou do ferro de alisar, além de garantir que o cabelo se encontra limpo e livre de impurezas, uma vez que os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo fazem com que a tinta não "adira" tão bem.

Não lavar o cabelo depois de o pintar

Este é um dos muitos erros que as pessoas ainda cometem. Quando pintarem, esperem pelo menos 24 horas para lavar os fios, isto porque irá dar mais "tempo" para que a cor se revele.

Escolher os produtos mais indicados

Em casa, é importante utilizar cuidados que impeçam que a cor fique "esbatida". Há que evitar produtos com álcool e sulfatos, de modo a permitir que a cor fique mais luminosa durante mais tempo.

Utilizar uma máscara

Não basta lavar apenas o cabelo como muitas pessoas pensam, e uma máscara não serve apenas para hidratar o cabelo. As máscaras são o produto que devem ter caso pintem o cabelo. Independentemente dos fios estarem danificados ou não, é importante incorporá-las na vossa rotina capilar. Não só para manutenção, mas também para garantir cores saudáveis e brilhantes.

Lavar o cabelo com água fria

Por muito que vos possa custar - sobretudo nos meses mais frios - o esforço vai valer a pena. As lavagens com água quente levantam as cutículas da camada externa do cabelo, originando perda de humidade e cabelo frisado. Devem adoptar o hábito de lavar o vosso cabelo com água fria, de forma a "selar" as cutículas, controlar o aspecto frisado e definir a cor. Se não conseguirem tomar banho de água fria, usem-na apenas para lavar o cabelo.

Manter uma distância de segurança dos aparelhos de secagem

Eu sei que este ponto parece uma medida de desconfinamento devido ao Covid, mas aqui também se aplica. Para quem não consegue abdicar do secador, há que manter uma distância de, pelo menos, 15 centímetros do cabelo. Para além disto, reduzir o uso de equipamentos de styling no dia-a-dia também é aconselhado, uma vez que contribuem para o desvanecimento da cor.

O que aconselho? Secar ao ar, em vez de o encaracolar ou alisar com prancha. Quando tal não for possível, aplicar um protector de cabelo primeiro e optar por um ferro com placas de cerâmica.

Cortar o cabelo regularmente

De forma a manter um cabelo forte e saudável, este deve ser cortado com alguma frequência - quem quer andar com um cabelo desgrenhado e com um aspecto nada bonito?. Se o fizerem a cada dois meses, por exemplo, evitam pontas duplas, o enfraquecimento capilar e ainda a queda de cabelo. Claro está que a queda de cabelo não é influenciada pela frequência de lavagem do cabelo e do couro cabeludo, mas um couro cabeludo limpo é um cabelo saudável!

Cuidados com a alimentação

Acho que não é novidade para ninguém que as nossas escolhas alimentares reflectem-se na aparência da nossa pele, unhas e cabelo. Como tal, é recomendado seguir uma alimentação rica em ferro (carne, peixe, ovos e frutos secos), um dos maiores fortificantes capilares. Não se esqueçam também da vitamina A (peixe, espinafres, cenoura, pimento e batata-doce), que dá brilho ao cabelo e hidrata.

Proteger o cabelo do sol

ATENTEM NESTE PONTO, "PAMORDEDEUS", senhores e senhoras (risos).

Para além de não ser benéfico para a nossa saúde, quando em excesso, a exposição directa ao sol e aos raios ultravioleta não só é prejudicial para as madeixas, como também "desbota" a (nova) cor do cabelo. O sol aclara naturalmente o cabelo e quebra as ligações químicas que estão presentes na tinta. Para evitar que tal aconteça, há que proteger o nosso cabelo com chapéus ou com protectores solares capilares.

Como Cuidar Dos Cabelos Pintados? Truques E Dicas!

Agora que já tiveram uma "pequena" explicação de como o processo de coloração ocorre e quais os cuidados a ter com os mesmos, vou deixar-vos algumas (poucas) sugestões de gamas (e respectivas marcas) para o cuidado de cabelos pintados. Com os produtos certos e adequados ao vosso couro cabeludo e a cabelos pintados, não têm como ficar com o cabelo feio e uma cor nada bonita.

Como Cuidar Dos Cabelos Pintados? Truques E Dicas!
Phyto Color

Como Cuidar Dos Cabelos Pintados? Truques E Dicas!
Phyto Millesime

Como Cuidar Dos Cabelos Pintados? Truques E Dicas!
Klorane Romã

Como Cuidar Dos Cabelos Pintados? Truques E Dicas!
Kerastase Reflection

Quem tem cabelos pintados ou com madeixas? Como tratam deles? Conheciam estes truques?

2 comentários:

  1. Tenho que transmitir algumas destas dicas à minha mãe :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os cabelos pintados são muito difíceis de tratar. É preciso ter imensos cuidados para o cabelo ficar bonito e não ficar com aquele aspecto inestético tipo palha ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.