Solários vs. Autobronzeadores: Quais As Diferenças?

Existem algumas diferenças entre os solários e os auto-bronzeadores e hoje venho dizer-vos quais são.

Solários vs. Autobronzeadores: Quais As Diferenças?


Esta também foi uma das vossas sugestões que me deram no instagram aqui há umas semanas e, apesar de já ter falado de solários e de auto-bronzeadores aqui no blogue, achei que faria sentido condensar esses dois textos e fazer um pequeno resumo aqui. No entanto, para quem quiser conhecer estas temáticas mais pormenorizadamente, poderá carregar nos links.

Comecemos pela coisa mais simples: o que ambos têm em comum? Simples. São métodos de bronzeamento artificial, sendo que um deles acarreta sérios danos para a nossa pele, enquanto o outro não. Mas agora vou começar a explicar um deles individualmente.

O que são os solários?

Os solários não são mais do que câmaras de luz ultravioleta "concentrada", com sessões de duração variada. No entanto, existem alguns problemas associados ao uso dos mesmos. Se eu sou a favor do uso de solários por questões estéticas? Não! Por mim, fechavam todos.

Solários vs. Autobronzeadores: Quais As Diferenças?

Contudo, e tal como podem ver no artigo do blogue que já fiz aqui, existem situações em que as câmaras de radiação ultravioleta podem ser vantajosas, nomeadamente uma doença de pele que é a psoríase.

Mas voltemos a dados sobre os solários:

De acordo com o The Cancer Research UK, a probabilidade de desenvolver cancro de pele em quem frequenta solários é seis vezes mais do que quem apanha sol nas horas mais perigosas! Para além disso, alguns estudos têm demonstrado uma relação directa entre o envelhecimento prematuro da pele e a utilização de solários. Porquê? Devido ao tipo de raios UV utilizados neste método de bronzeamento artificial.

Que raios são emitidos nos solários?

Os solários usam um dispositivo que emite raios UV para produzir um bronzeado cosmético. A luz UV emitida produz raios UVA (cerca de 95-99%) e poucos ou nenhuns raios UVB (cerca de 1-5%), enquanto o sol produz os dois tipos de raios UV, com os UVA a representar 90-95% e os UVB 5-10%.

Conseguem já ter uma ideia das diferenças, certo? Tendo em conta que os UVA são responsáveis pelo envelhecimento cutâneo (A de aging) e os UVB pelo bronzeado (B de bronzing), esta diferença é mais que suficiente para que, com a utilização de solários, haja danos na nossa pele.

Que riscos associados à utilização de solários?

Os UVA, mais produzidos pelos solários, podem, indirectamente, causar danos oxidativos e stress e, como têm comprimentos de onda maiores do que os UVB, podem penetrar mais profundamente na nossa pele. Para além disto, uma vez que os raios UVA não produzem vitamina D, não existem benefícios.

Sumariamente, podemos descrever os solários desta forma, bem como os seus "benefícios". Confesso que me causa alguma confusão as pessoas promoverem a utilização de solários nas redes sociais. É algo que me deixa apreensivo enquanto farmacêutico, porque penso que as pessoas não têm verdadeiramente noção dos problemas que os solários podem trazer na nossa pele.

Mas falemos, agora, de auto-bronzeadores...

Também este é um método de bronzeamento artificial, mas à base de produtos cosméticos. São produtos que "pintam" a nossa pele gradualmente, dando-nos (ou intensificando) a cor que temos (ou obtivemos da exposição solar):

Como é possível?

Devido a uma substância presente neste tipo de produtos - a dihidroxiacetona - que interage com os aminoácidos presentes na camada superficial da nossa pele e produz melanoidina, que é responsável pela cor que "simula" o bronzeado.

Solários vs. Autobronzeadores: Quais As Diferenças?

Existe uma lista de alguns cuidados que devem ter na utilização de um auto-bronzeador, nomeadamente, esfoliação da pele nos dias anteriores - e respectiva hidratação -. certificar que espalhamos o produto pelo corpo todo e não nos esquecemos de nada, entre outros (poderão consultar mais cuidados aqui).

Quem são as pessoas que tiram o maior partido dos auto-bronzeadores?

A função de um auto-bronzeador é estimular a pigmentação da pele para dar cor à mesma, sem o risco dos danos cumulativos causados pela exposição repetida ao sol. Assim, este é o produto ideal para quem quer andar bronzeado o ano inteiro; pessoas que querem manter o bronzeado obtido durante o Verão; e pessoas que, antes da exposição solar, querem ter uma cor para não parecerem "fantasmas" quando forem a primeira vez para a praia.

Para além disso, quem também irá beneficiar do auto-bronzeador são as pessoas com rosácea. Nos portadores desta doença de pele, a exposição solar não é aconselhada, pois a sua condição dermatológica agrava-se. Assim, se estes quiserem ter a sua pele bronzeada, podem ver nos auto-bronzeadores excelentes aliados para essa sua missão: ter uma pele bronzeada sem as complicações de uma pele com rosácea.

Em suma

Apesar de ambos os métodos serem de bronzeamento artificial, aquele que eu recomendo, como devem imaginar, é a utilização de auto-bronzeadores. São mais seguros para nós e para a nossa pele, apesar do seu efeito ser gradual. Há que pensar primeiro na nossa saúde antes de questões estéticas, pelo que de mim nunca vão receber aconselhamento nesse sentido.

E vocês? Preferem solários ou auto-bronzeadores?

6 comentários:

  1. Nunca investi nestes dois métodos. No entanto, a fazê-lo, optaria sempre pelo auto-bronzeador!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Solários, nem pensar, no meu caso. Auto-bronzeador tenho sempre aquele receio de ficar às manchas, mas um dia arrisco xD

      Eliminar
  2. Auto-bronzeadores sem dúvida! Tenho a mesma opinião que tu, para mim os salários era encerrar de vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só consigo "entender" o conceito de solário para tratamentos de doenças cutâneas.

      Eliminar
  3. A optar por um dos dois, seria auto-bronzeadores de certeza! Concordo contigo, os solários são um perigo.
    Eu estou muito bem como estou, sou branquinha e não me incomoda, prefiro ser saudável do que andar aí a cometer loucuras só para estar mais bronzeada.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vejo muitas coisas nas redes sociais e o número de pessoas que promovem os solários por razões estéticas preocupa-me, sinceramente! Eu também, a optar por um, que seja o autobronzeador, nem que fique às manchas xD

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.