Essências: Um Passo Desnecessário Para A Nossa Pele?

Hoje venho falar-vos de um produto que tem sido bastante divulgado aqui na Europa: as essências.

Essências: Um Passo Desnecessário Para A Nossa Pele?

Sem dúvida que os rituais de beleza e de cuidados de pele coreanos chegaram para influenciar e mudar, de certa forma, o mercado europeu de produtos cosméticos, nomeadamente com a introdução de novas técnicas de aplicação dos produtos, bem como de novos passos na hora de cuidar da nossa pele.

A título de curiosidade, as mulheres coreanas demoram, em média, uma hora e meia na aplicação dos produtos cosméticos, que são, mais uma vez em média, quinze.

Quinze produtos numa hora e meia.


Mas, segundo elas, todos os produtos têm o seu propósito. E um deles é o tipo de produtos que vos venho falar aqui nesta texto - as essências.

Possivelmente, e para os mais desatentos a esta temática, nunca ouviram falar de essências. Afinal, o que são? Não são mais do que concentrados com texturas aquosas que mantêm a nossa pele húmida e macia. O principal objectivo destes produtos é "encharcar" a nossa pele com humidade (explicando isto de uma forma minimamente simples).

NOTA: há que ter em atenção que a nossa pele é como uma esponja que, quando molhada, torna-se mais absorvente, para que haja uma melhor penetração dos produtos cosméticos aplicados nos passos seguintes.

Assim, as essências são um passo importante na rotina das mulheres coreanas que a aplicam antes de qualquer produto (e depois da limpeza). Além de hidratarem, as essências também vêm com outros ingredientes que deixam a pele firme e luminosa. Actualmente, vemos essências com funções hidratantes, firmeza (pelo seu efeito tensor) ou iluminadoras para a nossa pele.

Mas se são texturas mais fluídas, e aplicadas antes dos restantes produtos, podemos dizer que são iguais a um sérum?

Não propriamente e eu explico porquê! Apesar de apresentarem uma textura semelhante, um sérum vem, normalmente, em frascos mais pequenos e concentrações mais altas de ingredientes muito específicos, enquanto as essências podem ser misturadas com muitos e variados ingredientes que se vão fundir na pele.

Agora o mais importante: como utilizar?

Podem colocar de duas formas: ou encharcam um disco de algodão e colocam ao longo do rosto, exercendo ligeiras pressões em diversos sítios do rosto ou (e aqui é de acordo com o ritual coreano) colocam um pouco nas pontas dos dedos (espalhamos o produto suavemente ao longo dos dedos todos, não é?) e pressionam lentamente ao longo do rosto, começando no queixo indo em direcção à testa.

Que essências existem no mercado português?

Eu neste momento estou a utilizar a Essência de Água Iluminadora da Uriage. Utilizo logo a seguir à aplicação da bruma hidratante (que uso como tónico), com ligeiras pressões ao longo do rosto, e deixo absorver.

A sensação é bastante fresca e parece (atenção que eu disse PARECE) que fico com o rosto selado, mas preparado para os cuidados seguintes.

Assim que esta terminar, já tenho a Essência Force Supreme da Biotherm Homme que me chamou imenso a atenção e eu senti aquele "impulso" (sim, vamos chamar impulso xD) em comprar e tê-la do meu lado. Se quiserem, posso fazer review de um deles aqui no blogue ou no meu instagram.

Seguidamente, apresento-vos três opções que encontrei e que podem experimentar, pois considero boas opções (duas delas já falei nos parágrafos anteriores, e uma terceira - da Caudalie - fruto da minha pesquisa).


Essências: Um Passo Desnecessário Para A Nossa Pele?

E por aí? Já se renderam às essências? Algo que queiram experimentar?

4 comentários:

  1. Ando sempre a dormir no que toca a estes produtos, por isso desconhecia por completo :p
    Apesar disso, o conceito é mesmo interessante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um conceito que este ano começou a aparecer. Quer dizer, já apareceu há mais tempo, mas eram produtos que uma pessoa "nem reparava". Agora, com cada vez mais "consciência" na cosmética coreana, estes produtos começam a ser mais divulgados!

      Eliminar
  2. Desconhecia por completo o conceito e acho que, de momento, não consigo introduzir mais nada na minha rotina. Mas ao menos fiquei a saber o que é e, quem sabe, talvez um dia volte a ter tempo de me dedicar mais a estas coisas =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também achava que não ia adicionar mais produtos à minha rotina, mas acontece que decidi dar uma oportunidade a este produto na rotina nocturna e olha que tem-me dado resultado dado que tenho sentido a minha pele mais confortável.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.