Review Musa Champô Sólido Masculino: Que Diferenças?

Vamos a mais uma review? Desta feita, de um champô sólido.

Review Musa Champô Sólido Masculino: Que Diferenças?

Há algum tempo atrás, e sem contar (mesmo!), recebi um pacote da Musa Natural Cosmetics com alguns produtos e um deles era o Champô Sólido Masculino 2 em 1 - Barba e Cabelo (#oferta). Os outros dois produtos eram um sabonete de limpeza facial e um esfoliante capilar sólido (produtos que ainda não testei pelo que não vos posso dar uma review deles).

Confesso que já andava há algum tempo com curiosidade de experimentar um champô sólido e quais as diferenças que o meu cabelo ia sentir entre a utilização de um sólido e de um líquido. Os cosméticos sólidos são uma tendência relativamente recente e são uma alternativa mais amiga do ambiente e possuem algumas diferenças nomeadamente em termos de formulação e "exigências" para a conservação do produto (mais faladas mais à frente neste texto).

Assim, e sem mais delongas, deixo-vos a apresentação do produto, por parte da Musa Natural Cosmetics:

Criámos um Champõ Sólido a pensar exclusivamente nos Homens. Este pode ser utilizado tanto na barba como no cabelo e tem como ingredientes principais a cerveja preta, cânhamo e alfarroba.

A alfarroba é rica em vitaminas do complexo B (principalmente B1 e B2) e no combate dos radicais livres. O cânhamo nutre a fibra capilar e melhora a elasticidade. Contém muitos ácidos gordos, proteínas, vitaminas e outros nutrientes. Contém ainda proteínas de trigo que funcionam como condicionador.

Composição 100% natural, feito com tensioactivos à base de coco, minerais triturados para dar a cor e óleos essenciais para dar o aroma. Livre de elementos químicos desnecessários para criar espuma. O cabelo fica mais brilhante e visivelmente mais saudável.

É um champô livre de plástico, biodegradável, feito à mão e vegan-friendly.

Vamos agora à minha review:

Primeira vez a utilizar um champô sólido. Pensava eu que teria de o utilizar como um sabonete "normal" para as mãos - esfrega pelas mãos, esfrega no couro cabeludo e toca a massajar o couro cabeludo molhado...

Meus amigos: aquilo fez tanta, mas tanta espuma que eu parecia o Pai Natal! #ARirAté2050 Mas não é por causa dos agentes espumosos em abundância no produto - que não tem - mas sim porque fui um cepo e utilizei imensa quantidade. Conclusão: um champô que dura entre 2 a 3 meses, agora se durar 2 meses já é uma vitória! #Risos

NOTA: opah, um gajo aprendeu. Acreditem.

Tenho o champô no saco do ginásio (muito mais prático do que levar um frasco de champô líquido - não há o risco de verter) e quando o lavo, sinto o cabelo solto. No entanto, e tal como já referi à responsável pela Musa Natural Cosmetics, sinto que a haste fica um pouco seca. Podia ser do excesso de quantidade de champô, mas mesmo utilizando pouca quantidade, este efeito está presente, pelo que necessitava de utilizar um condicionador a seguir.

NOTA: atenção que esta é a minha experiência. Em vocês pode não haver este "problema". A minha experiência não precisa de ser obrigatoriamente a vossa.

Falemos agora das maiores diferenças relativamente aos champôs líquidos

Para além do óbvio (um ser sólido e outro líquido - duh!), os champôs sólidos apresentam-se como uma alternativa mais amiga do ambiente, para além de apresentarem um teor reduzido (senão ausente) de água. Este facto faz com que não seja necessária a utilização de conservantes.

Review Musa Champô Sólido Masculino: Que Diferenças?

Uma maior concentração de água faz com que haja uma maior probabilidade de proliferação microbiana e, durante a fase de produção, há que fazer testes de presença/ausência de agentes patogénicos (dependendo do local de aplicação do produto, os limites máximos diferem). Os cosméticos sólidos não necessitam de conservantes e não necessitam de realizar este tipo de testes (a menos que a marca assim o deseje).

No entanto, há alguma controvérsia quanto à real segurança dos produtos ou da estabilidade dos mesmos. Se colocarmos os cosméticos sólidos dentro de uma caixa ou pendurados na banheira, os mesmos acabam por estar em contacto com o ar e humidade, pelo que pode existir "restos" de água no cosmético e, com isso, haver o risco de proliferação bacteriana e, posteriormente, existir alguma intolerância ou desenvolvimento de algum tipo de reacção cutânea.

Sendo um produto de enxaguamento (rinse-off) não irá ficar produto no couro cabeludo, mas a água que fica presente no cosmético, se levar a proliferação bacteriana, pode levar a intolerâncias cutâneas. Contudo, se compararmos com os cosméticos sem enxaguamento (leave-on) como por exemplo as manteigas corporais, estas apresentam um maior risco de provocar algum tipo de reacção cutânea, pois não vão ser removidos com água.

Estes últimos parágrafos foram apenas a título de curiosidade, para quem se interessar pelo processo de produção dos produtos cosméticos per se. Claro está que todos os procedimentos, bem como yestes de estabilidade (em tempo real e de estabilidade acelerada) e ingredientes estão regulamentados. Para além disso, a nossa Entidade Competente - o INFARMED - no caso de existir algum tipo de inconformidade, insurge-se e trata de retirar os produtos do mercado.

Finalizando, esta é a minha review com o Champô Sólido Masculino 2 em 1 da Musa Natural Cosmetics. Se vocês quiserem um produto prático e super fácil de aplicar - para além de render imenso (desde que não sejam cepos como eu) - têm aqui uma boa opção. Apesar de, no meu caso, a haste ficar um pouco seca depois de remover o champô, o couro cabeludo fica impecável e não apresenta qualquer tipo de reacção.

Gostaram da review? Já experimentaram algum champô sólido?

2 comentários:

  1. Utilizei uma vez [de uma marca que já nem me recordo] e senti o mesmo que tu. Embora utilize condicionar, preferia que não ficasse tão seco. Ainda assim, tenho imensa curiosidade com os da Musa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Musa tem um champô sólido indicado para cabelos secos, pelo que pode ser uma opção para ti. No entanto, brevemente irão ser lançados condicionadores sólidos que irão complementar estes champôs. Questão de ficares atenta ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.