Acne | Que Cuidados A Ter? Como Cuidar?

Para quem me segue no instagram, sabe que tenho feito umas publicações sobre acne.

Acne | Que Cuidados A Ter? Como Cuidar?

Desde cuidados essenciais, passos que considero importantes, até algumas dicas de como cuidar da pele, estes são apenas alguns dos temas que poderão (e ainda irão) encontrar por lá. De momento, existe um passatempo a decorrer, pelo que podem ir a correr (depois de lerem este texto, como é óbvio) participar.

Mas, afinal, quais são os produtos que uma pele oleosa com tendência a acneica deve ter?

Essencialmente, os mesmos que qualquer tipo de pele que existe, com produtos adaptados para essa "condição". Os produtos de limpeza devem respeitar o pH fisiológico da pele, não devem ser demasiado deslipidantes - ou seja, retirar a gordura natural da nossa pele em excesso, para não existir o temido efeito rebound (sim, ele existe. Não me venham com coisas), entre outros.

Assim, seguidamente, irei falar-vos daqueles cuidados básicos que vocês - "portadores" (podemos utilizar este termo?) de pele oleosa a acneica - devem ter.

Limpeza

Tal como referi, nada demasiado agressivo. Se vocês sentirem a vossa pele a repuxar depois de passarem o produto de limpeza, das duas, uma: ou o produto é demasiado agressivo para a vossa pele - e que está a deixá-la desprotegida e com a barreira cutânea comprometida - ou a vossa pele não é assim tão oleosa que precise de um cuidado tão específico.

Por norma, as peles deste tipo preferem limpeza com enxaguamento. Sentem conforto quando passam água (tépida) pelo rosto a fim de remover as impurezas. Por isso, as texturas que poderão privilegiar passam por geles de limpeza ou então mousses (apesar da polémica sobre estas por possuírem sulfatos e agentes detergentes agressivos para a pele). A minha opinião? Se se sentem bem a utilizar uma mousse e veem resultados, então continuem.

E óleos de limpeza, Ricardo? Podem usar? Faz sentido?

Na minha opinião, não vejo qualquer problema em utilizar um óleo de limpeza. Este irá "derreter" a maquilhagem (para quem utilizar), FPS, impurezas lipossolúveis que irão ser "arrastadas" na remoção do óleo com a água. Mais à frente irei falar um pouco mais sobre o processo de dupla limpeza - algo adotado das rotinas coreanas de cuidados de pele que tem ganho cada vez mais adeptos aqui no Ocidente.

Hidratação

Existe "todo um movimento" contra os produtos que dizem "matificante" na embalagem, pois defendem que os mesmos retiram a gordura natural do nosso rosto. Vocês sabem que eu não sou fundamentalista, e eu próprio utilizo cuidados matificantes no Verão; caso contrário a minha cara fica a "pingar óleo" ao longo do dia.

No entanto, se vocês não se sentirem confortáveis com este tipo de produtos, procurem cuidados hidratantes, mas de texturas ligeiras. Porquê ligeiras? Vocês só precisam de hidratação e não de nutrição, por isso, uma textura ligeira (em qualquer uma das marcas) irá dar essa hidratação que precisam "sem pesar" no rosto.

Podemos usar um sérum?

Sim. Podem utilizar um sérum hidratante (por exemplo) antes do cuidado de rosto habitual ou então só utilizar o sérum, se sentirem conforto usando apenas este produto. Eu utilizo os dois, mas há pessoas a quem recomendo apenas o sérum - é um produto mais concentrado em ativos, mais caro (óbvio, certo?), mas é "amigo" das pessoas que não querem perder muito tempo de manhã a cuidar da sua pele.

Proteção Solar

Este passo é obrigatório em qualquer tipo de pele. As peles oleosas não são exceção, principalmente para aquelas mulheres que tomam a pílula anticoncecional (que é um medicamento que deixa a pele mais sensível ao sol, pelo que é necessário protetor solar) ou então as pessoas que utilizam medicamentos por via oral no combate à acne (em casos mais graves, e como irei falar mais à frente aqui no blogue) em que, não só precisam de protetor solar obrigatoriamente, como de outros cuidados.

Relativamente a texturas, aqui convém preferir texturas ligeiras, pois se as peles oleosas a acneicas utilizarem produtos mais untuosos, correm o risco de haver oclusão e a acne piorar e surgirem comedões fechados (ou seja, pontos brancos de gordura).

Existe algum passo extra, Ricardo?

A meu ver, sim. Dois passos - esfoliação (exceto quem tem acne inflamatória, pois a esfoliação irá promover a proliferação de bactérias pela pele, ou acne mista ou polimórifica, pelas mesmas razões). Uma esfoliação ligeira, de preferência química/enzimática, que não tenha grânulos que possam magoar a pele).

Um outro cuidado que acho que deve ser tido em conta é a utilização de produtos "on-the-spot", ou seja, produtos de aplicação localizada, sejam eles loções concentradas ou então pastas. Estes não são mais do que produtos que colocamos em cima das lesões/borbulhas, deixamos atuar e, no outro dia, as mesmas encontram-se com melhor aspeto e de menor volume.

NOTA: este tipo de produtos consegue ser bastante útil neste momento, devido ao uso contínuo de máscara que tem propiciado ao aparecimento de maskne - acne devido à falta de "respiração da pele" com uma máscara em cima.

Acne

Assim, e em suma, estes são os cuidados que, a meu ver, fazem sentido uma pele oleosa a acneica ter. Em situações de acne ligeira, poderá não ser necessária a visita ao médico dermatologista, mas em situações mais graves, recomendo vivamente uma visita ao mesmo para vos aconselhar o melhor protocolo de tratamento e avaliar a necessidade de algum cuidado complementar ou medicação oral.

Espero que tenham gostado deste texto e qualquer questão, podem deixar nos comentários ou então enviar uma mensagem pelo instagram. Respondei com todo o gosto.

Por aí há pessoas com acne? Que cuidados utilizam?

4 comentários:

  1. Fico sempre tão esclarecida quando te visito! Obrigada por mais uma publicação fantástica e direta, ajuda imenso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback :) Tentei resumir ao máximo, porque podíamos ramificar isto de várias formas e ter diversos textos!

      Eliminar
  2. Boa noite agradeço desde já as tuas informações teu blog são excelentes.

    Pretendi fazer uma pergunta existe algum creme específico para o pescoço e colo tenho 41 anos.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback, antes de mais :)
      Existem alguns produtos, sim. Tenho um post aqui no blogue com esse tema abordado :)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.