Árvore-Do-Chá | Como Tirar Partido Dos Seus Benefícios?

Hoje vou falar de um "ativo" bastante conhecido na cosmética - o óleo da árvore-do-chá.

Árvore-Do-Chá | Como Tirar Partido Dos Seus Benefícios?

Este ativo encontra-se presente em algumas linhas de produtos cosméticos e hoje vou dar-vos a conhecer, não só a sua origem e função, assim como a sua aplicabilidade na nossa rotina e benefícios quando incorporada nos produtos cosméticos.

Comecemos com um bocadinho de História...

Os aborígenes da Austrália e Nova Gales do Sul usavam este óleo há centenas de anos devido às suas propriedades antisséticas. A árvore, inicialmente, só se desenvolvia numa área pantanosa de Nova Gales do Sul, mas, atualmente, devido às suas reconhecidas propriedades, está a ser plantada em todo o mundo.

NOTA: embora se chame árvore-do-chá, não está relacionada com o chá que comummente bebemos. O nome advém de um descobridor inglês chamado James Cook que o usou como aromatizante para o chá.

O óleo da árvore-do-chá obtém-se da destilação das folhas da árvore Malaleuca alternifolia (percebem agora de onde vem o "nome alternativo" de óleo de malaleuca?) que é originária da Austrália.

Este óleo apresenta uma ação antissética tripla: atua contra as bactérias, fungos e vírus, para além de apresentar propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, desodorizantes, expetorantes e antiacneicas.

NOTA: sendo um óleo essencial, assim como todos os outros óleos essenciais, não devem ser ingeridos e deve evitar-se o seu contacto com os olhos.

Quais as aplicações do óleo da árvore-do-chá?

Como todos os óleos essenciais, apresenta um grande poder de penetração na pele. Todos os produtos cosméticos que apresentam este óleo na sua composição (exemplos na imagem mais à frente). têm uma ação regeneradora da pele.

Apesar de apresentar diversas aplicações, eu vou apenas indicar aquelas relacionadas com a pele no geral, mas fiquem com a ideia de que é um ativo que pode ser utilizado para tratamento de eliminação de piolhos, por exemplo.

Verrugas:

Pode ser aplicada uma gota de óleo essencial diretamente sobre a verruga, à noite, e tapar. Na manhã seguinte, devemos destapar e deixar a verruga "andar livremente", sendo que a duração deste "tratamento" depende da dimensão da verruga.

Higiene Corporal:

É um óleo recomendado principalmente para pessoas que frequentam ginásios, piscinas ou outro local público, porque nestes locais há uma grande exposição a múltiplas infeções. Pode ser adicionada algumas gotas no produto de higiene corporal que utilizam no vosso dia-a-dia.

NOTA: claro que em tempos de pandemia, como vivemos atualmente, não frequentamos tanto estes lugares, mas, no futuro, quando isto passar, voltaremos à normalidade (diferente, seguramente) e podem ter isto em atenção.

Acne:

Quem nunca viu as linhas "verdes" das marcas de produtos cosméticos com a presença do óleo essencial da árvore-do-chá? As linhas verdes são direcionadas para peles oleosas e com tendência acneica (só essa nota).

Para aquelas borbulhas que não contenham infeção (sem pus, sem o ponto branco) e não estejam horrivelmente grande, podem aplicar este óleo essencial de uma de duas formas:
- Num disco de algodão embebido em água, colocar uma gota do óleo e aplicar na borbulha ou;
- Aplicar diretamente sobre a borbulha, uma a duas vezes por dia, com a ajuda de um cotonete.

Cabelo:

Regula a atividade das glândulas sebáceas, pelo que é uma solução para couro cabeludo oleoso e ajuda a combater a caspa, devido à sua ação fungicida.

Bolhas e pós-barbear:

Aplicar uma ou duas gotas do óleo diretamente sobre as bolhas, três vezes por dia, para acalmar a dor e prevenir infeção. No pós-barbear, pode ser diluída uma ou duas gotas do óleo no produto pós-barba habitual e aplicar - também irá acalmar a pele e diminuir a "probabilidade" de algum tipo de infeção.

Árvore-Do-Chá | Como Tirar Partido Dos Seus Benefícios?
(da esquerda para a direita) Jowaé Gel SOS Anti-imperfeições, Jowaé Loção Adstringente Purificante, The Body Shop Tea Tree Facial Wash, The Body Shop Tea Tree Night Lotion, The Body Shop Tea Tree Mask Scrub 3 in 1

Tal como referi, o óleo da árvore-do-chá tem outras aplicações, mas não as vou referir aqui, pois acho que não estão relacionadas com o âmbito deste texto.

Eu já utilizei uma máscara esfoliante com o óleo de malaleuca na sua composição (encontra-se na imagem) e posso dizer-vos que gostei do resultado. Claro está que o produto tem óleo na sua formulação, não sendo 100% óleo essencial, pois, caso contrário, não o iria utilizar.

NOTA: é um óleo essencial, e estes são muito concentrados em diferentes ativos, pelo que é preciso muito cuidado na aplicação destes na pele. Tenham cuidado e não apliquem o óleo diretamente na vossa pele.

Quem por aí já usou produtos com o óleo da árvore-do-chá?

10 comentários:

  1. Nunca usei produtos com este óleo e, na verdade, nem conhecia muito sobre ele, mas fiquei espantada com a quantidade de ações que ele pode ter!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acredita que não apresentei aqui todas porque ele é um óleo essencial que pode ser usado de várias formas. Mas a linha da The Body Shop já deves ter visto, não?

      Eliminar
  2. È um ingrediente que me deixa sempre muito curiosa, mas assumo que ainda não arrisquei comprar por não saber se se apapta/aplica à minha pele...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres pele oleosa, pode ajudar-te ou então para alguma borbulha localizada. Se tiveres pele seca, não recomendo ;)

      Eliminar
  3. Hello :)
    Primeiro, não conhecia esta coisa da árvore do chá. Mas achei MEGA interessante os produtos onde se encontra o óleo. Não fazia a mínima. Em relação a óleos essenciais, acho que era um belo tema para post.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que já pensei nisso, mas acho que depois não encontrei informação minimamente interessante. Relativamente ao Tea Tree, nem pelas imagens dos produtos da TBS ouviste falar?

      Eliminar
  4. Não tínhamos ideia que podia ter tantos benefícios, e que podia ser usado em em tantas situações. Temos ideia que nunca usamos nenhum produto com o óleo essencial da árvore do chá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um ingrediente que já é utilizado há algum tempo em produtos cosméticos, mas sinto que não é do conhecimento de toda a gente, principalmente os seus benefícios. O objectivo deste texto era mesmo esse ;)

      Eliminar
  5. Já tinha ouvido falar. As mães americanas juram que é óptimo para afastar piolhos! Não me recordo se alguma vez experimentei. Obrigada pela explicação! Foi muito exaustiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma das aplicações que este óleo essencial tem é mesmo essa: aliás, existem marcas cujo principal ingrediente não é inseticida nem silicones, mas sim o extrato da árvore-do-chá!

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.