Natal | Como Festejar Este Ano?

Hoje falamos de Natal, pois é 25 de Dezembro.

Natal | Como Festejar Este Ano?

Sei que hoje, provavelmente, ninguém irá andar por aqui a ler blogues, mas, mesmo assim, achei que deveria ter aqui um texto sobre a forma como irei celebrar o Natal este ano.

O Natal por aqui nunca foi um Natal com multidões à mesa. O pessoal aqui em casa já se juntou alguns anos com os meus tios e primos; agora é com o meu avó materno, avó materna, irmão, cunhada, sobrinhos e os meus Pais.

Claro está que este Natal, em plena pandemia, tivemos que pensar um bocado e, infelizmente, existem duas pessoas que não irão estar presentes aqui em casa - por opção, entenda-se - os meus avós. Tendo em conta a idade "avançada" que ambos apresentam, e de forma a resguarda-los, eles não vieram.

Assim, o meu Natal é com os meus Pais, irmão, cunhada e sobrinhos. Confesso que desde 2013 que sou Tio e o Natal com crianças tem sempre mais "piada". Melhor ainda agora que já conseguem ser verdadeiros "traquinas" e brinco com eles - às vezes, pareço eu a criança de tão entusiasmado fico com algumas coisas.

Ainda existiu Pai Natal - pois eles acreditam - que, aqui em casa, sou eu. Este ano foi uma entrega de presentes diferente, pois o Pai Natal, devido à pandemia, para se resguardar, enviou os seus ajudantes para distribuírem os presentes pelas crianças. E foi o que se passou por aqui. Ver a cara de felicidade dos meus sobrinhos ao "me verem" a entregar os presentes do Pai Natal é impagável e é daquelas coisas que dificilmente se esquece.

Mas não deixa de ser Natal. Não deixo de estar com os meus e com quem estou durante o ano inteiro. Podemos ser poucos, mas "fazemos a festa". Acima de tudo, foi um Natal em segurança e com as devidas precauções. Um Natal diferente, certamente, mas o que conta são as pessoas e os momentos e isso deve ser o mais importante.

Espero que o vosso Natal tenha sido calmo e, dentro dos possíveis, igual ao dos anos anteriores. Que seja a renovação de esperança de que o próximo ano nos "livre" deste "bicho" que nos veio mostrar que nada é eterno, que há que dar valor às pequenas coisas, aos pequenos gestos, dar valor às pessoas. Também veio colocar-nos à prova emocionalmente, pois estes meses não têm sido fáceis para ninguém e, infelizmente, há imensa gente que não se encontra bem emocionalmente - muito menos estável. Que este dia seja "o ponto de viragem".

A todos vocês que me acompanham, continuação de um Feliz Natal e não comam muito #ARirAté2050

12 comentários:

  1. « Acima de tudo, foi um Natal em segurança e com as devidas precauções. Um Natal diferente, certamente, mas o que conta são as pessoas e os momentos e isso deve ser o mais importante», assino por baixo! Este ano, fomos menos à mesa, mas arranjamos maneira de estarmos todos juntos. Não é o cenário ideal, mas é o mais seguro. E o importante é saber que estão todos bem.

    Continuação de um excelente Natal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que o teu Natal tenha corrido bem. De facto, o mais importante é estarmos todos bem e em segurança :)

      Eliminar
  2. De facto, "não deixou de ser Natal". Foi diferente: no meu caso, os meus avós paternos não passaram connosco, mas com os meus tios e primos (também não estivemos todos juntos este ano); a minha avó materna não saiu do lar e a minha bisavó faleceu este ano. Contudo, mantivemos as tradições, reunimo-nos com a minha irmã, o meu cunhado e os pais dele e divertimo-nos na mesma. Estarmos rodeados de pessoas que gostam de nós é tudo o que precisamos.
    Espero que o teu Natal tenha sido feliz. Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que isso é o mais importante: estarmos rodeados de pessoas que gostam de nós e que nos são importante :)

      Eliminar
  3. Eu fui ao Porto, ver os meus pais, que não via desde setembro.
    Foi literalmente entrar no carro, fazer a viagem e sair do carro.
    Estive só com os meus pais e sobrinhos - que moram na mesma casa.
    Valeu por poder vê-los, por ver a alegria da minha sobrinha a abrir presentes e pelo abraço apertado do meu sobrinho, isso sim, é Natal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que isso valeu a pena o "esforço" e a viagem! Aqui o Natal também foi em família, mas correu bem :)

      Eliminar
  4. Hello :)
    Acho honestamente que foi um dos melhores natais de sempre, talvez por ter valorizado ainda mais a minha família...
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que muita gente conseguiu valorizar mais os seus e esses momentos em família este ano ;)

      Eliminar
  5. Foi de facto um Natal um pouco diferente, tentamos manter algumas tradições mas com a família afastada, fomos só nós e os pais de um elemento do casal. Fizemos várias vídeos chamadas para falar com o resto da família. Mas achamos que acabou por dar mais sentido ao verdadeiro valor do natal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que este ano conseguiu-se valorizar mais esta época e as pessoas que nos rodeiam todos os Natais ;)

      Eliminar
  6. Foi um bom natal! Estranho mas bom. Fomos para um escritório amplo com a minha mãe e o meu irmão para podermos ter distanciamento e, no dia de Natal, almoçamos no jardim com a minha sogra! Foi diferente mas, pelo menos, pudemos estar todos juntos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui foi apenas com o meu irmão, pais e sobrinhos. Diferente, mas deu para dar mais valor ao Natal em família.
      Beijinhos.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.