Oleosidade | Como Não A Ter Em Excesso?

Aqui há dias, no Instagram, coloquei uma publicação sobre oleosidade.

Oleosidade | Como Não A Ter Em Excesso?

De que forma esta poderia ficar aumentada? Existe algum ritual que a prejudique e se, ao a limparmos em demasia, se levaria a um aumento na oleosidade da nossa pele.

Claro está que a publicação refere-se a peles oleosas. Uma pele seca, não tendo elevado número de glândulas sebáceas - nem com grande atividade - não irá ser objeto deste fenómeno (vamos falar assim).

No fundo, o que questionei à comunidade foi: o efeito rebound (rebote em Português do Brasil) existe ou não?


Recebi várias respostas com diferentes opiniões: algumas pessoas a dizer que não acreditavam nisso e que era mito. Outras a dizer que sentiam, de facto, um aumento na oleosidade na sua pele se a limpassem em demasia ou com produtos demasiado agressivos para a sua pele.

Mas, afinal, qual a minha opinião?


Antes de mais, há que ter isto em conta:

Há que conhecer muito bem o nosso tipo e estado de pele para, assim, conseguirmos escolher e utilizar produtos que se adaptem aos mesmos. Sei que é um missão "difícil" encontrar produtos que funcionem connosco, principalmente se temos uma condição associada, mas, com paciência, persistência e com a devida ajuda, conseguem criar uma rotina adequada (podem ver aqui como vos posso ajudar nesta vossa missão).

Uma pele oleosa tem a atividade das glândulas sebáceas aumentada, ou seja, há uma produção elevada de sebo que confere aquele aspeto brilhante (não muito bonito, esteticamente) ao nosso rosto. Quem gosta de ter o rosto a "pingar óleo" ao longo do dia?

Assim, há que procurar produtos que consigam remover essa oleosidade em excesso, tendo o cuidado de não "despir" a nossa pele dos seus lípidos naturais, ou seja, que se atinja o equilíbrio entre "remover o que está a mais" e o "que deve permanecer na nossa pele".

A reter: limpezas demasiado agressivas mecanicamente (por ação dos dedos, por exemplo, ou de alguns dispositivos de limpeza com maior pressão) ou produtos demasiado adstringentes deverão ser evitados.

Outra premissa que há que ter em conta é a seguinte:

As glândulas sebáceas têm a sua atividade de produção de oleosidade "bloqueada" ou reduzida ao máximo por ação de terapias medicamentosas (principalmente em casos de acne severa). Aqui, não há produção de oleosidade e é uma das razões pelas quais as mucosas ficam secas com esse tipo de tratamentos, pois é um dos "efeitos adversos" da medicação em causa (já falei de casos graves de acne aqui).

Então, mas afinal, existe ou não efeito rebound?


A meu ver, existe. E explico-vos porquê. As peles oleosas apresentam um "mecanismo de defesa" perante determinadas agressões. Qual? A produção de mais oleosidade. Há quem seja contra esta minha opinião e diga que este efeito não existe, mas sim o que acontece é a subida da oleosidade já produzida até à superfície da nossa pele, dando a ideia de que estamos a produzir mais oleosidade.

Oleosidade | Como Não A Ter Em Excesso?

Na minha ótica, quando limpamos a nossa pele com um produto mais agressivo, como os lípidos naturais da nossa pele serão removidos (na sua totalidade ou de forma parcial), para se proteger e "corrigir" esta situação o mais rapidamente possível, as glândulas sebáceas vão aumentar a sua atividade e produzir mais sebo para lubrificar novamente a nossa pele.

No entanto, excesso de oleosidade pode levar a quadros de acne ligeira com formação de comedões fechados (pontos brancos), por exemplo, o que também não é bom.

Percebem agora que este cenário é uma "pescadinha de rabo na boca" ou "um ciclo vicioso"? Há que limpar a pele para remover oleosidade em excesso. Se a limparmos de forma agressiva, há mais produção de oleosidade. Sebo em excesso pode levar a complicações ligeiras na nossa pele.

Conseguem perceber agora a importância de existir um equilíbrio e de utilizarmos produtos adaptados ao nosso tipo e estado de pele?


Claro que vão encontrar pessoas que vão ser "contra" esta minha opinião, mas isto é o que penso. Para além disso, já tive Professoras ligadas a esta área da Cosmetologia e Dermofarmácia que partilham da mesma opinião que eu. Não estou com isto a querer validar a minha opinião como válida e a outra não. Apenas a informar.

Espero que este texto sirva de explicação e de reforço da importância de cuidarem bem da vossa pele com produtos adequados, pois peles oleosas conseguem ser um bocado difíceis de tratar (sem condições associadas, entenda-se).

Por aí? Acham que há maior ou menor oleosidade se limparmos erradamente a pele?

12 comentários:

  1. Eu notei que a minha pele se tornou mista, oleosa na zona T quando fiz os 30.
    A partir daí o que fiz foi passar a tratá-la como se fosse "sempre sensível": produtos sem perfumes e desenhados para peles problemáticas - tenho-me dedicado mais a cuidar da minha pele desde o início de 2019 e noto melhorias.
    Por exemplo agora a oleosidade só mesmo na zona da testa e em dias de stress.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas a questão aqui é quando nós limpamos em demasia se a pele oleosa "responde" produzindo mais oleosidade. Eu acredito que sim, se bem que há pessoas que não acreditam nisto porque as glândulas sebáceas não têm capacidade de saber quando produzir mais ou não. Opiniões.

      Eliminar
  2. Hello :)
    Na minha opinião e experiência, se limpar pior a pele ou não fizer os cuidados necessários, sinto que a pele piora o seu aspeto (luminosidade) e a oleosidade. Por isso faço tudo direitinho ahah
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sinto isso ou quando uso produtos demasiado agressivos na limpeza (sabes que ando em processo de experimentar produtos por causa das parcerias). Se o produto é demasiado agressivo, para além de sentir a pele a repuxar, sinto que há mais oleosidade na pele.

      Eliminar
  3. Eu acho que isso faz todo o sentido... Se estamos a remover em excesso a oleosidade da nossa pele, faz sentido que ela tente compensar com uma maior produção!
    Um post super interessante e informativo - não tenho pele oleosa, mas foi mesmo interessante ler isto. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback :) Eu acredito que este fenómeno aconteça, pois sinto-o no meu caso.

      Eliminar
  4. Sem dúvida. No meu caso, o facto de adorar estar a mexer na testa enquanto trabalho, penso que também contribui para este efeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pode levar a que haja um aumento da oleosidade e podes transferir bactérias para a tua pele e causar algum tipo de irritação. Eu estou a tentar, ao máximo, deixar de mexer tanto na cara. Missão difícil ao início, mas, aos poucos, lá vou conseguindo.

      Eliminar
  5. Um texto muito pertinente e esclarecedor! Obrigada *-*

    ResponderEliminar
  6. O que dizes faz todo o sentido... Se removemos o excesso a oleosidade da nossa pele, faz sentido que ela produza mais para compensar com mais produção!
    Talvez seja por isso que tenho oleosidade principalmente na zona T.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sinto que a minha pele fica mais oleosa quando utilizo um produto mais agressivo ou exerço mais pressão ao utilizar o mesmo. A meu ver, faz sentido que isto aconteça. Mas há pessoas que discordam e há que respeitar.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.