4 Erros Que Já Cometi Na Minha Rotina Facial

Pois é malta, eu também cometi alguns erros nas minhas rotinas.

4 Erros Que Já Cometi Na Minha Rotina Facial

Mas é a errar que uma pessoa aprende! Aliás, ainda sábado falava com uma amiga minha que dizia "Feito é melhor que perfeito" e não podia estar mais de acordo. Assim, o texto de hoje será uma pequena lista de alguns erros que cometi enquanto não conseguia encontrar alguma disciplina nas minhas rotinas de rosto - sejam matinal ou noturna.

Vamos lá?


1) Não ter começado mais cedo

Arrependo-me todos os dias (vá, não todos os dias que não sou mártir #RindoAté2050) de não ter começado a cuidar da minha pele mais cedo.

Lembro-me de, aos 14 anos, ter ido a uma loja Sephora e ter procurado aconselhamento sobre um produto hidratante para a cara. Na altura, foi o segurança que me disse para comprar o Aqua Source da Biotherm que era o produto que ele utilizava e que gostava.

Relembro: eu com 14 anos, numa perfumaria, a comprar produtos Biotherm - "estourei" a mesada quase toda #RindoNovamenteAté2050

Foi um produto que me conquistou, mas que, aos poucos, comecei a deixar de utilizar e deixei de cuidar da minha pele. Era água fria apenas pela manhã e siga. Agora, aos 33, se pudesse, dizia ao Ricardo de 14 anos para continuar, pelo menos, com um hidratante para a cara que a pele dele iria agradecer imenso. Mas vá, tento recuperar algum do tempo perdido há mais de 10 anos.

2) Não limpar a pele devidamente ao início

Voltei a cuidar da minha pele aos 21 (imaginem - 7 anos depois). Porquê? Sentia a pele a repuxar depois do banho e não gostava. Então comecei a utilizar um produto hidratante - La Roche Posay Hydreane textura rica. Mais tarde, passei para a textura ligeira, pois sentia "desconforto" com a textura rica. No entanto, não limpava. A única coisa que colocava antes era água. Melhor que nada, vá...

Para além disso, só colocava o hidratante de manhã depois do banho. Colocar produtos à noite para quê? Era o que eu pensava. E acreditem, não podia estar mais errado. Na altura não tinha o mesmo nível de conhecimento que tenho atualmente (e espero aumentar o mesmo ao longo do tempo) e também não tive ninguém que me explicasse nem me aconselhasse a fazer o hidratante duas vezes por dia. O que é que acontece a seguir? Erros!

Mais ainda, ninguém me disse que era aconselhável utilizar um produto de limpeza antes. E que o produto de limpeza, para peles oleosas, deveria ser removido com água e não deixar ficar no rosto. Imaginam a situação, certo? A cara toda "empipocada". Eu era "uma casa a arder", mas também há que culpar a pessoa que me vendeu o produto que não me aconselhou devidamente.

3) Não utilizar protetor solar diariamente

Só usava quando ia à praia, de férias. Típico. Para que é que eu ia estar a utilizar protetor solar durante o ano inteiro? No Inverno? Mais um dos meus erros.

NÃO FAÇAM ISTO!


Já falei inúmeras vezes da importância da proteção solar diária, com uma textura adequada e um fator de proteção solar adequado tendo em conta o vosso fotótipo também - peles mais claras, maior o índice de proteção. E evitar as horas de maior calor no verão. Deveria ser algo óbvio!

O dano solar é cumulativo pelo que os possíveis danos que o sol fizer à vossa pele hoje só se irá repercutir daqui a uma década, sensivelmente. Usem e abusem do protetor solar. Para além disso, é o melhor antienvelhecimento para a vossa pele. Felizmente, para já, não tenho manchas nem pigmentação forte, mas acho que daqui a alguns anos é capaz de me aparecer alguma coisa devido a este erro - de não começar a utilizar protetor solar diariamente mais cedo.

4) Não lavar a cara todos os dias

CALMA! Antes que me chamem "porco", quando era adolescente, por vezes, dava-me a preguiça (essa maldita) de lavar a cara antes de me ir deitar. Estava cansado, e tal, então existiam noites em que a pele do Ricardo não levava uma pinga de água para retirar o suor, sujidade e afins acumulados ao longo do dia. Erros que um adolescente parvo comete.

Conclusão: dormia com aquela "jorda" toda na cara porque, afinal, na manhã seguinte, ia tomar banho e aquilo já ia sair. Não façam isto. Pelo amor de Deus. Mesmo que não usem um produto de limpeza, ao menos, passem o rosto por água e utilizem toalhas fofas. Enxuguem o rosto com a toalha. Não a esfreguem no rosto porque podem irritar a pele.

Divulgo publicamente os quatro erros que já cometi com a minha pele nas minhas rotinas de rosto para que vocês não os cometam também. Possivelmente, e se acharem interessante, farei um texto parecido mas com os erros cometidos ao meu cabelo (que foram bem mais). Espero que tenham gostado.

Agora é a vossa vez: que erros já cometeram (ou ainda cometem) na vossa rotina facial?

8 comentários:

  1. Cometi os 3 primeiros durante muitos anos.
    Sendo sincera, até há pouco menos de 3 anos - e sim, tenho 35 anos, mas sempre me fiei muito na boa genética.
    Agora? Adoro skincare! ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A partir do momento em que começamos a cuidar de nós e a ver resultados, não conseguimos parar ;)
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Eu confesso que também devia ter começado a cuidar da minha pele mais cedo, porque também só comecei mais a sério no ano passado. A única coisa dessas 4 que ainda falho é no protetor solar... O meu creme de dia teoricamente tem fator de proteção, mas tirando isso não meto sem ser no verão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão dos hidratantes com proteção solar é que estes apenas apresentam proteção contra UVB. O ideal é colocar um protetor solar "propriamente dito" por cima pois o espetro de ação é maior. Espero que mudes esse hábito eheh com o tempo, vira rotina ;)

      Eliminar
  3. Cometia, precisamente, estes erros. Ainda bem que, entretanto, se fez luz :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se precisares de ajuda para esclarecer alguma coisa, já sabes. Fala comigo ;)

      Eliminar
  4. Aiai que eu tenho de ter mais cuidados ahah

    ResponderEliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.