Ácido Láctico | Perceber As Vantagens Para A Pele!

Hoje vamos falar de mais um ingrediente presente nos cosméticos: o ácido láctico.

Ácido Láctico | Perceber As Vantagens Para A Pele!

Podem já ter ouvido falar dele noutros contextos, mas fiquem a saber que este ácido encontra-se presente em alguns produtos cosméticos. Às vezes com função de "cuidar" de alguma desordem na nossa pele; outras como regulador do pH de determinado produto - mais relacionado com conservação e estabilidade do produto cosmético em si.

Tal como fiz no mês passado com a Niacinamida, o texto de hoje será para vos dar a conhecer um pouco mais a função do ácido láctico e, posteriormente, dar-vos uma lista de produtos onde o poderão encontrar - com função de tratamento, pois é assim que faz sentido.

Vamos lá?


O ácido láctico é um ingrediente indispensável para quem sente a pele baça e procura algo que lhe devolva o brilho e luminosidade. É um alfa-hidroxiácido (AHA) - já falei de ácidos na pele aqui - mais suave que o ácido glicólico e esfolia suavemente a pele, melhorando a sua textura e pigmentação, ao mesmo tempo que a hidrata.

Parece um bom ingrediente, certo?


De onde vem o ácido láctico?

Como devem perceber pelo nome, o ácido láctico vem originalmente do açúcar presente no leite (lactose), mas, com a biotecnologia, ele pode ser obtido de outras fontes, como a fermentação das uvas (glicose), açúcar de cana (sacarose) e amido.

Para além disso, também é um subproduto produzido naturalmente pelo nosso organismo durante a prática de exercício físico, sendo essencial na geração de energia para o mesmo. E tem ainda mais uma particularidade: caso o exercício físico seja demasiado excessivo ou desregulado, o ácido láctico pode acumular-se nos músculos e causar cansaço e dores fortes.

E nos cosméticos? Onde o encontramos?

Tal como referi anteriormente neste texto, os AHA são eficazes a esfoliar a nossa pele e a promover a renovação celular, o que é excelente para a saúde da nossa pele. Quando falamos do ácido láctico, há que referir que ele tem um peso molecular intermédio, o que significa que não penetra tão profundamente nas camadas da pele - como o ácido glicólico, por exemplo.

Mesmo assim, ele tem presente as características de outros AHA, como ajudar na limpeza dos poros e remover suavemente as células mortas à superfície da nossa pele, sem a irritar. Tem ainda um outro bónus - é "amigo" da pele mista e sensível - devido ao seu peso molecular.

Apresenta outros benefícios?

Sim! O ácido láctico é parte do Fator Natural de Hidratação (NMF) da nossa pele que é o grupo de moléculas humectantes primordiais para a retenção de água na nossa pele. Mais ainda, estimula a produção de ceramidas, que são a base para manter a barreira cutânea reforçada, ajudando a que ele ela fique mais forte e saudável.

Quais os produtos?

Seguidamente, apresento-vos uma lista de produtos onde podem encontrar o ácido láctico na sua composição. Pelo o que já perceberam até agora, ele irá estar mais presente em produtos com função de esfoliar a nossa pele.

Ácido Láctico | Perceber As Vantagens Para A Pele!

Lixirskin Night Switch PHA/AHA 10%, Gallinée Face Vinegar, Pestle & Mortar NMF Lactic Acid TonerCerave SA Smoothing Cream, Revolution Skincare 30% AHA + BHA Peeling SolutionSesderma Daeses Sérum Efeito Lifting (ampolas)

Espero que tenham aprendido mais um pouco sobre este ingrediente bastante apreciado pelas peles sensíveis e agora já sabem se o podem, ou não, incluir na vossa rotina, dependendo do objetivo que pretendem e das necessidades da vossa pele.

Quem já incluiu o ácido láctico na sua rotina?

6 comentários:

  1. Não incluí, mas porque o conhecia mal.
    Com a tua ajuda, percebi que é algo de que a minha pele precisa...
    Esperemos que ao regressar ao exercício e ao poder agora apostar com mais alguma segurança em produtos - uso da Revolution, mas outro - a minha pele ganhe mais "brilho". :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tens que ir com cuidado. Se a tua pele não está habituada aos ácidos, é preciso ir com concentração gradual do mesmo e frequência também ;)

      Eliminar
  2. Não conhecia nenhum desses produtos e, sinceramente, nem sabia que o ácido láctico é um composto bom para a nossa pele, pois só conhecia a sua função associada ao metabolismo anaeróbio das nossas células. Obrigada por, mais uma vez, me ensinares algo novo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz ou infelizmente não é um ingrediente muito falado, mas tem benefícios interessantes para a nossa pele. Obrigado pelo feedback ;)
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. Não conheciamos os seus benefícios por isso nunca utilizamos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas pessoas não tinham noção de que podiam encontrar este ativo em produtos cosméticos. Achei que seria algo interessante trazer aqui ao blogue ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.