Entrevista | Como Tudo Começou - Manuel Lago

Eu disse-vos que ia tentar trazer uma entrevista por mês aqui ao blogue.

Entrevista | Como Tudo Começou - Manuel Lago

E quem é o entrevistado de Fevereiro? Pois bem, meus caros, nada mais, nada menos que Manuel João Lago. Alguns de vocês já o devem conhecer do instagram ou pelo seu blogue - Lago Was There. Mas agora vão ter a oportunidade de o conhecer um pouco melhor.

Vamos lá?


Quem é o Manuel?

Sou o Manuel, autor do blogue de viagens Lago Was There. Nasci em Mirandela e vivo no Porto. Todo o meu percurso académico está ligado às ciências, mas sempre tive uma grande paixão pelas letras e foi no seguimento dessa paixão, aliada ao meu lado criativo, que nasceu o Lago Was There. O "Lago" é mais que fotografias e textosLago Was There é um reflexo de todas as experiências que vivi e sítios por onde passei. No meu blogue escrevo sobre o que gosto e de acordo com a minha forma de ver o Mundo.

Entrevista | Como Tudo Começou - Manuel Lago

De onde surgiu a vontade de criar o teu blogue?

Sempre gostei de escrever, e criar o blogue já era um sonho antigo que foi adiado durante algum tempo, até que chegou o dia em que achei que não podia adiar mais - queria muito partilhar a minha experiência e desmistificar a ideia que viajar poderia ser difícil. Queria, sobretudo, mostrar o Mundo pelos meus olhos e as razões pelas quais ele me apaixona.

Quem pretendes alcançar?

Com o meu blogue pretendo chegar a toda a gente que gosta de viajar e, sobretudo, sonhar. É para quem sonha em ir a determinado sítio encontrar todas as informações, para quem já foi e quer recordar, para honrar os residentes dos sítios por onde passo para que leiam sobre a sua terra e a sua gente, para quem precisa de ideias, ter muito por onde escolher e, por fim, para mim que imortalizo as minhas viagens em texto e fotografias.

Qual o teu objetivo?

O meu maior objetivo é que as pessoas sonhem e se inspirem a conhecer locais novos, dentro ou fora de Portugal porque, na dúvida, a melhor solução é sempre ir. Se inspirar, pelo menos, uma pessoa a sair da sua zona de conforto e a viajar, então todo o meu trabalho já valeu a pena.

Falemos de redes sociais...


Achas que há sempre lugar para novos projetos ou este "mundo" já está saturado?

Há muitos criadores de conteúdo e muitas ideias a correrem pelas redes sociais. Nem sempre é fácil criar algo nunca antes visto, mas há várias formas de sermos criativos e trazer novidades. Podemos interpretar essa "saturação" como um desafio e uma forma de sermos ainda mais criativos, de forma a fazer um bom trabalho, é criar algo que seja diferente, sem esquecer que o nosso cunho pessoal deve sempre estar presente e é um grande fator diferenciador.

Os últimos meses não nos têm dado oportunidade de viajar tanto como queríamos. Sentes que o teu projeto "fica parado" por causa disso?

Não sinto que fique "parado". No meu blogue nunca tive uma "obrigação" para publicar, por exemplo, publicar todas as segundas. Nunca passou por aí. O meu objetivo no blogue foi sempre mostrar a minha forma de ver o Mundo. Há publicações que demoraram 15 a 20 dias a ser escritas. Prefiro demorar mais tempo a publicar e, quando o fizer, sentir que é algo que, para mim, está perfeito, do que escrever uma publicação à pressa só para ter conteúdo para publicar.

Entrevista | Como Tudo Começou - Manuel Lago

Comecei por escrever sobre sítios que visitei pelo Mundo. Neste momento, como não viajo para o estrangeiro, houve uma mudança e comecei a escrever mais sobre Portugal. Tenho explorado imenso o nosso país e estou a adorar - é um prazer enorme mostrar no blogue as nossas tradições, cultura e gastronomia. Por um lado, perdi a oportunidade de conhecer países novos, mas ganhei a oportunidade de explorar mais Portugal e estou muito feliz por isso.

Já pensaste em abordar outra área para além das viagens ou és feliz a falar deste tema?

No blogue escrevo sobre viagens e tudo o que se possa relacionar. Naturalmente, com o tempo e a experiência, fui mudando certos aspetos, mas, desde o início, que o blogue foi criado para falar de viagens e isso não mudou e quero que se mantenha sempre assim porque é um tema que me dá prazer escrever e partilhar e foi sempre assim que idealizei o meu blogue.

Por vezes, pode ser tentador mudar se houver uma proposta que seja aliciante, mas acho que devemos ser sempre fieis ao que gostamos e aos nossos objetivos, para que não se perca a essência, que é o que nos torna diferentes neste mundo "saturado".

Quais as tuas inspirações neste "mundo"?

Para mim, a maior fonte de inspiração sempre foram as pessoas. Eu digo muitas vezes "Todos temos uma história para contar e queremos alguém que nos ouça". Tal como, nesta entrevista, estou a contar a minha história, para mim, viajar é, além de explorar novos sítios, uma forma de conhecer pessoas e de ouvir o que têm para me contar. Sempre gostei de me rodear de cores e alegria. Nunca fui um espírito fechado, por isso, nesta fase de confinamento sinto que a minha criatividade é afetada porque me faz falta a interação.

Como no Instagram preciso de atualizar mais regularmente, tento sempre ter ideias que sejam diferentes. Não tenho o hábito de procurar conteúdo específico, para não cair na tentação de criar algo parecido.

Entrevista | Como Tudo Começou - Manuel Lago

O meu conteúdo varia - há dias que me apetece tirar uma foto em casa, outros em que tiro na rua (agora não que estamos confinados), outras vezes apetece-me fazer um vídeo a dançar. No fundo, gosto de criar conteúdo que me dê prazer e que me divirta. Acho que isso é o mais importante. Se se tornar numa obrigação, fica chato e as redes sociais, para mim, devem ser leves e divertidas e, gostando do que fazemos, nunca se vai tornar numa obrigação.

Quais as maiores dificuldades em conciliar a vida profissional com o blogue e instagram?

Para mim é uma questão de organização. Inicialmente, pensava que dava para tudo de uma vez, mas não. É necessário que haja um planeamento. Ultimamente, eu vou tendo ideias e anoto e, quando tenho tempo livre, tento criar o conteúdo de forma a que possa ir publicando sem ter que fazer nada em "cima da hora" e, desde que o faço, tenho notado que consigo gerir melhor o tempo que sobra para fazer outras coisas, até porque ter tempo para descansar e "desligar" do Mundo também é importante.

Redes sociais: vemos a realidade ou a personificação de uma vida perfeita?

Depende de quem estamos a ver e como a partilha é feita. Devemos sempre ter consciência do que partilhamos e o que vemos. Para mim, as redes sociais têm como objetivo entreter e ajudar a abstrair do que nos rodeia.

Na minha opinião, não temos de partilhar tudo nas redes sociais - deve haver um distanciamento da nossa vida pessoal e não vamos partilhar as partes aborrecidas dos nossos dias. É natural que se faça a partilha daquilo que achamos mais interessante e isso pode levar à ideia de uma vida perfeita, mas ela não existe.

Entrevista | Como Tudo Começou - Manuel Lago

Existe, sim, muito trabalho atrás das redes sociais que não se mostra. Quando se publica algo é o resultado final. Começa com uma ideia que tem de ser concretizada, a seguir editamos. No meu caso, eu fiz todos os filtros que uso nas fotos, depois de um estudo sobre quais as cores que eu queria e como me sentia bem com a edição final. Depois, pensar numa descrição, que nem sempre é fácil e, só depois disso, é que publicamos.

É natural que quando se vê o resultado final pareça fácil, mas existem muitas horas de trabalho atrás de cada publicação. É necessário que se faça essa diferença e se perceba que nada nos é dado. É preciso trabalhar e muito para o conseguir.

Consideras que existem vedetas neste mundo?

Para mim não existem vedetas, ou não deveriam existir, e nem as pessoas de devem considerar como tal. Devem, antes, considerar-se trabalhadoras em busca de reconhecimento pelo seu trabalho. Acho importante que se dê valor a todo o trabalho feito nas redes sociais. Muitas vezes, há contas que têm menos seguidores e têm um trabalho excelente. Há lugar para todos os ninguém tira o lugar de ninguém, por isso, se houver vedetas, que sejamos todos nós. Até porque seguidores e likes são apenas um número - número esse que traz responsabilidade, mas que continua a ser um número e, quando saímos das redes sociais, temos uma vida e somos todos iguais.

Achas que o instagram (por exemplo) será uma rede social que irá "estourar" daqui a algum tempo e que mais ninguém lhe vai dar valor?

Já se falou muito nisso e eu acho que não. O instagram tem sobrevivido ao longo destes anos todos e tem conseguido sempre ser a melhor rede social. Já apareceram várias e a verdade é que, com o tempo, caiem em esquecimento. O instagram, neste momento, é uma ferramenta de trabalho que reúne o melhor de todas as aplicações concorrentes e fica muito difícil competir com ele.

Algo que nunca farias nas redes sociais, por melhor que fosse a proposta?

Sim, tal como no meu blogue, também tenho ideias fixas em relação ao conteúdo que quero partilhar e o facto de eu não partilhar certo tipo de conteúdo não invalida nem tira valor a quem o faz. Todos temos os nossos limites e devemos ser fiéis a nós próprios. Por exemplo, seria incapaz de dar uma opinião que não fosse real ou partilhar algo que não gosto só porque foi uma boa proposta. Fazer isso iria retirar a essência e sinceridade da minha página e nunca o faria.

Existe alguma coisa que te irrita nas redes sociais?

Irrita-me quando as pessoas partilham opiniões onde se nota perfeitamente que é só para chamar a atenção e ganhar likes e seguidores e, pior, quando não fazem aquilo que dizem.

Entrevista | Como Tudo Começou - Manuel Lago

Também me custa muito quando vejo atacar e criticar criadores de conteúdo. As pessoas estão sempre à espera da publicação perfeita e, quando veem algo mal, são os primeiros a ir criticar, mas se a publicação estiver bem, não são capazes de reconhecer e elogiar. Pior ainda é quando são outros criadores de conteúdo a fazê-lo. Não entendo porque tem de haver rivalidade e disputa. Somos todos diferentes e todos partilhamos conteúdo diferente. É urgente que se perceba isto e que haja mais simpatia e suporte uns com os outros.

O que é que este projeto já te trouxe de positivo?

Deu-me a oportunidade de conhecer pessoas incríveis, viajantes que partilham o mesmo gosto que eu pelas viagens, criadores de conteúdo com quem partilho dúvidas, troco ideias e nos inspiramos mutuamente. Para mim, as pessoas são sempre o mais importante, quer seja pela troca de experiências, quer pela inspiração que são.

Qual aquele momento que mais te marcou desde que começaste o "Lago Was There"?

Marca-me muito quando alguém me diz que gostou e utilizou o que leu no meu blogue. Há sítios que eu refiro no meu blogue que me dizem que estiveram lá pessoas porque leram o meu blogue. Para mim, sentir esta confiança da parte de pessoas desconhecidas é muito importante.

Entrevista | Como Tudo Começou - Manuel Lago

Também gostei muito do meu trabalho como embaixador da Momondo e marcou-me o reconhecimento que tive dois anos seguidos pelo trabalho no blogue e como embaixador. Guardo com carinho a minha passagem pelo Porto Canal onde falei de sonhos e como o blogue foi um dos sonhos que se concretizou. Para mim, todo o reconhecimento que tenha do meu trabalho é importante porque é sinal que estou no caminho certo.

Quais os próximos passos?

Vou continuar no mesmo caminho e com os mesmos objetivos: mostrar como eu vejo o Mundo e inspirar quem me lê a viajar e acreditar nos seus sonhos. Tudo é possível desde que queiramos e lutemos por isso.

Desejos para este novo ano.

Para este ano, espero que tudo possa ficar melhor, que se atinja a imunidade de grupo e que se consiga controlar o vírus para que possamos regressar à normalidade. O mais importante é ter saúde: o resto vem.

Depois de perder as minhas viagens o ano passado, não faço previsões a longo prazo. Um dia de cada vez e, quando tudo melhorar, vou aproveitar. A certeza que tenho é que vou continuar a explorar Portugal. Têm sido tempos difíceis sobretudo para os hotéis, restaurantes e comércio, por isso, o meu desejo é explorar e contribuir ao máximo para que possamos todos ficar melhor.

Metas a atingir futuramente.

Uma meta que tenho todos os anos é ter mais visualizações no blogue que no ano anterior. Até agora, consegui cumprir. Espero este ano conseguir também. E, como já disse, quero partilhar mais locais fantásticos do nosso Portugal. O resto, vamos ver por que caminhos este ano me vai levar, mas sempre com a certeza da minha paixão pela escrita e pela partilha.

Ficamos, assim, a conhecer um pouco melhor o Manuel e como tudo começou. Espero que tenham gostado. Ao Manuel, tenho de lhe agradecer por ter aceite este meu convite e por vir aqui contar a sua história.

Gostaram desta entrevista?

6 comentários:

  1. Que giro.
    Não conhecia o Manuel, mas adoro este tipo de conteúdo, exatamente porque ajuda a sonhar! :)
    Obrigado por partilhares, já vou seguir.
    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O objetivo destas entrevistas é mesmo esse: dar a conhecer projetos que merecem destaque e as pessoas terem conhecimento da sua existência :)

      Eliminar
  2. Não conhecia o Manuel, mas gostei muito de ler esta entrevista e já fui explorar o seu blogue!

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia o Manuel, por isso, foi uma ótima oportunidade para o fazer :)
    Excelente entrevista!

    ResponderEliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.