Validade | Como Saber O Prazo Nos Produtos Cosméticos?

Já devem ter olhado para os vossos produtos e questionado a sua validade, certo?

Validade | Como Saber O Prazo Nos Produtos Cosméticos?

Há quanto tempo foi aberto? Será que ainda está viável de utilização? Será que me vai fazer algum tipo de reação alérgica? Estas e outras perguntas passam pela nossa cabeça quando estamos perante esta situação. O texto de hoje será uma breve ajuda de como tirarem as vossas dúvidas e ainda dar-vos uma dica para estarem sempre a par da validade dos vossos produtos.

Vamos lá?


Antes de mais, há que referir que na rotulagem de um produto cosmético, por imposição regulamentar europeia, o prazo de validade deve constar no mesmo. Assim, existem dois conceitos que surgem quando falamos da validade. São eles: data de durabilidade mínima e período após abertura. Cada um destes parâmetros são aplicados em situações distintas.

Data de durabilidade mínima

Este parâmetro surge quando a durabilidade de determinado produto cosmético é inferior a 30 meses (dois anos e meio) e, se for caso disso, deve ser acompanhada das condições de conservação cuja observância asseguram a durabilidade indicada. Para além disso, no rótulo do produto cosmético, deve estar a seguinte menção:

A utilizar de preferência antes do final de... (mês e/ou ano)

NOTA: a validade do produto expira no último dia do mês indicado. Por exemplo, se a validade for Fevereiro de 2021, o produto posso ser usado até dia 28 de Fevereiro de 2021.

Período Após Abertura

Este parâmetro é utilizado sempre que a durabilidade de determinado produtos seja superior a 30 meses (dois anos e meio) e diz respeito ao prazo após abertura durante o qual o produto cosmético pode ser utilizado sem risco.

Validade | Como Saber O Prazo Nos Produtos Cosméticos?

Neste caso, aquilo que é utilizado para indicar este prazo é o símbolo de um pote aberto com um número seguido da letra M (referente a meses), ou seja, 6M (seis meses), 12M (12 meses) e assim por diante.

Mas porquê as diferenças?

O prazo de 30 meses encontra-se regulamentado e o facto de um produto ter estabilidade acima ou abaixo deste prazo prende-se com os ensaios de estabilidade em prateleira (e não só) que foram feitos ao longo da conceção do produto cosmético.

DICAS:

- Neste último caso, quando abrirem o produto cosmético, de forma a conseguirem controlar a validade do mesmo, escrevam o dia, mês e ano em que abriram. Assim fica mais fácil saberem se o produto ainda está viável ou não;
- Caso não o façam, e já não se lembrem de quando abriram, e se o produto ainda estará funcional ou não, coloquem uma pequena quantidade na apófise mastóide (aquele osso por detrás da orelhas) e esperem cinco minutos: se houver algum tipo de reação, então o produto não está em condições e devem rejeitá-lo; caso contrário, poderão utilizar;
- Existe ainda o chamado patch test (caseiro), ou seja, colocam uma pequena porção do produto na zona onde o irão aplicar e esperam cinco minutos: se houver algum tipo de reação, rejeitam o produto; caso contrário, podem utilizar.

NOTAS:

- Protetores solares: é muito comum sobrar protetor solar de um ano para o outro (não era suposto). Por norma, o protetor solar tem um prazo após abertura de 12 meses. No entanto, e uma vez que estamos a falar de um produto com filtros solares, estes não costumam ter bastante estabilidade e podem perder a sua eficácia ao longo do tempo, em contacto com o ar. Assim, tenham noção que, por exemplo, um FPS50, no ano seguinte, corresponderá a um FPS bem inferior.
- Vitamina C: esta é apenas estável durante 24 horas - desconfiem das marcas que indicam mais tempo. Senão, peçam estudos ao laboratório -, pois, em contacto com o oxigénio, oxida e perde o seu efeito. Assim, ampolas com vitamina C pura ou utilizam-na toda numa única aplicação ou a segunda aplicação deverá ser, no máximo, até 24 horas depois da abertura.

Termino este pequeno texto com a explicação de como verem a validade dos vossos produtos cosméticos, bem como dicas e algumas notas sobre o processo de controlo do mesmo. Acima de tudo, o objetivo deste texto era ajudar-vos e dar-vos um guia para consultarem sempre que precisarem.

Por aí? Costumam controlar a validade dos vossos produtos? Como?

6 comentários:

  1. Eu sigo sempre o símbolo da "tampinha", mas, em casos de produtos tipo sombras dos olhos, passados alguns meses faço teste de reação e se tudo está bem, ainda uso mais uns meses, para não desperdiçar. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo uma questão de ver como te sentes e o tipo de reação que os produtos possam fazer à tua pele. Tenta fazer sempre o patch teste - é um bom método.

      Eliminar
  2. Por acaso, costumo ser super cuidadosa com este tipo de coisas e, normalmente, cá em casa, tentamos não usar os protetores solares dos anos anteriores, a menos que tenham pouco e aí acabamos de gastar até ao fim, normalmente.
    Achei super curioso o "teste da apófise mastoide" e também o "patch test". Excelentes dicas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma dica também é anotar a data em que abriste determinado produto. É o que faço com os testers que recebo lá na Farmácia para controlar até quando é conveniente deixar expostos.

      Eliminar
  3. Adorei o teu texto e as dicas que dás sobre as validades.
    Super importante esta questão que por vezes desvalorizamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, há muitas pessoas que não têm esse tipo de cuidados. O meu papel aqui é tentar ajudar nesse sentido ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.