A Importância De Desmaquilhar Os Olhos!

Maquilhagem embeleza o nosso rosto, mas a sua remoção também tem a sua importância.

A Importância De Desmaquilhar Os Olhos!

Se há algo que tenho reparado ao longo dos últimos meses na minha prática farmacêutica - e nas consultorias que faço - é que as pessoas têm algumas questões sobre como desmaquilhar os olhos e em que passo o devem fazer. Mais ainda, que produtos é que existem e qual a necessidade de utilizarem um desmaquilhante bifásico quando utilizam maquilhagem à prova de água.

O texto de hoje é precisamente para vos mostrar a importância de desmaquilharem corretamente os olhos e ainda dar-vos algumas "luzes" do que são desmaquilhantes bifásicos e alguns exemplos de produtos.

Vamos lá?


Criados para remover a maquilhagem à prova de água - tal como falei - os desmaquilhantes bifásicos vieram simplificar a vida das pessoas adeptas de máscara de pestanas e eyeliner. Se, por um lado, se vê imensas pestanas longas e definidas por máscaras de pestanas de qualidade, por outro, removê-las também já é uma questão incontornável ou não fosse o primeiro conselho para uma pele saudável remover totalmente a maquilhagem antes de ir dormir.

NOTA 1: algo que já digo bastantes vezes aqui e no instagram, certo? Há que limpar a pele à noite. Há que remover toda a maquilhagem à noite (e antes de treinarem também).

A questão é que tanto o eyeliner como as máscaras de pestanas podem tornar-se bem resistentes para serem removidas com um desmaquilhante "normal". Para evitar que os nossos olhos fiquem irritados, e de forma a que este tipo de maquilhagem seja eficazmente removido, foram criados os desmaquilhantes bifásicos.

NOTA 2: na realidade, já foram há algum tempo, mas eu nunca falei deles aqui, porque nunca vi essa necessidade.

Como é constituído?

Por duas fases (como o nome indica): uma fase aquosa e uma oleosa. Porque é que tem de existir uma fase oleosa e uma aquosa e não somente a oleosa? Porque os óleos não evaporam. Certo? Certo!

Se se desmaquilharem com um óleo, o contorno de olhos fica oleoso, o que não é nada confortável. Assim, as duas fases otimizam a limpeza, pois existem impurezas que são hidrossolúveis (solúveis em água) e, por isso, são mais facilmente removidas pela fase aquosa, e outras, pelas suas características, são mais facilmente removidas pela oleosa. Para além disto, se só existir fase oleosa, esta pode irritar os olhos, deixando-os congestionados e inflamados.

Quais as vantagens?

São produtos bem tolerados, mesmo pelos olhos mais sensíveis, nem que seja porque evitam que se esfreguem os olhos com força na tentativa de remover "à força" a maquilhagem mais resistente. Por isso, é de suma importância agitar bem o frasco antes de cada utilização, para que as fases se misturem bem.

Como desmaquilhar os olhos?

Agora vou dar-vos algumas dicas de como utilizar este produto, de forma a conservarem as vossas pestanas intactas. Sim, porque também existe uma técnica associada à utilização deste produto e que eu aconselho a todas as pessoas. Este deve ser o primeiro passo do processo de desmaquilhagem.

1. Remover pestanas postiças e cenas que tais - que é como quem diz, brilhantes e acessórios;
2. Embeber muito bem dois discos de algodão ou compressas tecido-não-tecido com o desmaquilhante bifásico;
3. Encostar os discos encharcados em produto (um em cada olho, né?) e pressionar levemente com os dedos durante alguns segundos;
4. Efetuar movimentos DE CIMA PARA BAIXO, no sentido do crescimento das pestanas, até remoção total da maquilhagem;

NOTA 3: nunca fazer para os lados nem de baixo para cima porque estamos a contrariar o sentido do crescimento do pelo. Resultado? As pestanas ficam mais propensas à queda e ninguém quer isso, certo?

5. Remover a restante maquilhagem (rosto) com um produto de limpeza apropriado - quer utilizem dupla limpeza ou não.

Agora, vou deixar-vos algumas sugestões de produtos que poderão utilizar para desmaquilhar os olhos. Duas sugestões são desmaquilhantes "gerais", mas que removem eficazmente a maquilhagem à prova de água também.

A Importância De Desmaquilhar Os Olhos!


E aqui ficaram algumas dicas e uma breve explicação da importância de uma correta utilização deste tipo de produtos assim como da remoção da maquilhagem. Espero que o texto vos seja útil e que o consultem sempre que tiverem dúvidas.

Já conheciam a importância de remover a maquilhagem?

2 comentários:

  1. Eu não costumo usar maquilhagem com muita frequência, mas de facto rímel é sempre uma luta para remover. Obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.