Sono | Como Uma Noite Mal Dormida Afeta A Pele?

Hoje é o Dia Mundial do Sono e hoje venho relacionar este com o estado da nossa pele.

Sono | Como Uma Noite Mal Dormida Afeta A Pele?

Para quem está mais atento aos "sinais" que a sua pele dá, já deve ter reparado que, quando temos noites em que não dormimos bem, ou dormimos poucas horas, a nossa pele ressente-se. Para além de haver uma maior retenção de líquidos - efeito de cortisol que não pretendo explorar aprofundadamente - a nossa pele também apresenta alguns sinais.

Vamos saber quais?


Isto não é novidade para ninguém: dormir é uma necessidade que o nosso corpo apresenta. Todos nós precisamos de dormir. A falta de sono pode ter consequências graves na nossa saúde. A nível físico, provoca um aumento do apetite e associa-se a uma aumento de casos de obesidade e diabetes, para além de um aumento do risco de hipertensão e enfarte. A estes junta-se o grande impacto que a falta de descanso tem sobre a nossa pele, contribuindo para a sua visível deterioração.

Como?

Uma insuficiente qualidade do sono acelera os sinais de envelhecimento e debilita a capacidade da derme para se regenerar durante a noite. A falta de sono afeta a luminosidade natural do nosso rosto, apresentando um aspeto "cansado", baço e "apagado".

Porque é que isto acontece?

Quando dormimos pouco - ou mal - o nosso corpo liberta noradrenalina, uma substância que reduz a circulação sanguínea e, consequentemente, a oxigenação e o fornecimento de ingredientes à pele, que fica desidratada e descuidada.

Para além disso, há ainda um aumento do stresse, um transtorno que afeta negativamente o estado da pele, causando deterioração das doenças dermatológicas como a acne e a dermatite atópica ou até mesmo eczema.

Quais as razões para não dormirmos bem?

Várias:
- Preocupações;
- Stresse e ansiedade;
- Fatores externos, como calor, ruído ou jetlag;
- Angústia por não conseguir dormir - pensamos demasiado que não vamos conseguir dormir que, efetivamente, acabámos por não dormir.

Quais as vantagens de uma boa noite de sono?

Não falo só em termos de qualidade e dos efeitos na nossa pele, mas sim de uma forma geral. Dormir bem tem muitos benefícios a nível físico e intelectual. Estes são alguns deles:
- Tratamento de beleza: as pessoas que tiveram um sono reparador apresentam um aspeto mais atraente e saudável, relativamente aos que não descansaram o suficiente. Quem nunca ouviu a expressão "vou ter o meu sono de beleza"?;
- Quilos ideais: vários especialistas asseguram que o descanso noturno afeta o índice de massa corporal. Assim, dormir mais do que se deve (9 horas ou mais por dia) pode aumentar este índice em 0.2, enquanto a falta de sono faz disparar o índice até 1,4:

NOTA 1: eu, Ricardo, estou lixado!

NOTA 2: o descanso é fator necessário para um regime e programa de perda de peso com resultados, juntamente com exercício físico adaptado e uma dieta nutricionalmente equilibrada.

- Melhora a memória: conseguir um sono profundo e reparador favorece o surgimento de ideias novas e criativas e ajuda a melhorar a memória;
- A sesta, uma grande aliada: uma investigação dos Estados Unidos da América, concluiu que dormir 45 minutos por dia traz benefícios para o sistema cardiovascular. Isto deve-se ao facto de, quando fazemos uma sesta, a pressão arterial se manter mais baixa do que se não a fizermos, pelo que a sesta ajuda a reduzir os problemas de hipertensão.

NOTA 3: os espanhóis é que têm razão!

Algumas dicas para dormir melhor:

Ora bem, eu diria que adotar hábitos ajuda a que o corpo se habitue aos mesmos e que o descanso noturno fique facilitado, não? Eis alguns conselhos que vos posso dar:
- Seguir uma rotina: é aconselhável manter um horário de sono, ou seja, ir dormir e acordar à mesma hora (se possível). Apesar do número de horas de sono poder variar de acordo com as pessoas, os especialistas aconselham entre 7 a 8 horas por dia;
- Evitar certos alimentos: as bebidas estimulantes, como o chá e o café, são um obstáculo para conseguir um sono reparador. O leite, nozes, banana ou peixe são alimentos que nos podem ajudar a conciliar o sono. O leite, por exemplo, tem triptofano, um aminoácido que, uma vez no nosso organismo, "transforma-se" em melatonina que é a hormona responsável pela higiene do nosso sono;

NOTA 4: eu reduzi o meu consumo de café de 5 para 1 ou 2 por dia e posso dizer-vos que noto diferenças no número de horas que consigo dormir. Claro que só bebo café ao pequeno-almoço e, quando bebo um segundo, é depois de almoço. Não beber café à noite fez uma grande diferença no meu descanso.

- Afastar-nos da tecnologia: eu sei que não é fácil deixarmos o telemóvel de lado e, muitas vezes, quando estamos já deitados, estamos a percorrer as redes sociais, mas isto não é a melhor coisa a fazer caso queiramos uma noite descansada. A utilização de aparelhos eletrónicos e dispositivos móveis altera o sono, pelo que não deveriam ser usados algumas horas antes de nos deitarmos;

NOTA 5: é difícil e esta dica eu não a sigo. #EuRicardoMeConfesso!

- Dormir num colchão e almofada cómodos, num quarto ventilado e sem luz favorece o bom descanso.

Agora que vocês já estão munidos de algumas armas sobre "Como ter uma noite descansada", cumprindo e seguindo estas dicas, vão conseguir dormir melhor e terem uma boa noite de descanso e a vossa pele vai estar luminosa, uniforme e com uma tez regular. não levando a que se desenvolvam algumas pequenas imperfeições na mesma.

Como é o vosso sono? Dormem o número de horas recomendado?

2 comentários:

  1. Por acaso, no que toca ao sono, nunca tive problemas e preciso sempre das minhas 8 horinhas de sono. Só sou de me deitar tarde mesmo quando vou sair ou há uma festa (bons velhos tempos), de resto deito-me sempre cedo. Nem se quer consigo fazer noitadas a estudar ahahah

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso quando estudava, rendia mais acordar cedo e à noite descansar do que ao contrário. Parecia que os dias eram bem mais rentáveis e conseguia aproveitar melhor.
      Beijinhos.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.