Como Andam As Coisas Por Aqui?

Como andam as coisas por aqui?

Parece mentira, nem eu sei como, mas parece que vou voltar "às minhas" origens, ou seja, ao blogue.

Foi aqui que comecei em 2015 - na altura, os blogues "estavam na moda" - mas, aos poucos, fui migrando para outras redes sociais. Faz parte, não? No entanto, nos últimos dias, tenho-me sentido cansado do panorama do instagram (@ricardoalrodrigues). 

A minha missão aqui, desde 2019 sempre foi combater a iliteracia em saúde (mais precisamente, na área da cosmética) presente nas redes sociais. E o que é que verifico? Apesar de existir imensas pessoas interessadas em aprender - reconheço, isso, claro - há muita gente que prefere "seguir as massas" e apoiar pessoas com muitos seguidores (apenas um número), mas que, muitas vezes, têm zero conhecimento sobre o assunto.

Dão informação errada, induzem em erro quem os segue e, mais importante que tudo (e pior, a meu ver), não querem aprender nem aceitam ser corrigidos. Quem os segue, na ânsia desmesurada de defender os seus "ídolos" e porque, talvez, querem "ficar bem vistos na fotografia", dizem que eu sou ridículo, que tenho inveja e que só estou bem a dizer mal dos outros.

Não é verdade, posso garantir-vos isto e quem me conhece sabe isso perfeitamente.


A luta é "dura", eu sei, mas encontro-me cansado do cenário "minado" que é o instagram neste momento. Demasiada valorização por pessoas com conhecimento duvidoso, demasiadas oportunidades para pessoas que não as merecem, marcas que ainda acreditam que um maior número de seguidores é sinónimo de muita conversão e muitas vendas -  o que não é, de todo, verdade - e que são essas pessoas as detentoras de conhecimento e formação.

Mais ainda: pior que os criadores de conteúdo (não gosto do termo "influencer") são as marcas e quem cria os briefings com a informação que querem passar - séruns de ácido hialurónico a hidratarem damascos, entre outras coisas. Ridículo...

Com base no cenário anterior, conseguimos perceber que quem é criador de conteúdo - e se diz demasiado experiente e conhecedor da área da cosmética - não apresenta espírito crítico ao ponto de perceber que alguns briefings não fazem qualquer sentido (razão pela qual já recusei algumas propostas). Aqui consegue-se perceber o "nível" de conhecimento destes criadores e ainda a sua capacidade "de se venderem" (às vezes, por "meia dúzia" de produtos).

Mas deixemo-nos de falar disto... não vale a pena e, muitas vezes, estes desabafos "caem em saco roto".


O que é que se passou comigo nestes últimos meses?
Algumas coisas. Para além de ter crescido a minha comunidade no instagram (que, sinceramente, nos próximos tempos, não irei estar tão ativo por lá), lancei um novo projeto - que precisa de ser amadurecido - The Cosmetic Academy - uma academia de formação onde podem aprender mais sobre a pele e ainda marcar a vossa sessão de Consultoria em Dermocosmética comigo. Para já é só isto. Está um e-book a ser produzido enquanto escrevo este texto pelo que, em breve, espero eu, possa lançar esta novidade.

Mudei a minha linha editorial no meu feed de instagram - algo que, agora, me dá mais trabalho, pois envolve alguma edição.

Criei conta no TikTok, mas, sinceramente, não tenho produzido muito conteúdo por lá, dado que aquilo é um "bicho complicado" e eu não tenho, literalmente, tempo para estar sempre a produzir vídeos e a publicá-los - lamento, mas é a verdade.

O blogue tem estado inativo desde Junho do ano passado, mas pretendo voltar ao mesmo. Aos poucos, sem pressão. Espero que esteja aí alguma pessoa ainda para me ler e me acompanhar por aqui,

No Telegram - sim, criei um canal - irei animá-lo também com algumas questões para debater com quem "subscreveu" o canal. Aliás, a rubrica "Mito ou Realidade" que, por norma, colocava no instagram, passará a ser debatida no canal de Telegram.

Quanto à newsletter, esta semana estive a atualizar a lista de subscritores, adicionar novos e alterar a mensagem de boas-vindas.

Em Março, organizei a primeira edição do Brunch Influence com a Soraia e já estamos a pensar no próximo - à partida, será em Junho. Ainda estamos à espera de confirmação do local. Façam figas por nós.

Acho que consegui resumir tudo em meia dúzia de palavras (vá, mais algumas...) sobre o que se tem passado comigo nas redes sociais nos últimos tempos. Espero que continuem por aqui e que vejam neste cantinho um local onde podem aprender também. Já tenho alguns textos pensados para produzir e penso que vos irão ser úteis (reparem na minha esperança de ter alguém desse lado ainda para me ler xD).

Agradeço a todos os que me seguem e que vão ler este texto. Significado muito para mim. Ficam por aqui?

4 comentários:

  1. Adorei saber que vais voltar ao blogue e compreendo perfeitamente porque sinto o mesmo que tu. Força e que o nosso brunch saia como sonhamos 😍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só pela última frase é que consegui perceber quem és xD Não podias ter assinado? Já falámos sobre este assunto e, de facto, não tenho tido gosto em criar conteúdo. Nem pelo simples facto de produzir porque gosto. Esperemos que a "vida" aqui no blogue seja mais apetecível e desafiante (vai ser, dado que quase ninguém lê blogues hoje em dia)

      Eliminar
  2. Também cansada da ignorância pintada do Instagram, "lemos este texto, sim!". Já recebi e newsletter também. Aqui, é público que não desaponta, e é disso que precisas. Boa sorte para os projetos, ficamos deste lado ✨

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, aqui os textos têm uma durabilidade maior e, ao início, a interação que existia aqui cativava-me e sempre gostei deste cantinho (com maior ou menos frequência de publicação). Vamos indo um dia de cada vez e vemos como as coisas se desenrolam :) Obrigado pelo comentário!

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.