Séries | Qual Andas A Ver, Pinguim? Vis A Vis

Como vem sido hábito, hoje falo-vos de mais uma das séries que tenho acompanhado.

Séries

Uma que, à primeira vista, tive receio porque pensei que fosse ser muito igual a uma outra que já acompanhei. Estou a falar-vos de Vis A Vis.

Quem já viu ou começou a ver esta série?


História

Esta é mais uma das séries cuja história se concentra numa prisão feminina, à semelhança de Orange Is The New Black, razão pela qual tive a pensar um bocado se iria iniciar a acompanhar Vis A Vis ou não.

A série começa com Macarena Ferreiro (Maggie Civantos) a libertar o seu pássaro pela janela, ou seja, dá-lhe a liberdade que ela vai deixar de ter nos próximo sete anos. Sob a desculpa de ir a um cruzeiro, diz aos seus pais que, durante uma temporada, estes não a vão ver.

Macarena é acusada de branqueamento de capital e fraude fiscal e o responsável de tal acto é o seu ex-namorado. Assim que Macarena chega a Cruz del Sur, é revistada e despede-se dos seus pertences e da sua liberdade e embarca numa jornada onde se irá conhecer e onde os seus limites irão ser postos à prova.

Séries

Esta é daquelas séries que tem imensa violência ao longo dos episódios e algumas cenas poderão ferir a susceptibilidade do espectador. Macarena vai conhecendo as suas companheiras de cela e, fruto da sua ingenuidade e incapacidade de perceber as más intenções das pessoas, acaba por ser apanhada em confusões, nomeadamente com droga e pancadaria.

Amor na prisão

Surge Rizos (Berta Vásquez) que, depois de terminar a sua relação com Saray (Alba Flores), apaixona-se por Macarena. Esta defende-se dizendo que é heterossexual, mas Rizos não desiste de a conquistar. Vendo a aproximação das duas, Saray ameaça Macarena e pede para esta se afastar de Rizos. Aqui começa mais uma das confusões de Macarena na prisão.

Em busca do dinheiro

Vamos ao início desta série. Existem 9 milhões de euros enterrados algures, fruto de um assalto que uma das reclusas fez (e razão pela qual foi acusada e presa). Estes nove milhões de euros chamam a atenção de toda a gente, principalmente de Zulema (Najma Minri). Esta vai fazer de tudo para ter esse dinheiro, nem que para isso, mate, esquarteje ou queime alguém.

Durante o seu trabalho na estufa, Macarena descobre uma pista valiosa com a indicação da localização dos nove milhões de euros. Não conseguindo saber o que fazer com esta informação valiosa, esta conta à sua família a história toda e o que descobriu.

Séries

E é aqui que vemos a família Ferreiro envolvida numa busca desenfreada pelo dinheiro, sendo ameaçados e torturados pelos amigos e companheiros de Zulema, pois ambas as partes querem o dinheiro. Zulema para escapar da prisão. Os Ferreiro para pagar a fiança de Macarena e esta poder sair.

A família Ferreiro

Esta família era uma família completamente destroçada e nada unida. Concluímos isso logo no primeiro episódio quando vemos a falta de proximidade entre Leopoldo (Carlos Hipolito) e Encarna (pais de Macarena) e a falta de entusiasmo quando o filho, Román (Daniel Ortiz), os informa que vai casar. No entanto, com a detenção de Macarena e a demanda pelos nove milhões de euros, vemos o renascer desta família. Vemos uma nova família com "votos" renovados.

Vis A Vis é uma daquelas séries que também ensina ao espectador os valores familiares e a união que deveria existir em todas as famílias. Aliás, vemos até onde é que os Ferreiro estão dispostos a ir para conseguirem manter a sua família a salvo e tornar a estadia de Macarena na prisão mais agradável.

Guardas prisionais e funcionamento de Cruz del Sur

As séries que envolvem prisões retratam bem que a estadia na prisão não é "um mar de rosas", nem um hotel de cinco estrelas. Há guardas corruptos que se aproveitam das reclusas, que participam e tentam ganhar dinheiro no tráfico de droga dentro da prisão e que fazem de tudo para ganhar mais dinheiro e subir na hierarquia.

Nesta série não é excepção. Vemos Palacios (Alberto Velasco), um guarda solitário  e ingénuo que é a pessoa a quem as reclusas recorrem quando precisam de alguma coisa; Valbuena (Harlys Becerra), um guarda corrupto que trafica droga e aproveita o seu poder para abusar das reclusas - o epítome da "força bruta" antes de pensar; Fabio (Roberto Enriquez), um ex-detective dos Homicídios que se torna guarda prisional e que desenvolve um carinho especial por Macarena - a ver se temos novo par romântico; Sandoval (Ramiro Blas), o médico de serviço, que usa o seu posto na prisão para abusar física e sexualmente das reclusas; e ainda Miranda (Cristina Plazas), a directora, a quem estas histórias escapam-se-lhe por entre os seus dedos.

Semelhanças com Orange Is The New Black

A mais óbvia é que é passada numa prisão feminina, com guardas corruptos, drogas e sexo entre reclusas. No entanto, Vis A Vis tem cenas com maior violência e as cenas de sexo não são assim tão explícitas quanto OITNB. Os motivos pelo qual as personagens principais vão parar à prisão são diferentes, mas as confusões em que ambas se metem são muito similares.

Séries

Outras observações

Esta série tem uma forte semelhança com Game Of Thrones na medida em que, quando menos esperamos, aquele personagem de quem gostamos é morto... Para além disso, morrem pessoas em todos os episódios. Aqui entre nós, os gastos em pessoal deviam estar a ficar elevados, então eles decidiram matar uns quantos personagens (risos).

Este foi apenas um resumo da série, com base na primeira temporada da mesma. Já me encontro a meio da segunda temporada e acho que devo terminar as quatro temporadas num instante. De resto, o que vos posso dizer sobre Vis A Vis é que é uma série interessante, com um bom enredo, onde vocês podem aprender a língua espanhola no seu maior esplendor, com tudo incluído (palavrões e tudo) e onde também vocês dão algumas risadas, pois algumas cenas são bastante engraçadas.

Qual a série ou séries que andam a acompanhar neste momento?

6 comentários:

  1. Acho que essa série já deu há uns anos na SIC Radical... Era porreirinha.

    ResponderEliminar
  2. Tenho imensa curiosidade em relação a Vis A Vis, mas ainda não me aventurei a vê-la!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bocado mais violenta que OITNB, mas está melhor a nível de enredo e história.

      Eliminar
  3. Eu já estou no final da segunda temporada e estou a adorar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já vou na segunda metade da segunda temporada. Já sei que na terceira temporada o foco não vai ser na Macarena, mas sim na Zulema, porque a actriz que dá o corpo a Macarena foi protagonista d'"As Telefonistas" ao mesmo tempo. A ver vamos como se desenrola a história.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.