Pele | Como Aplicar Correctamente Os Teus Produtos?

Muito se lê sobre pele e hoje vou dar-vos dicas de como aplicarem correctamente os produtos.

Pele

Dicas sobre o quê, mais concretamente?


Simples! Com este texto, irei dizer-vos como aplicar os vossos produtos, minimizando possíveis reacções cutâneas ou intolerâncias oculares que, infelizmente, se vê por este mundo das redes sociais!

Irei dividir o texto em cinco passos e, em cada um deles, irei justificar a razão dessa ordem e quais as dicas em cada um deles. Espero que aprendam com este texto e que, mesmo depois de o lerem, se ficarem com dúvidas, entrem em contacto comigo ou comentem com as vossas dúvidas.

Vamos lá?


Limpeza

Para uma pele bem cuidada, há que a limpar. Quem me conhece, e mesmo no meu local de trabalho, a limpeza da pele é um passo que eu recomendo a toda a gente, independentemente do tipo e/ou estado da pele e se é uma limpeza com ou sem enxaguamento.

Limpeza sem enxaguamento
Aqui entram os leites e as águas micelares. A primeira dica que vos dou é utilizar discos desmaquilhantes de bambu ou então compressas tecido-não-tecido, pois são mais suaves para a nossa pele. Para além disso, evitem exercer demasiada pressão, porque não queremos que a pele fique vermelha de tanto a esfregarmos, certo?

Limpeza com enxaguamento
Entram os geles de limpeza, assim como os óleos e, eventualmente, as águas micelares, se assim acharem necessário. Sempre em pele humedecida, colocar uma porção do produto em diversos pontos na pele, massagem em movimentos circulares até fazer uma espuma suave e depois enxaguar abundantemente com água.

Seguidamente, é só enxugar o rosto com a toalha. Mais uma vez, não esfregar o rosto, pois as fibras das toalhas podem "arranhar" a pele, agredindo-a.

Pele

NOTA: em ambos os casos, tentem usar água tépida, pois água demasiado quente ou demasiado fria, danifica a pele, comprometendo a sua integridade.

Contorno de olhos

Alguns colegas meus dizem que este passo é depois de se utilizar o sérum. Eu tenho uma opinião diferente e explico o porquê: entre cada um dos passos, o correcto é lavar as mãos, algo que, infelizmente, nem toda a gente o faz. O sérum é um produto bastante concentrado em activos (independentemente da sua função), sendo que, se utilizado muito perto do contorno ósseo, irá ser absorvido pela pele dessa zona e, poderá haver algum tipo de intolerância ocular.

Pele

Não é exagero. Já atendi pessoas que desenvolveram sensibilidade na zona ocular por causa disto. Como os produtos do contorno ósseo são o mais inócuos possível (tendo em conta o seu propósito), não é assim tão grave (apesar de desaconselhado) se vocês se "esquecerem" e não lavarem as mãos depois de o utilizar.

Como utilizar?
Com o dedo anelar (o dedo que exercemos menor pressão) aplicar no contorno ósseo e não na zona da olheira ou muito perto do olho! Colocar o equivalente a uma pequena ervilha num dos dedos anelares, repartir com o outro e aplicar de dentro para fora e de fora para dentro.

NOTA: salvo se o produto/marca referir que se pode colocar na pálpebra móvel/superior, é que se faz isso. Caso contrário, não aconselho, correndo o risco de haver algum tipo de eczema palpebral (e aí é "pior a emenda que o soneto").

Sérum (potenciação)

Tal como já referi, os séruns são produtos bastante concentrados, daí este passo ser, muitas vezes, considerado de potenciação (pois vai potenciar o efeito dos produtos colocados a seguir).

Pele

Quais os passos a seguir (e isto aplica-se a este passo, bem como o cuidado de rosto e o protector solar)?
Colocar pequenas porções ao longo do rosto (ou colocar produto numa mão e distribuir pelas duas) e aplicar o produto de forma suave, sem esfregar, sempre do meio para a periferia e de baixo para cima. Na testa, colocar o produto das sobrancelhas até à linha do cabelo.

Sei que pode ser difícil visualizar o que estou a dizer mas, brevemente, irei demonstrar estes passos nos meus stories.


Na zona do pescoço, costuma-se dizer que são necessários "movimentos de borboleta para um pescoço de girafa". E o que é que isto quer dizer? Com a mão esquerda iremos colocar o produto do lado direito do pescoço e vice-versa. Aplicando a regra "do meio para a periferia e de baixo para cima", vão aplicar o produto no lado contrário da mão.

Se olharem para a vossa mão, conseguirão perceber que o espaço entre o polegar e o indicador "encaixa" na zona de baixo da vossa orelha. Certo?


Cuidado de rosto

Aplica-se da mesma forma que o sérum. O mesmo sentido de aplicação, as mesmas dicas. Na zona do pescoço, coloca-se exactamente seguindo a regra da "borboleta e da girafa".

Pele

Não façam movimentos circulares à volta da vossa boca, tentem não franzir a vossa cara enquanto aplicam os produtos, de forma a evitar rugas de expressão (sei que é difícil, eu também tenho essa dificuldade). Irão ter uma experiência o mais prazerosa assim.

Protector solar

Diariamente, de manhã, é recomendado utilizar protector solar. Mesmo durante o Inverno. Eu, por exemplo, coloco todos os dias e acreditem quando digo (e não sou só eu) que o protector solar é o nosso melhor produto anti-envelhecimento, pois irá proteger-nos dos danos da radiação solar.  Coloquem uma quantidade que cubra a zona do rosto e do pescoço.

NOTA: mesmo que o vosso creme hidratante tenha protecção solar, esta nunca vai ser completa, pois irá proteger apenas contra a radiação UVB. Por isso mesmo, aconselho a usarem um protector solar de largo espectro se for este o vosso caso.

Pele

Essencialmente, e já disse isto aqui algumas vezes, existem três passos essenciais para uma pele bem cuidada: Limpeza, Hidratação e Protecção Solar, sempre com os produtos mais adequados ao vosso tipo e estado de pele (que, não sei se sabem, tipo e estado de pele são coisas diferentes. Posso abordar este tema mais para a frente, se quiserem).

Preciso ainda de referir que esta publicação foi apoiada pela Sesderma que, tão gentilmente, me ofereceu os produtos que constam nas imagens aqui presentes. A eles o meu mais sincero agradecimento pelos produtos e por acreditarem e confiarem em mim um texto deste género.

E por aí? Quem tem cuidados com a pele? Já conheciam estas dicas?

14 comentários:

  1. Hello :)
    Acho este tipo de posts vindo de quem realmente sabe o que fala, faz toda a diferença!
    Obrigada por tanta boa informação e confesso que ando curiosa com a marca SESDERMA por tua causa :P
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Sesderma é uma marca bastante conhecida e "famosa" entre os dermatologistas tendo em conta as suas formulações e qualidade. Andava curioso em experimentar produtos da marca e, felizmente, tive essa oportunidade.

      Obrigado pelas palavras!

      Eliminar
  2. Não percebo nadinha de cuidados da pele e nem nunca me importei muito com isso. No entanto, nos últimos tempos é um assunto que me tem vindo a interessar. O problema é que há imensos produtos, ou assim parece.
    Fico à espera desses stories. ��

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Obrigado pela mensagem. Assim consigo saber que a mensagem foi entregue, pelo menos, a uma pessoa :)

      Eliminar
  4. Já conhecia, à excepção de colocar o creme de olhos antes do sérum. Ofereci à minha mãe neste Natal alguns cremes da marca e está bastante satisfeita até agora ��
    Parabéns pelo teu conteúdo Ricardo.
    (Cláudia)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Academicamente, o creme de contorno de olhos é depois do sérum, mas tendo em conta o que vejo e me contam, aconselho a trocar - é mais seguro por causa da não lavagem das mãos entre cada passo. Obrigado pelo comentário :)

      Eliminar
  5. Meu Deus! Eu passei este tempo todo a passar o creme de olhos mal! Agora sim vou passar a colocar corretamente!
    E sim aborda sobre os tipos e estados de pele :)

    ResponderEliminar
  6. Agradeço por este post, porque li-o quando lançaste e a seguir fui atualizar os meus produtos.
    Como consegui uma ótima promoção, estou a apostar em Avène para a limpeza e em Ducray para os cuidados de pele.
    Posso só fazer uma pergunta, pois apostei num produto, mas não falas nele aqui: confirmas que o tónico deve ser colocado na pele a seguir à limpeza e antes do sérum?
    Quero só perceber se não estou a cometer nenhum "faux pas".

    Beijinho e obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, obrigado pelo comentário e pelas palavras. É sempre bom receber este tipo de feedback!

      Relativamente ao tónico, apesar de não falar dele aqui neste post, podes usar a seguir ao produto de limpeza e antes do contorno de olhos (se o usares), senão antes do sérum :)

      Eu não uso um tónico propriamente dito, mas sim uma bruma hidratante que me tem dado os mesmos resultados que o tónico - para além de ser mais prático e não ser necessário andar com discos atrás xD

      Eliminar
    2. Obrigada eu, pela resposta! :)
      Lá está, eu no cuidado de manhã uso água termal da Avène, a seguir à limpeza, e antes do serum de olhos.
      À noite, uso um tónico para sentir que dou um mimo extra à pele - mesmo que seja mais "pelo efeito psicológico".

      Obrigada mesmo.
      Beijinho,

      Eliminar
    3. O tónico regula e equilibra o Ph da pele (devido a alguns produtos que se usam) e ajuda a diminuir o tamanho dos poros, bem como uniformizar e completar a limpeza. Pode ser usado de manhã e à noite ou só de dia ou só de noite. Se te sentes bem assim, e se vês que a tua pele "reage" bem a essa rotina, continua ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.