Cosméticos Com Cafeína: Quais As Vantagens e Funções?

Ontem foi o Dia Mundial do Café e hoje venho falar-vos das vantagens da cafeína em produtos cosméticos!

Cosméticos Com Cafeína: Quais As Vantagens e Funções?

Com certeza que já ouviram falar que a cafeína se encontra presente em cosméticos, mas têm conhecimento da sua função nos mesmos?


Aquilo que vou fazer inicialmente neste texto é uma breve apresentação da cafeína em si e, posteriormente, indicar-vos em que tipo de produtos cosméticos a podemos encontrar, bem como as suas vantagens.

O que é a cafeína?

É uma substância que pode ser encontrada em diferentes alimentos e, hoje em dia, até mesmo em dermocosméticos. Este activo é muito bem aproveitado pelo organismo, sendo que 95% da quantidade ingerida é metabolizada pelo fígado. A cafeína é capaz de melhorar o rendimento mental e motor, além de garantir energia para todo o nosso corpo (apesar de não ter uma duração de acção muito longa).

Para além disto, e o que muitas pessoas não sabem, uma das vantagens da cafeína é na redução de medidas e de gordura corporal, e ainda combater a celulite.

Outra acção da cafeína é a antioxidante: combate a acção dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. A substância também auxilia no tratamento de irritações e inflamações cutâneas, reduz o inchaço, a coloração das olheiras e proporciona firmeza à pele.

Em que tipo de cosméticos podemos encontrar a cafeína?


Agora que já vimos as principais funções da cafeína na nossa pele, é altura de vermos em que produtos é que a mesma se encontra presente e qual a sua acção.

Produtos anti-olheiras

A cafeína vai activar a circulação sanguínea e ajudar a descongestionar a região ocular. Reduz o inchaço e a inflamação, além de reduzir a acumulação de sangue nos olhos (o que poderá formar sombras escuras debaixo dos olhos). Actua nas olheiras azuladas e castanhas, sendo que é necessário um tratamento relativamente longo para conseguirem ter resultados visíveis. Poderão utilizar duas vezes por dia, antes do vosso sérum (caso o usem).

Cosméticos Com Cafeína: Quais As Vantagens e Funções?


Produtos capilares (principalmente antiqueda)

A cafeína tem propriedades estimulantes da fibra capilar, favorecendo o crescimento dos fios e actuando no fortalecimento do mesmos. Ao activar a microcirculação sanguínea, e juntamente com uma alimentação nutricionalmente equilibrada, vamos fazer com que haja um maior aporte de bons nutrientes para o nosso couro cabeludo e, assim, o nosso cabelo crescer mais forte e mais saudável.

Seguidamente, vou apresentar-vos apenas champôs com cafeína na sua composição. De salientar que um champô, por si só, não actua no combate à queda de cabelo. É apenas um coadjuvante do tratamento. Terão que utilizar uma loção/ampolas e, eventualmente, um suplemento alimentar.

Cosméticos Com Cafeína: Quais As Vantagens e Funções?

Produtos da imagemTrikare C Champô Anti-queda, Alpecin Champô de Cafeína

Produtos anti-celulíticos e refirmantes

A celulite afecta entre 85% a 98% das mulheres após a puberdade e pode acabar causando algum desconforto devido à aparência que confere à pele. No entanto, hoje em dia, a indústria já conta com tratamentos eficazes para combater este distúrbio e deixar a cútis com uma aparência bonita e saudável.

Os produtos de tratamento para celulite que contêm cafeína vão, por exemplo, queimar gordura corporal, proporcionando a diminuição das medidas corporais. Para além disso, também dá firmeza à pele, melhorando a sua qualidade e combatendo a flacidez local e melhorando o aspecto pele "casca de laranja".

NOTA: falando um bocadinho sobre celulite e cuidados a ter, não vão ser os cremes a resolver sozinhos a questão. Tem que existir uma alimentação equilibrada, um estilo de vida activo e praticar exercício físico. Não esperem milagres dos produtos com cafeína se não tiverem outras medidas.

Cosméticos Com Cafeína: Quais As Vantagens e Funções?


E estas são algumas das vantagens da cafeína que podemos encontrar em produtos cosméticos: uma acção anti-olheiras azuladas e castanhas, acção adelgançante e refirmante, bem como estimuladora do crescimento do cabelo.

Quem por aí já explorou as vantagens da cafeína em produtos cosméticos? Quais os produtos que utilizam?


Sem comentários:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.