Pele: Como O Fumo Do Tabaco A Prejudica!

Hoje o tema é um pouco mais sério: vamos falar dos efeitos que o fumo do tabaco tem na nossa pele.

Pele: Como O Fumo Do Tabaco A Prejudica!

No próximo dia 31 de Maio, é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco e, para "marcar" essa data - apesar de ser dois dias mais cedo (não me matem!) -, achei que era um bom tema para ser abordado aqui.

Vamos lá?


Já toda a gente sabe que fumar faz mal à nossa saúde e ainda facilita a incidência de alguns tipos de cancro. No entanto, o fumo do tabaco também causa danos à nossa pele. Desde acelerar o aparecimento dos sinais de envelhecimento (como manchas e rugas) até promover (de certa forma) a flacidez cutânea, passando por uma pele mais baça, sem qualquer tipo de brilho natural e ainda irregular.

Os pulmões podem ser a "vítima" mais óbvia deste vício, mas não estão sozinhos, como já puderem entender. Se a poluição urbana, vinda de escapes e resíduos da produção industrial, vos possa parecer algo a banir nos dias de hoje, é igualmente importante darmos atenção ao tabaco.

Quando uma pessoa decide acender um cigarro está a prejudicar a capacidade que a sua pele tem de respirar. E, mesmo que não seja visível no dia de hoje, irá revelar-se mais tarde. Vão por mim, os danos vão aparecer, mais cedo ou mais tarde.

O que é que o tabaco faz à nossa pele?

A nicotina - um dos muitos químicos prejudiciais presentes no tabaco e que causa habituação - reduz o fluxo nos capilares sanguíneos superficiais (como os que dão à pele os nutrientes de que precisa para regenerar), o que pode trazer riscos de infecções e reduz a sua capacidade de cicatrização.

Nem sequer precisam de acender um cigarro: frequentar locais com fumo tem efeitos muito semelhantes, que podem resultar no aparecimento de manchas de pigmentação e outros sinais de envelhecimento precoce.

Que sinais são esses?

Olheiras, linhas finas, vermelhidões, borbulhas, maior tendência a pele seca, dedos amarelados, cabelo mais fraco, falta de luminosidade no rosto e, obviamente, envelhecimento precoce - algo que se encontra presente em alguns maços de tabaco, como bem sabem.

Pele: Como O Fumo Do Tabaco A Prejudica!

É simples de perceber o porquê disto tudo acontecer: para além dos mecanismos de perturbação do fluxo sanguíneo, os químicos contidos em cada cigarro vão desencadear a destruição do colagénio e da elastina, contribuindo, de forma decisiva, para a rápida e intensa aceleração do aparecimento precoce de rugas e restantes sinais de uma pele envelhecida.

Como podemos combater e contrariar esses impactos na nossa pele?

Deixar de fumar parece-me a primeira opção bem óbvia! No entanto, se não quiserem deixar de fumar, ou se quiserem reduzir o número de cigarros que fumam por dia, existem alguns métodos para atenuar os danos referidos. São eles:

Passo 1:

Usar um esfoliante regularmente para remover toxinas e células mortas que se vão acumulando na pele ao longo do dia. A utilização de um produto de limpeza, seja um gel ou leite é algo obrigatório. Para além disso, podem apostar num cuidado nocturno com acção peeling para "acelerar" o processo de renovação celular.

Passo 2:

Parece-me óbvio apostarem num cuidado anti-envelhecimento para corrigir algumas das rugas e linhas finas que tenham, certo? Procurem um que também vos dê um pouco de luminosidade à pele, para combater o aspecto baço que a pele ganha quando está exposta ao fumo do tabaco.

Passo 3:

Hidratar! Hidratar, hidratar, hidratar!!! É a palavra de ordem. Garantam uma correcta ingestão de água ao longo do dia - 1,5 a 2 litros por dia - bem como um bom produto de rosto hidratante. Isto vai ajudar a que pele consiga "recuperar" de alguns dos danos que sofre ao longo do dia.

Pele: Como O Fumo Do Tabaco A Prejudica!

Mas, se mesmo assim, ainda não ficaram convencidos dos malefícios do tabaco e do fumo para a nossa pele, convido-vos a lerem estes 10 argumentos que vos dizem como o fumo irá arruinar a vossa pele. É uma palavra forte, mas é para vocês apreenderem bem esta parte do texto #RicardoFalandoSérioViu?

1. Olheiras:

Quem fuma está quatro vezes mais propenso a ter olheiras e papos sob os olhos. A falta de nicotina durante a noite faz com que as pessoas durmam mal e o corpo esteja sempre a virar e agitar-se.

2. Psoríase

Esta é uma condição auto-imune que pode aparecer mesmo em não-fumadores mas, para quem fuma há 20 anos, o risco de vir a sofrer desta doença é 60% maior.

3. Dentes manchados

A nicotina é um dos principais causadores das manchas amareladas nos dentes.

4. Dedos das mãos amarelados

Não são só os dentes e as paredes de casa: fumar deixa os dedos e as unhas acastanhados e amarelados.

5. Cabelo enfraquecido

Os fumadores têm cabelo mais fino e o tabaco potencia duas vezes mais a calvície nos homens. Além disso, também acelera o aparecimento de cabelos brancos.

6. Perda de dentes

Como se os dentes amarelados não fossem o maior problema, um estudo do Journal of Clinical Periodontology mostrou que os fumadores estão seis vezes mais propensos a desenvolver doenças gengivais que levam à perda dos dentes.

7.  Pele baça

O fumo do cigarro contém monóxido de carbono, que retira o oxigénio na pele, e nicotina, que reduz o fluxo sanguíneo, o que deixa a pele baça e seca. Além disso, o tabaco também anula muitos nutrientes, incluindo a vitamina C, que ajuda a proteger e a reparar os danos da pele.

8. Aumenta o aparecimento de estrias

A nicotina danifica as fibras da pele, fazendo-a perder elasticidade e força, o que significa que as estrias, aquelas linhas vermelhas e brancas, vão aparecer mais rapidamente sempre que existir flutuações de peso.

9. Barriga flácida

É o pesadelo de qualquer pessoas, não é? De homens e de mulheres e estudos indicam que os fumadores têm mais gordura visceral que os não fumadores.

10. Envelhecimento acelerado

Só a título de curiosidade, de ano para ano, os fumadores vão envelhecendo uma média de 1,4 anos.

Se depois deste texto ainda não consideraram deixar de fumar, ou pelo menos, começarem a reduzir, por favor, vão reler o texto! #Risos

O tabaco e o fumo do tabaco não prejudicam apenas os pulmões. A nossa pele ressente tudo o que de mal fazemos ao nosso organismo. A pele apresenta-nos os sinais e as consequências de algumas asneiras que fazemos.

Quem é fumador, certamente, já reparou que tem uma pele mais seca, mais baça, mais irregular, que tem linhas finas à volta da boca e na zona do "código de barras" (acima do lábio superior), certo?

Quem aí já conhecia os efeitos do fumo na pele?

Sem comentários:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.