5 Vantagens Do Vinho Do Porto Para A Saúde E Pele!

No Dia Internacional do Vinho do Porto, venho cá falar-vos das suas vantagens.

5 Vantagens Do Vinho Do Porto Para A Saúde E Pele!

Não só para a nossa saúde, como também para a pele.

DISCLAIMER: o vinho do Porto é uma bebida alcoólica, pelo que não é para ser consumido em excesso. Para além disso, eu não costumo falar de bebidas alcoólicas no blogue e nas minhas redes sociais, mas quis marcar este dia com este texto, uma vez que existem cosméticos com aroma obtido a partir do vinho do Porto ou com este na sua composição.

Vamos lá?


O vinho é uma bebida consumida há imensos anos e muitos são os estudos que demonstram os benefício do seu consumo MODERADO - cerca de um copo por dia (125 ml).

NOTA: coloquei o volume propositadamente, senão vocês iam buscar um jarrão de litros e diziam que era um copo #Rindo

O vinho é produzido através da fermentação do sumo de uva, também conhecido por mosto. A ação dos microrganismos no processo é responsável pela transformação dos açúcar da fruta em álcool etílico.

Existem vários tipos de vinho: vinho de "colheira tardia" - onde se inclui o vingo do Porto - vinho espumante, vingo branco, vinho rosé e vinho tinto. As diferenças entre eles são devidas aos compostos fenólicos, sendo estes divididos em flavonóides e em não-flavonóides.

NOTA: farmacêuticos que me seguem, e que tiraram o curso na FFUP, certamente lembraram-se do trauma das aulas de Farmacognosia II, certo?

Do primeiro grupo fazem parte as substâncias responsáveis pela função antioxidante dos vinhos. Dos compostos não-flavonóides fazem parte as responsáveis pela redução da pressão arterial do nosso organismo que, por sua vez, reduz o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares.

NOTA: mais uma vez, consumo moderado!

No geral, além da elevada capacidade antioxidante e dos seus efeitos na saúde cardiovascular, o consumo moderado de vinho contém ainda outros benefícios.

Anti-inflamatório

O resveratrol - já ouviram falar dele, certo? - composto encontrado nas uvas, possui propriedades anti-inflamatórias que reduzem a inflamação crónica do nosso organismo, contribuindo para a prevenção do aparecimento de diversas doenças cardíacas e autoimunes. No entanto, esta redução da inflamação não depende inteiramente do consumo moderado de vinho.  Deve estar associado a uma dieta equilibrada e saudável, à redução do stress emocional e à prática de atividade física.

Saúde mental

Estudos indicam que um copo de vinho (125 ml), ocasionalmente, pode reduzir o nível de depressão. Atentem na palavra ocasionalmente, por favor!

Promoção da longevidade

Graças ao elevado teor de antioxidantes, estudos demonstram que beber quantidades moderadas de vinho, como parte de uma dieta saudável, pode aumentar a longevidade.

Saúde intestinal

Estudos sugerem que o vinho tinto pode promover o desenvolvimento de bactérias intestinais saudáveis, o que pode melhorar os marcadores da síndrome metabólica em pessoas com obesidade.

NOTA IMPORTANTE

Há que referir que o consumo de bebidas alcoólicas em grandes quantidades está associado a diversos malefícios para a saúde, incluindo um risco aumentado de certos tipos de cancro, diabetes, doenças cardíacas, doenças hepáticas e pancreáticas, além de problemas de fertilidade, dores de cabeça, enxaquecas e distúrbios do sono.

Para além disso, na nossa pele, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas leva a uma maior perda de água, o que resulta numa pele mais desidratada, fatigada e sem brilho.

Cosméticos com vinho do Porto - que vantagens?

- Previne o envelhecimento precoce, dado o seu alto teor de antioxidantes, que combatem os radicais livres;
- Mais firmeza e elasticidade, devido ao silício que é responsável pela formação de colagénio;
- Combate a oleosidade, graças ao resveratrol, possuindo, também, ação anti-inflamatória;
- Hidratação, pois tem uma alta concentração de alfa-hidroxiácidos (ácidos cítrico, tartárico e málico);
- Proteção contra os raios UV. No entanto, não substitui o protetor solar, ok?

Quais os cosméticos onde podemos encontrar o vinho do Porto ou aroma proveniente dele?

Seguidamente, deixo-vos uma imagem e uma lista de produtos. Algumas marcas possuem aroma proveniente do vinho do Porto em todos os seus produtos, mas irei deixar apenas os meus favoritos da marca, ok?

5 Vantagens Do Vinho Do Porto Para A Saúde E Pele!
(da esquerda para a direita) MUSA Natural Cosmetics Sabonete Vintage Doc, DVINE Gel de Limpeza, DVINE Esfoliante Facial com Grainha de Uva, DVINE Emulsão de Dia Light Harvest

Se chegaram até aqui, agora já têm ideia de que o vinho do Porto não é apenas uma bebida alcoólica (que deve ser consumida com moderação), mas também algo com propriedades interessantes para a nossa pele, devido às vitaminas C e E, assim como o resveratrol.

Conheciam as vantagens?

6 comentários:

  1. Que post mais catita! <3 (mesmo na perspetiva de quem já trabalhou com vinhos do Porto e que é enófila).
    Por acaso conhecia as vantagens cosméticas, mas admito que não gosto do cheiro - eu trabalhei mesmo ao lado dos toneis, e fiquei "vacinada".

    No copo, recomendo que todos experimentem um bom LBV.
    Beijinho,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que eu não percebo nada de vinho e não sou grande apreciador de vinho lol Apenas bebo um cálice de vinho do Porto, pontualmente e, de vez em quando (raro, vá) um copo de vinho branco (apesar de não ser o melhor). Eu achei piada, pois existem compostos que podemos extrair da uva (Caudalie é outra marca, por exemplo) e que têm imensos efeitos benéficos para a pele.

      Eliminar
  2. Tentador, mas confesso que não consigo apreciar o sabor a vinho do Porto. Apesar disso, acho que me vou aventurar nos cosméticos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo que não gostes do sabor (atenção que o objetivo do texto não era esse), podes ver os cosméticos que são interessantes. E o cheiro não é, de todo, ativo. A meu ver.

      Eliminar
  3. Achei super interessante, este post, porque não fazia ideia da maioria destas coisas. Excelente post, obrigada por partilhares o teu conhecimento connosco!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu pelo retorno e por veres utilidade de aprendizagem no meu texto.
      Beijinhos.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.