Rotina | Quais Os Produtos Que Utilizo? Manhã

O texto de hoje vai de encontro ao que alguns de vocês me têm pedido ultimamente - a minha rotina de pele.

Rotina

Para facilitar um pouco a leitura, e não ficar um texto demasiado longo, hoje vou deixar-vos com os produtos que utilizo de manhã e, posteriormente, dar-vos-ei a conhecer a minha rotina nocturna.

Antes de começar a "debitar" os produtos, devo dizer-vos que existem três passos essenciais que não dispenso e que aconselho vivamente toda a gente a seguir - limpeza, hidratação e protecção solar. A pele precisa de estar bem limpa (não excessivamente e com os produtos adequados) para receber "melhor" os cuidados que vamos colocar a seguir.

Para além disso, a pele precisa de estar bem hidratada, pois uma pele desidratada é má e envelhece muito mais rapidamente, além que fica mais propensa a problemas cutâneos, permeabilidade comprometida e mais susceptível à entrada de alergenos.

Por último, um bom protector solar, de preferência de largo espectro, é fulcral para que a nossa pele fique protegida (ou, pelo menos, minimizar) dos danos solares na nossa pele, bem como o aceleramento do envelhecimento cutâneo.

Estes são os três passos ESSENCIAIS que recomendo a toda a gente utilizar na rotina da manhã. E eu não sou excepção. Seguidamente, vou dar-vos a conhecer os produtos que, neste momento, estou a utilizar.

Limpeza

Eu já falei imensas vezes deste produto aqui no blogue, bem como já recomendei àqueles que me procuram aconselhamento em limpeza para peles oleosas - Uriage Hyséac Gel de Limpeza

Este é um produto transparente, com um agradável cheiro a maçãs verdes, com acção antisséptica e com extracto de Licorice com propriedades matificantes. Para além disso, limpa sem ressecar a pele, o que é muito importante porque a pele deve ficar limpa, mas não excessivamente limpa.

Rotina

Porquê? Se utilizarmos produtos demasiado agressivos, ou com detergentes demasiado adstringentes, vamos comprometer (e destruir) a barreira cutânea, levando a uma maior permeabilidade. O que é que acontece? Há uma maior perda insensível de água (PIA) e uma maior probabilidade dos alergenos entrarem na nossa pele e desenvolverem reacções um tanto ao quanto aborrecidas na nossa pele - intolerâncias ou alergias - e nós não queremos isso, certo?

Tónico

Também já falei deste produto. A seguir à limpeza, utilizo esta água hidratante da Jowaé. É uma bruma, não precisa de muita quantidade para "cobrir" o rosto todo e sentimos a pele refrescada e hidratada. Claro está que não substitui, de todo, um cuidado hidratante, mas vai dar já aquela sensação agradável na nossa pele.

Rotina

Além desta sensação de frescura neste passo da minha rotina, esta água também ajuda a diminuir o tamanho dos meus poros, tornando a minha pele mais lisa e mais regular, sem aqueles poros alargados que podem ser um tanto ao quanto inestéticos e ainda equilibra o pH da minha pele.

Contorno de olhos

Sim, eu utilizo um contorno de olhos na minha rotina de cuidados de pele. E utilizo nesta altura. Porquê? Simples! Entre cada um dos produtos a nossa rotina, devemos lavar as mãos para retirar resíduos de produtos que possam lá ter ficado. Sendo a pele do contorno ósseo uma pele demasiado fina e bastante permeável, devem entender que qualquer produto mais concentrado nesta zona é "meio caminho andado" para que possam surgir intolerâncias oculares.

Por norma, nas rotinas que se encontram online, referem que o contorno de olhos deverá ser aplicado a seguir ao sérum (caso o utilizem). Eu prefiro utilizar ANTES e aconselho todas as pessoas que me pedem conselho neste sentido. Tanto por mensagem ou email, como pessoalmente no meu local de trabalho.

Rotina

O produto que utilizo é o La Roche-Posay Pigmentclar. É da gama de cuidados despigmentantes, mas este produto possui resorcinol com acção anti-manchas castanhas e cafeína com acção descongestionante e anti-olheiras. Não que eu sofra imenso com as olheiras, mas tenho e este produto é o único que, até agora, resultou no meu caso. Tem uma tonalidade ligeiramente acastanhada que ajuda a disfarçar a zona da olheira.

NOTA: qualquer produto para o contorno de olhos deverá ser aplicado no contorno ósseo e nunca em cima da zona da olheira. Poderão colocar na pálpebra móvel (superior) apenas e só se existir alguma menção nesse sentido na embalagem do produto.


Potenciar

Neste passo da rotina, utilizo um sérum. De manhã, privilegio a hidratação e matificação da minha pele. Neste passo, dou um boost de hidratação à minha pele com o Lierac Hydragenist Sérum Oxigenante. É um produto que hidrata profundamente a minha pele, ao mesmo tempo que tem uma ligeira acção antirrugas, dado que os seus compostos mimetizam a técnica de oxigenação tecidular (uma técnica estética muito utilizada pela Madonna, em tempos). E reparem que o frasco está quase, quase a acabar!

Rotina

Só quem já o utilizou é que sabe a sensação de frescura e de "pele hidratada" depois de colocar este produto. É um investimento um pouco elevado (para alguns "bolsos") mas vale cada cêntimo. Acreditem!

Hidratação/Matificação

Uma vez que tenho a pele oleosa, ando em constante procura de produtos com acção matificante, mas que, ao mesmo tempo, hidratem. Finalmente, "dei de caras" com este Sebologie Gel Regulador da Lierac. Para além de sentir a pele lisa e regular, é um produto que controla a produção de sebo da minha pele e matifica, sem ressecar. E este efeito matificante dura-me cerca de 8 horas, o que é óptimo!

Rotina

Protecção solar

Tenho alguns cuidados com o sol. Não tenho a pele propriamente morena, mas também não sou assim "copinho de leite". No entanto, mais importante que o tom da nossa pele, é saber protegê-la e isso eu não descuro. Utilizo este protector solar Sunissime Fluido Protector da Lierac, que tem protecção de largo espectro, ao mesmo tempo que tem uma acção antienvelhecimento.

Rotina

É um fluido bem fácil de se espalhar, de rápida absorção e com um cheiro maravilhoso. Porquê privilegiar um protector solar de largo espectro? A radiação ultravioleta corresponde apenas a 5% da radiação solar, pelo que é essencial procurar um produto que proteja a nossa pele das outras radiações, nomeadamente infravermelhos e luz visível.

Aliás, é cada vez mais uma preocupação na área da cosmética os efeitos nefastos da luz visível na nossa pele, com mais enfoque na luz azul, presente nos ecrãs LED dos equipamentos electrónicos com que lidamos diariamente.

E, tal como puderam ver, estes são os produtos que utilizo, de momento, na minha rotina matinal. Espero que tenham gostado deste post e que tenha correspondido àquilo que esperavam. Mais para a frente, venho dar-vos a conhecer os produtos que utilizo à noite.

E vocês? Que produtos utilizam na vossa rotina de manhã?

7 comentários:

  1. Quero mega experimentar o Sunissime Fluido Protector da Lierac!
    Olha e já agora, preciso comprar um hidratante para a cara mas queria um com cor porque quero um produto dois-em-um
    que possa meter rapidamente de manhã e me dê um ar menos cansado! alguma sugestão?? :)

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um pequeno investimento, mas vale bem cada cêntimo. Para além disso, é muito fácil de espalhar, absorve rapidamente e um cheiro a praia :)

      Relativamente a hidratantes com cor, tens o Hydreane da La Roche Posay, a Uriage não tem com cor, mas tem pó compacto com cor e é hidratante. A Jowaé tem um creme hidratante com cor. Ou, eventualmente, Caudalie.

      Eliminar
    2. O da La Roche Posay é o que estava a pensar comprar por acaso...! acho que vou seguir a sugestão!
      TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

      Eliminar
    3. Depois diz o que achaste e se foi de encontro ao que pretendes ;)

      Eliminar
  2. Andava super curiosa com esse protetor solar e agora deixaste-me mesmo mais inclinada a comprá-lo :D

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que, depois de o experimentares, não vais querer outra coisa ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.