Blogosfera | Sabem O Que Me Apaixona Num Blogue?

Blogosfera

Já disse aqui o que me aborrecia nos blogues. Hoje, falo do que mais me agrada quando visito a blogosfera.

Antes de mais, convém dizer que esta é apenas a minha opinião. Aquilo que vou dizer que gosto não tem que ser necessariamente o que vocês também gostam.

Equilíbrio:

Quem não gosta de entrar num blogue e ver um equilíbrio entre as cores, estrutura e imagens? Quem é que gosta de entrar num blogue e ver uma mistura psicadélica de cores, que até nos fere os olhos?

Eu não, certamente…

Blogosfera

Escrita fluída, concisa e em bom português:

Vocês já leram aqui que se há coisa que me irrita são erros de português. Tudo bem que todos nós damos erros.

Eu também. Mas revejo o que escrevo.

Vejo se tem erros, se não está confuso, se transmite a ideia que quero, enfim, tento aprimorar ao máximo aquilo que escrevo.

Quem não gosta de apresentar um bom post, com um bom texto?

Blogosfera

Genuinidade:

Algo que me faz apaixonar por um blogue é se o autor for genuíno. Com isto quero dizer ler textos pessoais, em que uma pessoa consegue perceber e quase sentir o que o autor sentiu ao escrever aquele texto.

Ler um texto e nos identificarmos com determinada situação, nos identificarmos com o autor. 

Chega de textos iguais que são puro “copy paste” uns dos outros. Chega de textos iguais em que todos eles falam da última novidade de uma marca qualquer. Chega de publicidade gratuita e massiva nos blogues.

Existe ainda alguém que acredite que isso é ser blogger?

Interação:

Se há coisa que procuro “investir” é na interação com as pessoas que me leemAcho que não há pior coisa que eu comentar um blogue e essa pessoa, ou eliminar o meu comentário ou nem se dignar a responder. 

Todos nós temos a nossa vida e os nossos afazeres, mas custa assim tanto tirar cinco minutos para responder a um comentário?

Não digo para escrever um texto "em prosa" como resposta, mas ao menos demonstram que tiveram consideração por quem comentou um texto em que investiram.

Certo?

Blogosfera

Mais importante, humildade:

Neste ponto tenho que me alongar um pouco mais...

Há por aí muitos bloggers e vloggers/youtubers que sofrem do “síndrome da vedeta”. Com isto quero dizer que existem pessoas que “não têm onde cair de mortas” e julgam que são um Cristiano Ronaldo ou uma Ellen DeGeneres.

Recentemente, estive presente num evento em que muitos bloggers se encontravam presentes e posso dizer-vos que vi alguns bloggers com esta postura.

Postura de “Eu sei que tu me lês, eu sei que me conheces e que sabes quem sou, mas achas que vou perder o meu tempo contigo?”. Isto é simplesmente triste. Triste, baixo e demonstra o carácter (ou falta dele) da pessoa em questão.

Uma pessoa está neste mundo para partilhar, para interagir, para conviver, para crescer enquanto bloggers e isso pressupõe apoio, companheirismo e cordialidade e não vedetismos. Nem inveja. Nem más-línguas. Nem superioridades.

Somos todos iguais. Podemos todos conviver. Podemos todos interagir.

Blogosfera

Algo que me tem feito sorrir, desde que entrei neste mundo, é as amizades que criei que nunca pensei que fosse acontecer.

Conhecer pessoas com quem me identifico, pessoas que me inspiram, pessoas que dá gosto conversar e vontade de conhecer pessoalmente e trocar ideias. Isto deveria ser o mais importante para nós, bloggers, que escrevemos e não nos julgarmos melhores que a pessoa do lado ou nos julgarmos vedetas e que só falamos com este ou aquele.

Será isso ser blogger?
Será esse o espírito de digital influencer?
Será que é essa a imagem que querem adotar na blogosfera?


27 comentários:

  1. Concordo plenamente. Já dei comigo a pensar que muitos bloggers cresceram a ler a revista Caras. Não tenho duvidas que há quem crie um blog para tentar alcançar o estrelato, e depois claro deslumbram-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E depois não conseguem manter o blogue nem conseguem crescer por causa dessa falta de humildade e pensamento de que tudo se consegue de não beijada...

      Eliminar
  2. A escrita é super importante, concordo a 100% com esse tópico!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/11/playlist-of-moment.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De que outra forma nos podemos identificar com um blogue sem ser pela sua escrita? Por isso convém ser escrito com um bom português e sem erros. Afasta me logo

      Eliminar
  3. Um blog para mim morre quando o seu autor se torna egocentrico. As taras e manias não me alegram e a graxa pouco menos.

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post. Tenho que ler o outro sobre o que mais odeias. Para pessoas que estão no inicio (que é o meu caso), este tipo de posts são fundamentais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas a minha opinião :) apenas partilhei o que mais gosto num blogue! Beijinhos e obrigado pela visita

      Eliminar
  5. De algo que estou muito farta é me copiarem não só os textos como também a minha "forma" de escrever e edição de imagens. Acho que já se torna ridículo mas enfim, fazer o quê..

    AZUENTURE

    ResponderEliminar
  6. Denunciar é uma boa opção e identificar quem te copia. Vais ver que aos poucos deixam de fazer isso ;) pior e mesmo os textos todos iguais sobre os mesmos produtos das mesmas marcas. E assustador e deveras saturante

    ResponderEliminar
  7. Adorei e concordo plenamente! Parabéns! Também odeio ver erros ortográficos, fico tão irritada!

    ResponderEliminar
  8. Ser bloguer é muito mais que escrever umas coisas! Se existe algo que me irrita é ler blogues mal escritos, não se pode escrever como se fala!
    Nem todos temos jeito para escrever, eu gostava muito da cantar mas não tenho voz para isso!
    http://womanyzing.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inteiramente de acordo. Deviam ser um bocado mais conscientes do que escrevem e de que não podem escrever tal e qual como falam, tal como referes no comentário ;)

      Eliminar
  9. adorei o post concordo com tudo. Nem sabia que existiam encontros entre bloggers
    comecei o meu blog a 3 semanas e ainda estou a apreender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :) e uma questão de andares atenta. Neste caso estou a falar de uma feira que existe todos os anos em Lisboa :)

      Eliminar
  10. Mais um excelente post! Não mudaria uma virgula porque é disto tudo que eu gosto num blogue. Bom conteúdo, simplicidade, genuinidade. Sem cenas, como há bem pouco tempo escrevi. Tal como o teu blogue! Beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oohh obrigado pelas tuas palavras Rititi :')

      Realmente há muitos blogues que não sabem o que e ser blogger e só querem saber de números e de produtos grátis. Enfim. Beijinho

      Eliminar
  11. Devemos ter em atenção todos os pontos que referiste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos ter o mínimo de cuidado com o que escrevemos e como escrevemos.

      Eliminar
  12. Olá Ricardo! Gostei muito deste post. Como tudo, a blogosfera também tem o seu lado bom e mau, no entanto, sem dúvida que nos devemos focar no bom (relações que criamos, aprendizagens que fazemos). Ao que dou mais valor é à humildade. Se uma pessoa só está neste mundo para ser vedeta, então não pertence aqui. Há que interagir, conhecer, ajudar e partilhar - isso é a verdadeira blogosfera!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  13. Confesso que também me incomoda o síndrome "BloggerDeta"... E isso na In Beauty notou-se bem. As pessoas que me desiludiram... Meu deus.
    Em contra partida outras tantas surpreenderam e conheci muitas pessoas boas :)

    Ainda bem que até exitem estes eventos destes para vermos um pouco quem é quem...

    Relativamente ao que gosto num blog... É só olhar para o teu <3
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oooh muito obrigado pelas tuas palavras Minnie. Sim, no passado mês até "doeu" ver algumas pessoas ao vivo. Ou nem ver sequer...

      Eliminar
  14. Concordo com tudo o que referiste!
    A falta de humildade e genuinidade é algo que fere os meus olhos. Não suporto isso.
    No entanto, gostei imenso o teu post. Irei explorar um pouco mais o blog ;)


    XOXO,
    Ciela Unlimited |cielaunlimitedblog.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pela tua visita :) espero que gostes de estar por cá

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.