4 Dicas Para os Dias Frios

4 Dicas Para os Dias Frios

Antes que me comecem a criticar, sim, os dias frios ainda estão aí.

Apesar de não parecer! Como assim estamos em Fevereiro e estão perto de 20 graus à hora de almoço?

No entanto, de manhã cedo e à noite, as temperaturas baixas fazem-se sentir e é nisso que nos precisamos de concentrar para ler este texto, ok? Trago-vos algumas dicas (podemos chamar "dicas"?) para que consigam cuidar da vossa pele da melhor forma e esta não "sofrer".

PROTEÇÃO SOLAR

Mesmo em dias mais frios, e com a radiação solar "menos agressiva", há que proteger a nossa pele da mesma. Assim, é essencial (como no resto do ano) utilizar protetor solar todos os dias, antes de sair de casa e, caso trabalhemos fora de um edifício - ou andemos de carro de um lado para o outro - há que reaplicar. Não se esqueçam que há sempre radiação que passa pela janelas.

NOTA: um termo de comparação que podem ter em conta é o chão de vossa casa, caso este seja de madeira. Ao longo do tempo, vocês percebem que o chão desprotegido (sem tapetes ou carpetes) começa a ficar "queimado" mais rapidamente que o que se encontra protegido por alguma coisa.

LIMPEZA DA PELE

Aqui podemos optar por texturas mais "encorpadas" e suaves. Isto assume "maior" importância nas peles mais oleosas, em que podemos trocar o gel de limpeza habitual por uma espuma (por exemplo). Conseguimos o mesmo efeito no que diz respeito à limpeza e não retiramos tantos lípidos essenciais da nossa pele desta forma.

REFORÇO DA BARREIRA CUTÂNEA

Apesar deste reforço ser importante durante o ano inteiro - uma barreira cutânea "forte" é como um escudo que nos protege do dano exterior e evita a desidratação da nossa pele. Nos dias mais frios, é preciso um "esforço" para a reforçar, dado que a pele tem mais facilidade em desidratar (vamos falar assim para toda a gente perceber). Assim, o ideal será procurar ativos que sejam hidratantes e que contribuam para esse reforço, sejam eles glicerina, ácido hialurónico, as manteigas ou óleos e as nossas "queridas" ceramidas.

ATIVOS AGRESSIVOS PARA A PELE

Antes de iniciar qualquer ativo mais agressivo para a nossa pele - seja vitamina C, ácidos esfoliantes ou retinóides - há algumas coisas que precisamos de saber: primeiro, precisamos de saber utilizar os mesmos e quando os utilizar; segundo, precisamos de começar com calma e/ou com concentrações baixas. Se vocês nunca utilizaram nenhum destes ativos, podem começar por praticar Skin Cycling, em que utilizam os ativos em dias diferentes, nunca esquecendo a barreira cutânea.

Para quem já é utilizador, precisa de estar atento a reações de vermelhidão, descamação ou ardor ao aplicarem produtos que contenham ácidos (mais os AHA) ou retinóides. Escusado será dizer que proteção solar, sempre, certo?

NOTA: apenas falei de cuidados a ter com a pele do vosso rosto. No entanto, a pele do vosso corpo também merece e necessita de cuidados, assim como o vosso cabelo que também pode apresentar características diferentes nestes dias.

Que cuidados têm nestes dias mais frios?

Sem comentários:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.