4 Dicas Para os Dias Frios

4 Dicas Para os Dias Frios

Antes que me comecem a criticar, sim, os dias frios ainda estĂ£o aĂ­.

Apesar de nĂ£o parecer! Como assim estamos em Fevereiro e estĂ£o perto de 20 graus Ă  hora de almoço?

No entanto, de manhĂ£ cedo e Ă  noite, as temperaturas baixas fazem-se sentir e Ă© nisso que nos precisamos de concentrar para ler este texto, ok? Trago-vos algumas dicas (podemos chamar "dicas"?) para que consigam cuidar da vossa pele da melhor forma e esta nĂ£o "sofrer".

PROTEĂ‡ĂƒO SOLAR

Mesmo em dias mais frios, e com a radiaĂ§Ă£o solar "menos agressiva", hĂ¡ que proteger a nossa pele da mesma. Assim, Ă© essencial (como no resto do ano) utilizar protetor solar todos os dias, antes de sair de casa e, caso trabalhemos fora de um edifĂ­cio - ou andemos de carro de um lado para o outro - hĂ¡ que reaplicar. NĂ£o se esqueçam que hĂ¡ sempre radiaĂ§Ă£o que passa pela janelas.

NOTA: um termo de comparaĂ§Ă£o que podem ter em conta Ă© o chĂ£o de vossa casa, caso este seja de madeira. Ao longo do tempo, vocĂªs percebem que o chĂ£o desprotegido (sem tapetes ou carpetes) começa a ficar "queimado" mais rapidamente que o que se encontra protegido por alguma coisa.

LIMPEZA DA PELE

Aqui podemos optar por texturas mais "encorpadas" e suaves. Isto assume "maior" importĂ¢ncia nas peles mais oleosas, em que podemos trocar o gel de limpeza habitual por uma espuma (por exemplo). Conseguimos o mesmo efeito no que diz respeito Ă  limpeza e nĂ£o retiramos tantos lĂ­pidos essenciais da nossa pele desta forma.

REFORÇO DA BARREIRA CUTÂNEA

Apesar deste reforço ser importante durante o ano inteiro - uma barreira cutĂ¢nea "forte" Ă© como um escudo que nos protege do dano exterior e evita a desidrataĂ§Ă£o da nossa pele. Nos dias mais frios, Ă© preciso um "esforço" para a reforçar, dado que a pele tem mais facilidade em desidratar (vamos falar assim para toda a gente perceber). Assim, o ideal serĂ¡ procurar ativos que sejam hidratantes e que contribuam para esse reforço, sejam eles glicerina, Ă¡cido hialurĂ³nico, as manteigas ou Ă³leos e as nossas "queridas" ceramidas.

ATIVOS AGRESSIVOS PARA A PELE

Antes de iniciar qualquer ativo mais agressivo para a nossa pele - seja vitamina C, Ă¡cidos esfoliantes ou retinĂ³ides - hĂ¡ algumas coisas que precisamos de saber: primeiro, precisamos de saber utilizar os mesmos e quando os utilizar; segundo, precisamos de começar com calma e/ou com concentrações baixas. Se vocĂªs nunca utilizaram nenhum destes ativos, podem começar por praticar Skin Cycling, em que utilizam os ativos em dias diferentes, nunca esquecendo a barreira cutĂ¢nea.

Para quem jĂ¡ Ă© utilizador, precisa de estar atento a reações de vermelhidĂ£o, descamaĂ§Ă£o ou ardor ao aplicarem produtos que contenham Ă¡cidos (mais os AHA) ou retinĂ³ides. Escusado serĂ¡ dizer que proteĂ§Ă£o solar, sempre, certo?

NOTA: apenas falei de cuidados a ter com a pele do vosso rosto. No entanto, a pele do vosso corpo também merece e necessita de cuidados, assim como o vosso cabelo que também pode apresentar características diferentes nestes dias.

Que cuidados tĂªm nestes dias mais frios?

Sem comentĂ¡rios:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.