Book Review #17 | "Origem" (Dan Brown)

Book

Mais um livro livro e mais uma book review. Desta vez, do mais recente livro de Dan Brown - Origem.

Este foi um livro bastante ansiado por todos os leitores fiéis deste autor, uma vez que este, nas suas histórias, mistura sempre mistério com História.

Os livros do autor são uma enchente de elementos históricos, cultura geral, permitindo aumentar o crescimento do leitor. Para além disso, a sua escrita é tão fluída e tão cativante que é impossível deixar de ler os seus livros.

Posso já dizer-vos que este livro é viciante. Dificilmente parava de o ler. Só mesmo quando era "obrigado".


Robert Langdon, personagem preferida de Dan Brown e dos seus leitores, é protagonista desta história que se passa em Espanha, entre Bilbau e Barcelona, passando por Madrid.

Somos presenteados, como habitualmente, com o elevado grau de conhecimento e de cultura deste personagem, desta vez acompanhado por Ambra Vidal (conservadora do Museu de Gunggenheim) e Edmond Kirsch.

Edmond Kirsch é um futurologista, ateu, descrente de toda e qualquer religião, que investe todo o seu tempo em descobrir teorias sobre o futuro da Humanidade, bem como a sua origem e diz ter a resposta para duas perguntas que são chave neste livro:

De onde vimos?
Para onde vamos?


A par da procura da resposta para estas duas perguntas, assistimos à eterna discussão entre ciência e religião. O seu antagonismo relativamente à origem da espécie humana.

De onde vimos?
Terão sido as leis da física ou uma intervenção divina a criar a espécie humana, tal e qual como a conhecemos?


Para onde vamos?
Será que a espécie humana irá entrar em extinção num futuro recente?


Para além desta eterna discussão, estamos perante a introdução de um elemento surpreendente nas obras de Dan Brown - a inteligência artificial.

Até que ponto esta trará vantagens para os humanos?
Será que nos irão substituir?
Serão perigosos?


Estes temas, a trama, a escrita fluída, a narrativa cativante de Dan Brown, para além de uma história rica em mistério e conhecimento, são mais que suficientes para ler este livro e para o leitor ficar preso ao mesmo.

Do que estão à espera?
Quem já leu este livro?



2 comentários:

  1. Eu não li mas confesso que não sou fã do autor, foi daquelas coisas que ainda não decidi explorar mas... quem sabe futuramente? :) Beijinho

    ResponderEliminar
  2. A mim fascina me a forma como ele mistura história com mistério. Uma pessoa não só se delicia com a escrita dela como aprende bastantes coisas ;)

    ResponderEliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.