Português | Voltemos À Escola Primária, Pode Ser?

Hoje venho falar-vos de algo que me faz alguma confusão quando leio textos - erros de português.

Português

Antes de mais, deixem-me que vos diga que eu, tal como toda a gente, sou falível e, "uma vez por outra", também deixo passar um ou outro erro (leve), mas tenho sempre o cuidado de rever o texto uma e outra vez, bem como passar o corrector ortográfico no mesmo.

Eu tenho este hábito. Muitas pessoas não.


Não que a minha área profissional seja Humanidades, mas penso que "escrever bom português" deve fazer parte de qualquer um de nós. Não estou a falar apenas de nós, digital influencers, mas sim de toda a gente que tenha de escrever alguma coisa. Enfim, todos nós, basicamente.

Português

Estamos numa época em que cada vez mais o online e o digital ganham força. A cada dia que passa, vemos cada vez mais as pessoas a estarem dependentes da tecnologia e do online.

Quem se lembra de ir sair com amigos e conviver com eles e não ligar às redes sociais?
Quem se lembra de usar apenas o telemóvel para enviar mensagens e, quando o saldo permitia, fazer uma chamada?


Actualmente, vemos uma nova geração a ficar mais dependente dos dispositivos móveis, das redes sociais, da popularidade que os mesmos lhes possam dar e ainda um esforço enorme para construir a sua personalidade com base em algo meramente digital e não orgânico, nada humano.

Português

"Fruto desta evolução", as pessoas estão a perder valores básicos, nomeadamente, saber escrever português correctamente. Infelizmente, o que mais vemos online é textos mal escritos, com erros de pontuação, erros de sintaxe e, o pior disto tudo, erros ortográficos.

Todos os dias, isto acontece.


Quem me conhece, sabe que, pontualmente, partilho algumas "pérolas" que vou encontrando deste género no meu Instagram pessoal. Claro está que escondo a identidade da pessoa, pois há que haver o mínimo de respeito e não as expor.

Quem está dentro deste mundo, que é a blogosfera, precisa, mesmo, de prestar atenção à maneira como escreve. É preciso não esquecer que o nosso texto pode chegar a uma ou duas pessoas, como também pode chegar a milhares delas.

Português

Pessoas essas que nos vão ler e, quem não estiver minimamente atento, vai deixar-se influenciar pelos nossos erros e vai começar a reproduzi-los nos seus textos, nas suas vidas. Com isto, há um efeito "bola de neve" que vai piorando dia para dia.

A maior parte dos adolescentes dos dias de hoje (e não só), não sabem escrever português de forma correcta. Cometem erros graves, como por exemplo:

"Fizes-te o que te pedi?"
"À já algum tempo que estou à espera"
"Janta-mos logo à noite?"

Estes são apenas alguns exemplos de verdadeiros "pontapés na gramática" e na língua portuguesa. São capazes de fazer "o" Camões dar voltas no seu túmulo sempre que algum destes erros é cometido.

"Fizes-te" não existe. Alguém consegue perceber o porquê?
"À" existe, mas não é para ser utilizado no contexto da frase que apresentei. "Há já algum tempo..." é a forma correcta!
"Janta-mos"? Mas o que é que essa pessoa quer que se jante? "Janto-te" o quê?

Português

Somos influenciadores digitais. Temos pessoas que nos seguem (poucas ou muitas, mas temos). Temos de ter cuidado com isso. Temos de ter cuidado com o que escrevemos nos nossos blogues. nos nossos Instastories, nas nossas publicações do Instagram ou do Twitter

Recentemente, vi dois perfis, que têm como função divulgar perfis de instagrammers portugueses, a publicarem stories com erros gravíssimos de português, capazes de envergonhar qualquer um.

No entanto, uma pessoa alerta-as para os erros e essas pessoas ficam melindradas, verdadeiramente ofendidas até, e não são capazes de, pelo menos, pesquisarem para ver se estão a escrever bem ou não. Se aquela chamada de atenção que estão a receber, na melhor das intenções, faz sentido ou não. Se tem razão de ser ou não.

Português

Ou seja, para além de escreverem mal, não querem aprender. São orgulhosas o suficiente para se acharem "donas e sabedoras da razão" e não permitem que alguém lhes faça uma crítica, seja ela destrutiva, seja ela construtiva.

Onde é que a língua portuguesa vai parar desta forma?


As pessoas "saltaram" os quatro anos que compõem o ensino primário? As pessoas não estavam atentas e foram "passando por entre os pingos da chuva"? Será que as pessoas não conseguem ter o mínimo de iniciativa e pro-actividade para tentar perceber se estão a escrever português correctamente ou não?

Já não há o mínimo de cuidado com aquilo que escrevemos e publicamos? É este o tipo de influência que queremos ser? É desta forma que queremos influenciar alguém? A não terem espírito crítico, nem iniciativa, e muito menos saber escrever e falar bem português?

Até quando é que iremos ver enaltecidos comportamentos deste género? Até quando iremos ver erros de português?




17 comentários:

  1. Até que deixaste alguns erros mais comuns mas eu vejo cada um, meu deus!
    "alumia" "iluminar comentários" "eu filio" "eu foi à loja". Já vi de tudo neste mundo xD

    http://voltaemeiaa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estaríamos aqui uma tarde inteira a listar todos os erros que encontramos diariamente. É gritante!

      Eliminar
  2. Existem tantos blogs assim e o que me surpreende é que alguns até têm bastantes seguidores. Acho que errar uma vez ou outra não tem mal agora quando se erra sempre...

    Yellow Rain

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém é infalível. É normal falhar um ou outro, mas agora por sistema, é algo que me leva a questionar onde é que fizeram o ensino primário...

      Eliminar
  3. Wow adorei o teu texto! É um tema super importante mas parece que muita gente não quer saber...esses sao so alguns exemplos dos erros mais comuns...
    Sinceramente quando me corrigem (porque eu também nao sou perfeita neh?) ate agradeço! As vezes deixo escapar algum erro outras vezes é um momento de aprendizagem.
    Beijinhos!

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu agradeço quando entram em contacto comigo e me corrigem. Acho que só assim é que conseguimos melhorar. Pena que muita gente não pense desta forma... Obrigado pelo comentário. Beijinhos :)

      Eliminar
  4. Acho que a resposta às várias questões que fizeste é nunca. Sempre será assim. Há quem tenha licenciatura e ainda assim não saiba escrever. É claro que quase sempre, um ou outro erro passa totalmente despercebido (também, muitas vezes devido à nossa forma de falar que, na minha opinião,também é um dos fatores para que haja tantos erros ortográficos), mas, constantemente, é demais. Já vi várias bloggers que se dizem "as melhores" a fazerem erros do género dos exemplos que referiste e é mesmo um pontapé no português, infelizmente. Ainda bem que tens a coragem de expor um assunto como este no teu blog. Beijinhos

    https://www.bycarolina.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que este assunto tinha que "vir à baila". Tal como disse, não sou perfeito. Ninguém é. Toda a gente comete um ou outro erro de vez em quando. Tal como também já disse, agradeço que me corrijam pois só assim conseguimos melhorar. Pena que muita gente seja orgulhosa o suficiente para se sentir ofendida mal alguém as tenta ajudar. As críticas são construtivas, e não destrutivas, como muitas podem pensar.

      Eliminar
  5. Gostei bastante da tua partilha, acho que qualquer um de nós da sempre um pequeno erro que nós passa sem damos por ela, mas também tens razão que há pessoas que só deixam um comentário e nem o post leram,
    mas depois da tua partilha vou tentar ter mais atenção em ver o que partilho e escrevo
    Beijinhos
    Novo post (Unha Decorada) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas podiam ter mais cuidado com os seus textos. Somos influenciadores. Se escrevermos mal, quem nos segue, vai "ser influenciado" a escrever mal, pois considera que aquela forma de escrever é a correcta. Obrigado pelo teu comentário. Beijinhos :)

      Eliminar
  6. Ora aqui está algo que também me faz imensa confusão! Há sempre um ou outro erro que escapam, por distração, por cansaço, porque lemos aquilo que queremos dizer e não o que está escrito... Mas, lá está, são situações pontuais. Porém, há vezes em que me questiono se as pessoas releram o que escreveram. Ou se, de facto, têm as noções básicas de Português.
    Agradeço que me corrijam, mas sinto que muitas pessoas não aceitam bem isso. Parece que o encaram como um afronta :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual! As pessoas ficam logo ofendidas, de tão orgulhosas que são. Mesmo que seja erro "de conteúdo" do que ortografia, ficam todas melindradas. Começam logo na defensiva e começam logo a "falar mal" e a criticar a nossa posição... Há que ser humilde o suficiente para saber aceitar críticas!

      Eliminar
  7. MESMO, antigamente era tudo tão diferente, adorei reviver!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/04/ootd-75-classic-look.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  8. "Pérolas"... não de se tirar o chapéu, mas sim de palmatória :)))))
    Excelente texto.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado caro amigo. Tentei, ao máximo, expor a minha opinião sobre este assunto :)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.