Como Sobreviver A Viagens Longas De Avião?

Para quem tem essa oportunidade, viagens longas de avião podem ser cansativos. Então, como conseguir aproveitar o tempo da melhor forma?

Como Sobreviver A Viagens Longas De Avião?

Eu já tive oportunidade de estar em viagens de avião longas e confesso que a primeira vez pensei que não ia aguentar. Isto porque, aquando a minha viagem a Sofia (Bulgária) em 2006, com uma duração de aproximadamente 5 horas, eu fiquei saturado de estar dentro do avião ao fim de, imaginem só, três horas!

A minha primeira viagem longa foi em 2017 quando fui à Tailândia - quatro voos de 7 horas (mais ou menos) cada um: Madrid - Abu Dhabi, Abu Dhabi - Bangkok e as viagens de regresso. Uma das coisas em que pensava era: como é que vou "sobreviver" a dois voos de 7 horas?

Assim, e tendo em conta a minha experiência (em 2018 tive um voo de 10 horas de Madrid até Cancun - MEDO!), deixo-vos algumas dicas e sugestões do que podem fazer.

Antes disso, tenho que referir que, por questões de saúde, o ideal é utilizarem meias de descanso, a fim de facilitar a circulação sanguínea - dado que vão muitas horas sentados e devido às diferenças de pressão. Podem incomodar devido ao calor e à pressão que fazem nas pernas mas, felizmente, existem no mercado diversas opções - tanto para homem e mulher - e é um bom investimento. As vossas pernas agradecem.

Como Sobreviver A Viagens Longas De Avião?

Outra recomendação que vos dou é, a cada hora, se levantem e andem de um lado para o outro pelos corredores, a fim de "esticar as pernas" e manter a circulação "normalizada" porque, mais uma vez, vocês estão sentado muitas horas seguidas e pode existir problemas.

Vamos às sugestões?


Livros

Quem gosta de ler, tem aqui uma excelente oportunidade para colocar "a leitura em dia". Algumas pessoas não se conseguem concentrar enquanto lêem durante um voo, pelo que esta opção não é a mais indicada nesses casos, mas, se forem verdadeiros "devoradores de livros", vão ter muitas horas livres para lerem e se deixarem envolver pelo enredo e, assim, abstraírem-se de que estão dentro de um avião.

Como Sobreviver A Viagens Longas De Avião?

Mais ainda, se têm receio de viajar de avião, esta pode ser uma boa forma de distracção.

Música

Ok, ouvir música ao longo de 7 horas pode tornar-se cansativo, mas porque não ouvir durante uma ou duas horas? Alguns aviões têm à disposição do passageiro um conjunto de álbuns (digitais) de vários artistas e um pouco de cada género musical, pelo que não irão ficar entediados.

Jogos

Seja no vosso telemóvel/tablet, seja no monitor do assento do avião, há inúmeros jogos que podem fazer: desde estratégia até raciocínio ou cultura geral, as companhia aéreas estão preparadas para oferecer aos seus passageiros um voo o mais prazeroso e agradável possível.

Séries/Filmes

Tal como os álbuns de música e os jogos, também é disponibilizado um conjunto de filmes e alguns episódios de séries para verem durante o voo. Algumas companhias não têm uma oferta tão alargada e tão "dependente" do passageiro, tendo em conta que é esta quem decide que filmes colocam no monitor "geral".

Como Sobreviver A Viagens Longas De Avião?

Neste último cenário, poderão muito bem entrar na vossa conta Netflix ou HBO e ver as vossas séries favoritas, desde que tenham feito previamente o download dos episódios (enquanto esperam pelo vosso voo no aeroporto, por exemplo): Cuidados a ter neste caso? Simples: certificarem-se que têm espaço disponível no vosso dispositivo móvel. Caso contrário, vão conseguir ver um episódio e mais nada.

Dormir

Esta opção é a mais óbvia/fácil e aquela que mais gente adopta como "estratégia". Confesso que consegui dormir mais facilmente nas viagens de regresso a Portugal do que propriamente nas de ida. Nas viagens de regresso estamos mais cansados e mais ansiosos para chegar a casa pelo que dormir ajuda a passar o tempo.

Nas viagens de ida, uma pessoa está entusiasmada pelas férias, a pensar no roteiro de viagem, nos planos e coisas que queremos fazer, pelo que dormir pode não "servir" para todos. Eu falo pela minha experiência, mas cada caso é um caso.

Como Sobreviver A Viagens Longas De Avião?

Há um pequeno detalhe que vos posso confirmar: dependendo da companhia aérea, os bancos são minimamente confortáveis para uma pessoa dormir. Mais: é-vos emprestado (dado que têm que devolver no final do voo) uma manta e uma almofada (assim como headphones) para estarem mais confortáveis durante o voo. Podem reclinar as costas do banco e esticar as pernas que estarão minimamente à vontade para conseguirem dormir sossegados.

Isto em classe "Económica". Em Primeira Classe as condições são bem melhores #Risos. Nunca viajei em Primeira Classe, mas gostava um dia para ter todo aquele "luxo" xD #FútilEuSei

E são estas algumas das dicas e sugestões que vos posso deixar para conseguirem "sobreviver" a voos de longo curso. Se já estiveram em algum, deixem-me nos comentários como "queimaram" o vosso tempo. Para aqueles que nunca estiveram, guardem este texto para o consultarem mais tarde.

Que outras dicas podem dar? Como "aguentar" melhor estes voos?

4 comentários:

  1. Muito provavelmente, não conseguiria adormecer, mas livros, séries, música/podcasts seriam ótimos aliados :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que na viagem de regresso, com o cansaço, ias conseguir por adormecer. Eu também pensava assim e olha que foi "tiro e queda" em todas xD

      Eliminar
  2. Tudo boas sugestões! Eu sempre que tenho viagens longas, tento sempre ver um filme com a refeição quente, e depois dormir no minimo 5-6 horas (depende claro da duração do voo), depois de acordar gosto de ler ou ver mais um filme, consoante o tempo restante. :)
    xo, B Porty's Diary

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. Eu não consigo dormir seguido assim tanto tempo. Vou dormitando, sempre que me dá o sono..

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.