Pele Masculina E Feminina: Quais As Diferenças?

Chegou um dos textos mais esperados: diferenças entre a pele do homem e a da mulher.

Pele Masculina E Feminina: Quais As Diferenças?

Depois de ter colocado uma edição do #MitoOuRealidade no meu instagram, e de termos debatido um pouco este tema (tanto na publicação, como nos meus stories), achei que merecia um texto mais ou menos explicativo das diferenças entre a pele do homem e a da mulher.

Existirão diferenças? Haverá alguma influência no tipo de produtos que cada um poderá utilizar?


NOTA: não, este texto não vai ser machista, nem nada que se pareça. Vou apenas falar abertamente convosco, tal como sempre o faço. E vocês sabem disso!

Principais diferenças

Comecemos de um ponto de vista fisiológico: podemos afirmar que a pele do homem é aproximadamente 25% mais espessa que a da mulher, para além de apresentarem mais colagénio e uma composição diferente no tecido conjuntivo.

E o que é que isto vai fazer?
A maior espessura na pele do homem faz com que esta envelheça mais lentamente. Há uma desvantagem: devido a este espessamento, os activos não penetram assim tão facilmente. Por outro lado, a pele do homem consegue tolerar melhor alguns alfa-hidroxiácidos, como por exemplo o ácido glicólico (mais informações sobre o uso de hidroxiácidos na pele aqui).

No que diz respeito a rugas, apesar da pele do homem envelhecer mais lentamente, quando existem marcas e surgem as rugas, estas são mais vincadas. É aquele equilíbrio do "ah e tal envelheço mais lentamente, mas depois pareço uma harmónica quando as rugas aparecem!". Um encanto... #sqn

Hormonas: alguma influência?

Sim. Como os homens possuem maiores níveis de testosterona, isto leva a que as glândulas sebáceas tenham uma maior actividade. Logo, a pele do homem tende a ser mais oleosa que a das mulheres. Mais uma vez, um factor que contribui para que a pele do homem envelheça mais lentamente, pois as peles oleosas envelhecem mais tardiamente e apresentam uma tendência para o relaxamento e flacidez cutâneos. 

É o que eu digo: vantagens por um lado, mas por outro, ao fim de algum tempo, ficamos com aquele ar eternamente triste com as bochechas a chegarem ao umbigo! Mais um encanto... #sqn. Novamente!

Há necessidade de usar produtos diferentes?

Ora aqui reside o busílis da questão!

Não!!


Se as necessidades que a pele do homem apresenta forem as mesmas que as da pele da mulher, porque é que não haverá de utilizar os mesmos produtos? Se o homem não se importar com os cheiros ou as embalagens (que, por norma, são mais femininas ou comunicadas para o público feminino), não há qualquer problema.

Eu, Ricardo, sou homem (caso ainda não tenham percebido LOL) e uso produtos mais comunicados para as mulheres. So what? Pele é pele. Não há géneros! Apenas tipos e estados. Esclarecidos?


A pele do homem necessita também de vitaminas (A, C e E, por exemplo), antioxidantes, protecção solar, ácidos gordos essenciais, ácido hialurónico e outros activos que sejam necessários para tratar qualquer condição que a pele possa apresentar.

Pele Masculina E Feminina: Quais As Diferenças?

Mas, oh Ricardo, porque é que há uma comunicação diferenciada?

Meus amigos, neste ponto do texto já devem ter uma leve ideia: marketing!

Quantos homens vocês conhecem que têm cuidados com a sua pele?
Agora vamos pensar nos produtos que esses homens utilizam: não são mais comunicados para o público masculino ou têm uma menção de "homem" na embalagem?


Sei que é um bocado "parvo", mas ainda há muitos homens que pensam que "cuidar da pele e do cabelo não é de homem", o que estão redondamente enganados. Estamos em pleno século XXI. Acordem para a vida, ok?

Posso dar-vos o exemplo de produtos (não vou referir marcas) que "na linha normal" têm uma formulação e na "linha de homem" têm exactamente a mesma formulação, mas uma embalagem e um cheiro diferentes - dois factores que influenciam no poder de decisão de compra de um homem quando procura um produto cosmético.

Mais ainda:

Existia um champô que não era tão vendido para homens (vamos falar assim), pois o mesmo não era comunicado dessa forma nem existia a menção "homem" na embalagem. Resultado? Os homens não utilizavam. Quem comprava era as mulheres que, depois lá em casa, toda a gente o usava.

No entanto, o homem deixou de utilizar este dito champô, pois não tinha "características" de homem e porque parecia um pouco "desmasculinizante" (se a língua portuguesa me permitir esta terminologia) o facto de um homem usar o mesmo champô que uma mulher (eu também fico parvo com estas linhas de raciocínio).

O que é que a marca fez? Pegou nesse champô, modificou a fragrância, meteu em embalagens mais pequenas, com uma imagem mais masculina (tons de preto, entenda-se) e posicionou esse champô no segmento masculino da marca.

Conclusão: as vendas desse champô - igual (excepto nas características que referi no parágrafo anterior) ao outro "normal" - dispararam, porque os homens já se "sentiam à vontade" para comprar publicamente esse champô.

Sim, há homens que são um pouco "complexados" com esta ideia de utilizarem cosméticos e coisas iguais às suas mulheres, mas hello? Mais uma vez, século XXI, malta, século XXI. Cuidar da nossa imagem é algo que deveria estar presentes uma vez que a pele é o nosso maior órgão. Não é algo exclusivo das mulheres e dispensável nos homens!

Posto isto, espero que tenham ficado com uma ideia clara das diferenças morfológicas e fisiológicas da pele do homem e da da mulher. Homens que me seguem: não tenham problemas em utilizar produtos cosméticos. É de louvar vocês se preocuparem com a vossa imagem. Eu já publiquei duas fotos com as minhas rotinas no instagram e podem ver que são completas e de acordo com o meu tipo de pele, bem como o estado em que a mesma se encontra!

Conseguiram perceber as diferenças na pele?

2 comentários:

  1. Aprendi imenso neste post, não fazia ideia destas diferenças!

    Novos posts: https://abpmartinstravelwithme.blogspot.com/

    Beijinhos ❤︎

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por teres aprendido com um dos meus textos. Obrigado pelo teu comentário e feedback ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.