Peelings | Serão Seguros Para A Nossa Pele?

Quem se lembra da minha publicação no instagram onde falo dos peelings?

Peelings | Serão Seguros Para A Nossa Pele?

Para quem não se lembra, pode carregar aqui e ir diretamente à publicação em questão. Tratou-se de uma edição do #MitoOuRealidade (uma rubrica que iniciei em 2019) e esta edição surgiu devido ao número elevado de influenciadores e criadores de conteúdo que partilham esta prática - peelings - como um método seguro e nada inócuo para a nossa pele.

Atenção que eu faço peelings superficiais e recorro ao uso de produtos cosméticos e toda a gente o pode fazer, desde que conheça a sua pele e saiba o que está a fazer e como utilizar. A questão aqui prende-se com soluções verdadeiramente concentradas de ativos responsáveis pela ação peeling per si cuja aplicação é divulgada de forma errada nas redes sociais.

Nada a que já não estejamos habituados, não é verdade?


Mas vamos ao que interessa: a citação em questão é esta:
"Todas as soluções com ação "peeling" podem ser utilizadas diariamente"

Só de ler esta frase há uma palavra que transforma esta frase em #Mito - "Todas". Uma solução com ação peeling, no fundo, é uma solução com diferentes ácidos que vão esfoliar a nossa pele mais ou menos profundamente de forma a que a pele fica mais lisa e haja renovação celular. Já aqui escrevi um texto sobre hidroxiácidos e como os utilizar e hoje acabo por me repetir um pouco.

Mas vamos esclarecer, pode ser?


Quanto maior a concentração de ácidos - sejam AHA ou BHA, mas, maioritariamente, AHA - mais "agressivo" será para a nossa pele. Dependendo do tipo de ácido, quanto "mais pequeno" o ácido for, mais profundamente irá penetrar na nossa pele, logo, acarretará uma maior probabilidade de agredir a nossa pele, certo? Até aqui conseguimos estar alinhados nesta linha de raciocínio?

Exemplo: o ácido glicólico tem um menor peso molecular (logo, molécula mais pequena) que o ácido láctico. São ambos AHA, ou seja, alfa-hidroxiácidos. No entanto, como o láctico é maior, vai ficar mais à superfície na nossa pele e não irá ser tão agressivo, logo, a pele irá tolerar melhor este.

Para quem não estiver habituado a utilizar ácidos na pele, se começar com pequenas concentrações, e partindo destas premissas e exemplo que vos falei, entre o láctico e o glicólico - em termos de renovação celular da nossa pele - o láctico seria uma opção mais segura. Ainda estão desse lado? Conseguiram acompanhar esta ideia?

Peelings | Serão Seguros Para A Nossa Pele?

Contudo, no mercado vemos soluções verdadeiramente concentradas em AHA, nomeadamente uma solução de peeling da The Ordinary que tem 30% de AHA e 2% de BHA (este BHA é o ácido salicílico). É suposto a pessoa utilizar este produto APENAS nos locais que precisa de uma maior renovação (por exemplo, "marcas" da acne" ou pigmentação pós-inflamatória - com os devidos cuidados, OBVIAMENTE!). Não é para usar pela cara toda.

Mas o que é que vemos nas redes sociais?

Pessoas a deixarem escorrer, literalmente, o produto pelo rosto todo, desde a testa até ao queixo, passando pelo nariz e passando perigosamente perto da zona do contorno ocular.

NOTA: solução concentrada em ácidos a passar ou entrar nos olhos. Imaginam o que acontece, certo?

Esta prática está correta? NÃO.
Esta prática é aplaudida? Infelizmente, SIM.
Se a marca faz alguma coisa quanto a isso? Infelizmente, NÃO.

Oh Ricardo, então quando é que podemos utilizar este tipo de soluções e como as aplicar?

Eu vou deixar-vos algumas dicas. São elas:
- Apenas utilizar este tipo de soluções concentradas no Inverno e nunca nos picos de maior calor, pois a pele fica muito sensibilizada ao sol e há um maior risco de formação de queimadura solar;
- Aplicar apenas localmente. Nas marcas, nas manchas, naquela zona que vos incomoda;
- Antes de aplicar, consultar um profissional de saúde devidamente qualificado a explicar-vos se, efetivamente, necessitam deste tipo de produtos ou não;
- Começar com concentrações baixas e fazer um patch test, ou seja, aplicar o produto numa zona do vosso rosto (atrás da orelha) para ver se há algum tipo de reação cutânea - seja ela vermelhidão, pele a repuxar ou a esfolar ou algum tipo de rash cutâneo;
- Começar a aplicar em dias espaçados, por exemplo, duas vezes por semana. Depois aumentam a frequência para três vezes por semana até chegarem à aplicação diária - isto SÓ SE A VOSSA PELE TOLERAR; caso contrário, aplicam apenas algumas vezes por semana;
- Depois de aplicarem este tipo de produtos, colocar um bom produto hidratante para dar conforto à vossa pele e restaurar a barreira cutânea da mesma. Procurem produtos com ceramidas, glicerina e ácido hialurónico, por exemplo.

Estas são apenas algumas dicas que vos posso passar para utilizarem este tipo de peelings de forma segura. Eu utilizo ácidos a baixas concentrações, mas conheço a minha pele e sei até onde posso ir. Para quem não sabe nem conhece a sua pele, pode haver problemas.

Estranhem sempre quando virem pessoas a deixar escorrer produtos pelo rosto: primeiro, porque é um desperdício; depois, porque é apenas para "ficar bonito" no vídeo. E nem todos os produtos podem ser utilizados assim. Quer dizer, eu não aconselho um único a ser aplicado desta forma!

Se tiverem alguma dúvida ou quiserem ajuda a criar uma rotina ou um plano de cuidados para a vossa pele, já sabem que podem falar comigo e podemos marcar uma sessão de Consultoria em Dermocosmética.


Vamos começar a ser mais responsáveis na hora de querer fazer peelings?

Sem comentários:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.