Ferúlico | O Ácido Que É Um Super Antioxidante?

Esta semana é vez de falar de ingredientes que encontramos nos cosméticos: hoje é a vez do Ácido Ferúlico.

Ferúlico | O Ácido Que É Um Super Antioxidante?

Certamente, muitos de vocês já ouviram falar deste ácido - principalmente nas redes sociais em que está muito em voga - mas, aquilo que vocês provavelmente não sabem é que este ingrediente já existe há bastante tempo. Tal como aconteceu com os restantes ingredientes falados aqui no blogue no passado, irei fazer uma breve "apresentação do ácido ferúlico, os seus benefícios e alguns produtos onde o podemos encontrar.

Vamos lá?


De origem orgânica, o ácido ferúlico está presente no arroz, na aveia, em alguns vegetais e ainda nas sementes da maçã e da laranja. O seu papel ativo na proteção e autopreservação das plantas foi transposto para a cosmética e, atualmente, o ácido ferúlico é verdadeiramente eficaz quando aplicado na pele de forma tópica, ou seja, diretamente sobre ela.

Ferúlico | O Ácido Que É Um Super Antioxidante?

Como é que atua?

Cria um escudo protetor para a pele contra as agressões ambientais e a exposição solar, não só prevenindo o envelhecimento cutâneo prematuro, como estimulando a produção de colagénio. Estão a reconhecer estas mesmas funções, por exemplo, nos produtos com vitamina C? 

Um poderoso antioxidante

Se sozinho o efeito deste ácido já é significativo, quando combinado com as vitaminas C e E, os resultados são muito maiores. Esta capacidade de potenciar a estabilidade e a eficácia das vitaminas C e E é o que torna o ácido ferúlico um excelente ativo nos produtos cosméticos.. Esta junção desencadeia uma ação dupla ou tripla, ou seja, o efeito fotoprotetor torna-se oito vezes superior.

Quais os seus benefícios?

Vou enumerar cinco. São eles:
1) Previne contra a formação de rugas e rídulas, graças à sua ação protetora face à poluição, à luz ultravioleta e à radiação infravermelha;
2) Potencia a firmeza da pele, uma vez que o ácido ferúlico atura de forma a evitar os potenciais danos causados pelos radicais livres;
3) Diminui a formação de manchas, sendo que uma das suas principais ações é evitar a alteração pigmentar da pele;
4) Reduz a inflamação causada por stress oxidativo, graças às suas propriedades anti-inflamatórias;
5) Atenua sinais de vermelhidão e sensibilidade, evitando a formação de vasos sanguíneos e contribuindo, assim, para uma tez mais uniforme e saudável.

Quem pode utilizar o ácido ferúlico?

Todos os tipos de pele, incluindo as peles mais sensíveis. Este ácido pode ser utilizado diariamente, aplicado de manhã - antes do cuidado hidratante e do protetor solar (por exemplo, na forma de um sérum). No entanto, é preciso atenção nesta situação: evitar o seu uso em conjunto com ácidos esfoliantes (sejam o ácido glicólico, láctico e salicílico), uma vez que pode desencadear alterações no pH e, consequentemente, uma diminuição na eficácia do efeito antioxidante.

Onde podemos encontrar o Ácido Ferúlico?

Seguidamente, irei dar-vos a conhecer alguns produtos onde podem encontrar este ativo.

Ferúlico | O Ácido Que É Um Super Antioxidante?

(da esquerda para a direita) SkinCeuticals C E Ferulic Serum, Endocare Radiance C Ferulic Serum, The Ordinary 3% Resveratrol + 3% Ácido Ferúlico Serum, Sesderma Ferulac Liposomal Serum, Sensilis Supreme Renewal Detox Multi Serum, Skin Perfection Advanced Day Serum

E, assim, ficam a conhecer mais um ativo que podem encontrar nos produtos cosméticos. Se procuram um cuidado antioxidante que vos confira proteção à vossa pele - e desde que não o misturem com ácidos esfoliantes - pode ser um aliado no vosso "combate" à formação de danos pelo sol ou na formação de rugas.

Quem já conhecia o Ácido Ferúlico?

Sem comentários:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.