Veneza | Como Tirar O Maior Partido Desta Cidade? - Parte 2

Um pouco tarde, mas aqui estĂ¡ a segunda parte deste roteiro por Veneza.

Veneza | Como Tirar O Maior Partido Desta Cidade? - Parte 2

"Antes tarde que nunca", certo? #Rindo. Neste texto vou falar de alguns lugares icĂ³nicos de Veneza - e os mais conhecidos quando ouvimos falar de Veneza - para alĂ©m de outros locais que visitei e que considero bons sĂ­tios para visitar - para quem nĂ£o quer ficar apenas pelo centro.

Vamos lĂ¡?


BasĂ­lica di San Marco

Quando uma pessoa pensa em Veneza, pensa na BasĂ­lica, certo? A BasĂ­lica foi iniciada em 832 para albergar o corpo de SĂ£o Marcos, roubado quatro anos antes em Alexandria, por mercadores venezianos. Durante quase mil anos serviu de "capela" privada dos doges e nĂºcleo espiritual da cidade, acumulando os frutos decorativos de um milĂ©nio para emergir como o mais exĂ³tico hĂ­brido europeu de arquitetura ocidental e bizantina.

Veneza | Como Tirar O Maior Partido Desta Cidade? - Parte 2

O edifĂ­cio original (destruĂ­do em motins) foi substituĂ­do em 978 e, em 1094, com a igreja desta Ăºltima data a constituir a maior parte do que se vĂª hoje em dia (quando nĂ£o estĂ¡ em obras).

É cansativo admirar os tesouros da basĂ­lica, pois sĂ£o muitos e as multidões permanentes podem revelar-se um desafio. HĂ¡ que observar a parte exterior durante algum tempo antes de entrar (se tiverem sorte, porque eu apanhei a basĂ­lica em obras #Raisparta), nomeadamente a "TransladaĂ§Ă£o do Corpo de SĂ£o Marcos para a BasĂ­lica" (1260-1270) sobre a porta mais Ă  esquerda, os Ăºnicos mosaicos originais da fachada ocidental, e os magnĂ­ficos entalhes romanescos (1240-1265) sobre a porta central.

A entrada custou-me 29 euros e tive acesso a "skip the line ticket", a Ă¡udio-guia, acesso ao terraço e ainda Ă  Pala d'Oro, um altar em tela com mais de 2600 pĂ©rolas, rubis, esmeraldas e outras pedras preciosas incrustadas. IndescritĂ­vel e sĂ³ quem o vĂª Ă© que consegue perceber a beleza deste altar.

Palazzo Ducale

Em ItĂ¡lia hĂ¡ imensos edifĂ­cios gĂ³ticos, mas o Palazzo Ducale Ă©, de longe, o mais fascinante: assento do doge e sede de diversos gabinetes de Estado de Veneza durante quase mil anos.

Veneza | Como Tirar O Maior Partido Desta Cidade? - Parte 2

O primeiro palĂ¡cio ducal, terminado em 814, era uma fortaleza sĂ³bria erigida num dos poucos redutos de terra da lagoa. Foi reduzido a cinzas em 976, assim como a que lhe sucedeu, em 1106. Por volta de 1419, o palĂ¡cio estava na sua terceira - e Ăºltima - encarnaĂ§Ă£o.

TrĂªs anos mais tarde, o salĂ£o grande, ou Sala del Maggiore Consiglio, foi concluĂ­do - um dos muitos acrescentos feitos no interior. Por volta de 1550, a maior parte da obra estava terminada. Foi assolado por incĂªndios em 1574 e 1577, que destruĂ­ram obras-primas de grandes pintores de Veneza e ameaçaram a estrutura. Os trabalhos de restauraĂ§Ă£o prosseguiram atĂ© Ă  dĂ©cada de 1880.

Veneza | Como Tirar O Maior Partido Desta Cidade? - Parte 2

No exterior, hĂ¡ que apreciar a Ponte dos Suspiros, encaixada num canal na ponta oriental do palĂ¡cio, e o belo recanto das esculturas. Para alĂ©m disso, hĂ¡ que observar os entalhes dos pilares e capiteis e a magnĂ­fica porta principal do palĂ¡cio - a Porta della Carta (1438-1443), com os famosos cavaleiros, ou tetrarcas, Ă  esquerda. Algo que tambĂ©m devemos procurar Ă© a Scala dei Giganti.

Veneza | Como Tirar O Maior Partido Desta Cidade? - Parte 2

NOTAS: o bilhete que comprei custou 59 euros e tive acesso a visita com guia em espanhol (porque os italianos a falar inglĂªs Ă©, sĂ³, indecifrĂ¡vel), acesso Ă s prisões Piombi (onde Giacomo Casanova se escapou) e ainda entrada no Museo Correr (falado mais Ă  frente) e era um bilhete "skip the line".

Piazza San Marco

Posso jĂ¡ adiantar que estava praticamente vazia. Quer dizer, havia pessoas, claro - tem sempre - mas, comparado com as multidões que se vĂª em Julho e Agosto em Veneza (eu fui em Junho), estava vazia. O que nĂ£o considero mau #Rindo.

Veneza | Como Tirar O Maior Partido Desta Cidade? - Parte 2

NapoleĂ£o descreveu a praça principal de Veneza como o "salĂ£o de visitas da Europa", mas, se viesse as multidões de hoje em dia, provavelmente nĂ£o seria tĂ£o elogioso. Nesta Piazza podemos encontrar o famoso cafĂ© Florian (equivalente ao cafĂ© Majestic aqui no Porto) em que pagam "apenas" 7 euros pelo cafĂ©, acrescidos de 6 euros de "taxa de orquetra", por pessoa.

Campanile

Aqui nĂ£o conseguem bilhetes "skip the line" - tĂªm que esperar na fila para entrar, mas nĂ£o encontram grandes filas aqui. O bilhete custa 10 euros e tĂªm de apanhar o elevador para subir a torre sineira da basĂ­lica e apreciar as vistas que podem chegar aos Alpes.

Veneza | Como Tirar O Maior Partido Desta Cidade? - Parte 2

O campanĂ¡rio original que, com 98.5 metros era o edifĂ­cio mais alto da cidade, datava do sĂ©culo XI. A erosĂ£o e fundações rasas levaram a torre Ă  ruĂ­na e a colapsar a 14 de Julho de 1902. Foi reconstruĂ­do, por insistĂªncia dos venezianos, e inaugurado a 25 de Abril de 1912, exatamente mil anos apĂ³s o seu predecessor. Desta vez tinha menos 650 toneladas e era suportado por mais de mil estacas.

Museo Correr

Considerado um dos melhores museus e coleções de quadros de Veneza. Grande parte da coleĂ§Ă£o foi reunida pelo respeitĂ¡vel veneziano Abbot Teodoro e oferecida Ă  cidade em 1830. Foi imediatamente guardada nos edifĂ­cios a sul da Pizza San Marco, usados antes como apartamentos imperiais durante a ocupaĂ§Ă£o francesa (1797-1814). Hoje, estas salas sumptuosas fazem parte da visita e dĂ£o para as galerias histĂ³ricas principais que documentam a histĂ³ria veneziana.

Torre dell'Orologio

Esta torre foi erigida entre 1496 e 1506 em Veneza. O mostrador em pedra no exterior exibe as 24 horas em numeraĂ§Ă£o romana; no interior podem ver-se os signos do zodĂ­aco e as fases da Lua. É uma "torre" que pode passar despercebida mas vale a pena parar uns minutos para apreciar a sua beleza. Como Ă© Ă³bvio e habitual em qualquer monumento veneziano, vemos um leĂ£o alado, representando SĂ£o Marcos.

Veneza | Como Tirar O Maior Partido Desta Cidade? - Parte 2

Chiesa di Santa Maria dei Miracoli

Quem nĂ£o for "apreciador" de igrejas, provavelmente nĂ£o verĂ¡ nesta Igreja motivos para uma visita. Uma pequena nota: o bilhete de entrada tem o valor de 3 euros e os mĂ¡rmores desta igreja sĂ£o incrĂ­veis.

Veneza | Como Tirar O Maior Partido Desta Cidade? - Parte 2

A igreja foi erigida para albergar uma imagem da Virgem, pintada em 1409 e originalmente destinada a ser colocada no exterior de uma casa. Os milagres ("miracoli") começaram a ser associados em 1480, originando uma corrente de donativos que permitiram às autoridades encomendar uma igreja a Pietro Lombardo.

Sendo um dos principais arquitetos da Ă©poca, Lombardo criou um edifĂ­cio que assentava os seus efeitos quase totalmente em sombras, matizes e cambiantes, revestindo a igreja numa variedade de mĂ¡rmores tons de mel, painĂ©is pĂ³rfiros e embutidos em serpentina.

Veneza | Como Tirar O Maior Partido Desta Cidade? - Parte 2

O melhor estĂ¡ nos entalhes nas duas colunas que sustentam o coro das freiras (junto da entrada), nas figuras de meio corpo na balaustrada defronte do coro elevado e no exotismo na base das colunas do coro. O espantoso teto (1528), obra de Pier Pennachi, retrata 50 santos e profetas. "Nossa Senhora e a Criança", a imagem milagrosa que levou Ă  edificaĂ§Ă£o da igreja, embeleza o altar principal.

Veneza | Como Tirar O Maior Partido Desta Cidade? - Parte 2

Riva degli Schiavoni

Vamos considerar esta zona como um paredĂ£o com esplanadas de restaurantes e cafĂ©s onde podem passear e apreciar o sem-nĂºmero de gĂ´ndolas "estacionadas". Era aqui que passava os finais de tarde, a ver as barraquinhas de vendas de souvenirs e ainda telas (comprei uma tela-em-Ă³leo que jĂ¡ estĂ¡ emoldurada e sĂ³ falta pendurar acima do sofĂ¡ da minha sala de estar).

Veneza | Como Tirar O Maior Partido Desta Cidade? - Parte 2

Termino, desta forma, o roteiro por Veneza. Existem mais sítios que podem visitar, mas estes foram aqueles que visitei, pois eram do meu interesse. Veneza vai ter sempre um significado especial para mim, pois deixou-me uma lembrança no organismo - Covid.

Sim, cheguei num sĂ¡bado e no domingo comecei a sentir sintomas que associei Ă s diferenças de temperatura entre temperatura exterior (mĂ¡ximo de 30 graus) e o ar condicionado no hotel (16 graus), mas nĂ£o. As dores na garganta, nariz congestionado e garganta arranhada era mesmo o vĂ­rus a manifestar a sua presença. Os sintomas foram ligeiros, mas ainda sinto (no dia em que escrevo este texto - 16 de Julho de 2022) o nariz congestionado e os ouvidos.

Espero que tenham gostado destes textos e, brevemente, espero voltar aqui ao blogue com mais textos (nĂ£o sobre viagens. mas dois deles jĂ¡ estĂ£o pensados, pelo que nĂ£o serĂ£o sobre viagens). "Nos entretantos", podem seguir-me no instagram - @ricardoalrodrigues - e no TikTok - @ricardoalrodrigues.

Quem ficou com vontade de conhecer Veneza? Quem jĂ¡ foi?

Sem comentĂ¡rios:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.