Praia | Quais Os Erros Mais Comuns?


Toda a gente gosta de ir à praia.


Mesmo que não seja para "torrar" ao sol, há sempre um sem-número de outras coisas que podemos fazer, nomeadamente caminhar ou simplesmente sentar na areia e olhar para o mar.


Praia


Falo por mim: gosto bastante de olhar para a água. Sinto-me relaxado!



No entanto, há algumas "regras" no que diz respeito à nossa exposição solar na praia. Contudo, existem pessoas que cometem erros e insistem nos mesmos ano após ano após ano.


Não acreditam? Então leiam!


Não colocar o protector solar!
Esta deveria estar bem presente na cabeça das pessoas. Mas não! Há pessoas que chegam à praia, ficam vinte horas ao sol, vão à água, secam, passeiam, jogam raquetes, e protector solar que é bonito e faz bem? NADA!!!


(Depois ficam admirados com o aumento da incidência de cancro de pele... Hello?!!)


Praia

Colocar óleo bronzeador/óleo de bebé
DÊEM-ME UM TIRO, por favor. Dá-me uma síncope cardíaca sempre que olho para o lado e vejo o típico inglês (nada branco.. nadinha... mesmo...) a usar um óleo de cenoura que promete um bronzeado bonito e duradouro (e cheiroso, igualmente).

Conclusão: CAMARÃO! Chegam ao ponto de ficarem com a pele inflamada. É horrível de se ver.

E de imaginar a noite mal dormida que vai ter mas isso "são outros quinhentos"...


Não beber água
Pessoal, uma pessoa na praia perde água através da transpiração. Não pensem que ir dar um mergulho resolve o problema de desidratação que não resolve. Ainda piora: desidratam a pele!

Ingiram água sempre que sentirem necessidade. É muito bom nos mantermos hidratados, pois o nosso organismo vai estar em equilíbrio e não corremos o risco de nos sentirmos mal com o excesso de calor.


Chegar à praia às 12h, 13 horas
Meus amigos, há uma coisa chamada "relógio da praia". E o que é isto? É o relógio que vos diz quais as melhores horas para estar ao sol e quais aquelas que não são recomendadas estar ao sol.

Praia

O horário de maior radiação solar, ou seja, a mais forte, este ano de 2017, é das 11h às 16 horas, Chegar à praia às 12 horas, é dar um tiro no pé! Alias, dois tiros nos pés. Nos vossos, nos dos vizinhos, nos de toda a gente.

"Oh Pinguim, mas eu fico debaixo do guarda sol e está resolvido esse problema!"

ERRADO!!!

Caso vocês não saibam, a areia reflecte a radiação solar. Ou seja, a radiação solar bate na areia e PIIIIIIIIIIM, desvia-se e PUMBAS! Acerta em vocês.

(Vá, entre estar debaixo do guarda sol e estar fora da sua sombra, antes debaixo do guarda sol)

Praia

Bebés ao sol, nas horas de maior calor!
A sério? Preciso de comentar este ponto? Acho que o título, por si só, explica tudo não?

Eu não sou pai, nem estou aqui a apontar o dedo da irresponsabilidade a ninguém. Cada um sabe de si, e Deus sabe de todos, mas... Será correcto estar na praia com um bebé nas horas de maior calor?

Praia

Posso contar-vos que, durante as minhas férias em Malta, um casal teve que chamar uma ambulância na praia, porque o seu bebé estava em paragem cardiorrespiratória por causa do calor - tinha apanhado um "golpe de sol".

Porquê? Porque estava na praia nas horas de maior calor.

Tudo bem que queremos ficar bronzeados e meter inveja às pessoas mas temos que ser responsáveis.

Meus caros, o excesso de radiação solar, desprotegida e indevida, acarreta alguns problemas, nomeadamente cancro de pele, elastose solar, machas, enfim. Um sem-número de complicações.

Alguns danos são "imediatos" mas outros só aparecem anos mais tarde.

Praia

Caso não saibam, os danos solar são cumulativos. A nossa pele tem memória e daqui a alguns anos vai dizer-vos "Lembras-te daquela altura em que não colocavas protector solar? Olha só para mim agora!".

Usem e abusem do protector solar.
Evitem as horas de maior calor para estarem na praia!
Não levem as crianças e os bebés para a praia nas horas de maior calor!
Hidratem-se: bebam imensa água!

Já dizia o outro: "Quem vos avisa, vosso amigo é"

Preciso de vos dizer mais alguma coisa sobre a correcta postura na praia?


16 comentários:

  1. Conta lá uma coisa Ricardo, podemos usar protector e óleo bronzeador por cima, certo?

    ResponderEliminar
  2. quando é que o mundo vai perceber que usar óleo na praia é a mesma coisa que usar óleo na frigideira? óleo ferve, óleo queima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que o turista inglês continua com a ideia que óleo e que e bom...

      Eliminar
    2. olha que acho que por cá também se acha que óleo bronzeador não é o mesmo que óleo fula...

      Eliminar
    3. Curiosamente, estas férias não vi portugueses a fazer isso nem notei grande procura desse tipo de produtos na farmácia... No entanto, sim, continua a haver pessoas a usar óleo de bebé como "protetor solar". Pior, houve uma altura em que andavam a procura de uma farmácia que misturava óleo fula com coca cola e vendia isso aos utentes!!!

      Apeteceu-me fazer uma lobotomia ap dono dessa dita farmácia --'

      Eliminar
  3. Aquele querido óleo Johnson's que as pessoas espalham pelo corpo e ainda dizem "agora é que vou morenar" Haja santa paciencia :D :D Mas cada um sabe de si e não gostaria nadinha de ser essas pessoas na noite seguinte :D
    Mas também existem aqueles que quando tem uma cor dizem "Agora ja estou morena(o) não preciso de protetor que a pele não está tão sensível" Nice!

    Volta & Meia
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rio-me ainda mais com aquelas que antes de irem para a praia vão fazer solário para "preparar a pele para o sol" LOL

      Eliminar
  4. Gostei muito do post, mais um post que em tom de brincadeira aborda coisas bem sérias.
    Relativamente à questão do horário da Praia... Não moro perto da praia, pelo que sempre que ia à praia com a minha mãe, saíamos de casa às 8h da manhã e só voltava ao fim do dia. Passava o dia inteiro na Praia, mas claro que tinha cuidados redobrados nas horas de maior calor.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estar na praia durante as horas de maior calor e sempre um risco mas entendo esse "cenário"

      Eliminar
  5. Erros que ainda hoje se cometem, mesmo com tanta informação existente relativamente ao assunto, e que neste post está tão bem descrito.
    Estive de férias e mais uma vez vi os mesmos erros as mesmas atitudes, mas o que me custa mais é ver as crianças chegarem à praia à hora que deviam estar a sair.
    Gosto de praia, preciso de praia, mas ainda hoje vou cedo e saio cedo... claro que continuo a ouvir «O que vais fazer tão cedo para a praia? Já vais embora? Estás de férias para ir para a praia só duas horas? Tás velho, o sol já não te pega»
    Eu continuo a sorrir e a dizer que estar de férias não é sinónimo de ir para a praia e virar frango no churrasco.
    Grande abraço, gostei muito deste post.
    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário :) sim os erros ainda continuam a existir mesmo depois de haver tantas acções de sensibilização relativamente à exposição solar.

      Crianças e bebes em horas de maior calor também me fazem um pouco de confusão...

      E preferível fazer um esforço e chegar mais cedo a praia e evitar as horas de maior calor do que estar feito frango no espeto.

      Abraço!

      Eliminar
  6. Ri com esta frase: "Tudo bem que queremos ficar bronzeados e meter inveja às pessoas mas temos que ser responsáveis." Porque é mesmo isso que acontece, as pessoas só pensam no bronze e o resto que se dane... E o pior não é fazerem mal a si próprios porque já são grandes e vacinados, o mal é mesmo quando arrastam os mais pequenos consigo para os maus hábitos!

    Beijinhos, Brenda
    Momentos de Ataraxia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No passado fim-de-semana estava atrás de mim um grupo de jovens adultos que só utilizaram óleo de cenoura e um protector solar SPF6 (que deveria ser aplicado de 40 em 40 minutos, se não menos). Colocaram apenas uma vez durante uma tarde... apeteceu-me bater-lhes!

      Eliminar
  7. Por aqui nós somos completamente diferentes. Eu (Pedro) consigo facilmente ficar bronzeado e ponho protector só quando chego à praia. Eu (Telma) até nas orelhas ponho protector e vou repetindo ao longo do dia. Essa ideia de ficar a admirar a paisagem sem protector é-me completamente disparatada porque sei o que me custaria caso o fizesse já que tenho uma pele sensível. Mesmo colocando muito protector consigo apanhar escaldões por vezes. Não suporto! Todas estas dicas e mais que venham são muito boas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O facto de alguém conseguir ficar mais ou menos moreno está relacionado com o fotótipo de cada um e do tipo de alimentação. Há alimentos que potenciam o bronzeado. Para além disso, alguns produtos potenciam o bronzeado, sendo igualmente protectores solares Tu (Pedro) não deverias só colocar o protector solar quando chegas à praia, mas reaplica-lo de duas em duas horas. Apesar de não ficares vermelho, há danos invisíveis que só se tornam visíveis passados alguns anos - o chamado dano solar, que é cumulativo. Tu (Telma) precisas de ter cuidado, pois precisas de um bom factor de protecção solar e reaplicar ao longo do dia. Para além disso, tens mesmo de evitar as horas de maior calor e procurar sombras. Assim, consegues minimizar esses escaldões que, por vezes apanhas.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.