Luxemburgo | Vens Comigo Nesta Viagem? Sabe Como Foi! - Parte II

Eu disse-vos que ia existir uma segunda parte da minha viagem ao Luxemburgo.

Luxemburgo

Hoje é o dia!


Neste texto, irei dar a conhecer mais uns quantos locais onde estive, bem como sugestões de restaurantes que podem ir se um dia forem lá.

Ainda antes de "atravessarmos a Ponte" (mais à frente irão perceber a "piada"), deixo-vos mais alguns sítios de passagem obrigatória.

Grund

Esta zona, conhecida por causa da sua vida nocturna e bons restaurantes, é um bairro de ruas pequenas e com bastante verde, localizado na zona baixa da cidade. A arquitectura das casas também poderá chamar a vossa atenção. Algo que não vão conseguir deixar de fazer é tirar fotos nesta zona, pois é uma zona bem bonita. Poderão aceder a esta zona através do elevador (perto do Palácio da Justiça) ou então descem as ruas que vão desde o Corniche até ao Grund.

Luxemburgo

NOTA: vida nocturna no Luxemburgo, em dias de semana, termina às 22h30 (não se vê vivalma nas ruas) e aos fins-de-semana poderá ser "a loucura" até às duas, três da manhã. Não fiz nenhuma refeição nesta zona, mas sim uma pastelaria portuguesa era bastante agradável e alguns sítios onde se poderia tomar café ou beber um copo também eram agradáveis, quanto mais não seja pela paisagem.

Chemin de la Corniche

Nesta parte da cidade temos "acesso" à vista mais linda da cidade. Algumas pessoas chamam a esta zona "Varanda de Luxemburgo", de tão bonita que é a vista que se tem daqui, que dá para toda a parte baixa da cidade, cortada pelo rio e pelas suas pontes. Para além disso, também conseguimos visualizar um pequeno terreno vinícola onde há produção de vinho luxemburguês.

Luxemburgo

Igreja de Saint Michael

A mais antiga igreja da cidade, construída em 987, inicialmente como uma capela. No entanto, muitas reformas e reconstruções depois, em 1688 é que assumiu a sua forma actual, de estilo barroco e gótico.

Praça da Constituição

Esta praça tem um obelisco em homenagem aos falecidos durante a I Guerra Mundial com uma escultura de uma deusa grega no topo (Golden Lady). Como fica numa das pontes da muralha que cerca a cidade, garante uma bela vista para o vale. O meu hotel era mesmo ao pé desta Praça e, da janela do meu quarto, eu conseguia ver a Golden Lady bem lá no alto.

Luxemburgo

Praça Claire Fontaine

É aqui que se encontra uma escultura que homenageia a Grã-Duquesa Charlotte, falecida em 1985, que foi uma figura política bastante querida pela população.

Ponte Adolfo

Esta ponte foi construída em 1903 e simboliza a independência do Luxemburgo. A arquitectura é em formato de arco e é toda feita de pedra. Era a Ponte Adolfo que dividia a cidade em duas partes - a Cidade Alta e a Plateau Bourbon.

Luxemburgo

Durante a Wenzel City Walk que falei na primeira parte deste texto, vão à parte mais baixa da cidade e aqui irão visitar a Abadia de Neumünster (actualmente uma Residência Sénior), a Pleateau du Rham, entre outros.

Luxemburgo
Abadia de Neumünster (mais à direita)

Passando a Ponte Adolfo, entram numa outra zona do Luxemburgo e aqui poderão desfrutar das duas Avenidas comerciais - Avenida da Liberdade e Avenida da Estação (esta última mais comercial que a primeira) - e, ao fundo destas  (ela interceptam-se num ponto), vão ter à Estação Principal de Comboios. Esta zona é bastante movimentada.

Durante a vossa caminhada ao longo da Avenida da Liberdade poderão passar pelo Edifício da Banca (perto da Rua de la Pétrusse) e pela Igreja do Sagrado Coração do Luxemburgo.

Luxemburgo
Edifício da Banca

Chegando à Estação, poderão ir pelo viaduto que atravessa as linhas do comboio e, ao fim do mesmo, descem as escadas e estão em Bonnevoie, uma das zonas onde os emigrantes portugueses se encontram. E é aqui que vocês entram numa espécie de "realidade paralela", pois é quase tudo português.

Ouvem as pessoas falar português, as clínicas são maioritariamente portuguesas, escritórios de advogados portugueses, restaurantes portugueses e com boa comida portuguesa e é uma zona maioritariamente residencial, afastada do centro (cerca de 2.5 km, 30 minutos a pé), bastante tranquila e propícia para longos passeios.

Restaurantes

Agora, e para este texto ficar o mais completo possível, e também porque me perguntaram, seguidamente, deixo-vos uma lista de restaurantes onde fiz as minhas refeições. No último dia almocei no aeroporto do Luxemburgo:

- La Boucherie: situado na Praça d'Armas, tem um menu quase todo à base de carne.
- Bodega Bistrô: restaurante português situado ao lado do Centro Cultural. O atendimento é um pouco demorado, mas come-se bem e as doses são bem generosas.
- Belvedere: em frente ao Hotel Meliá e ao lado da Filarmónica. Um restaurante gourmet, com bom atendimento e boa comida.
- Dean & David: um restaurante vegan com serviço bem rápido. A comida não achei "grande espingarda", mas os preços são acessíveis. Fica mesmo ao lado da Catedral de Notre-Dame.
- Lisboa II: um restaurante de comida portuguesa sugerida pelo motorista do táxi quando eu cheguei. Situa-se em Bonnevoie, logo fica a cerca de 2,5 km do centro. Podem perfeitamente ir a pé: é uma caminhada de 30 minutos mais ou menos. Ganham fome à ida para lá, fazem a digestão à vinda. Recomendo ligarem a reservar mesa (ou enviar email ou mensagem pelo Facebook. Eles falam todos português)
- Chi-Chi's: restaurante mexicano, situado na Praça d'Armas, situado mesmo ao lado do La Boucherie. Comida bem condimentada e bem agradável para quem gosta de sabores mexicanos.

NOTA: os preços das refeições variaram entre os 15 e os 40€, mas está muito dependente do que comem (e se comem sobremesa, se tomam café, entre outros factores.

E é isto pessoal. Foram assim os meus 4 dias no Luxemburgo, com bons momentos de passeio, de descanso e diversão à mistura. Se vocês nunca foram lá, deviam ir lá uma vez porque é um país bem bonito e passa-se bem o tempo lá.

Acharam útil este meu roteiro do Luxemburgo?

2 comentários:

  1. muito bem, muito bem :D

    opaaaa, mas tiraste fotos maravilhosas :o
    parece bastante interessante, de facto!

    NEW OUTFIT POST | PLAYING WITH THE SUIT :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.