Moscovo | Como Correu A Viagem? O Que Visitar?

Vocês pediram e aqui estou eu a dar-vos a conhecer a minha viagem à Rússia, começando pela cidade de Moscovo.

Moscovo

Moscovo é a capital da Federação russa e possui uma população de "apenas" 12.5 milhões de habitantes (maior que a população portuguesa inteira). Assim à primeira vista, posso dizer-vos que lá é tudo "grande": avenidas grandes e com várias faixas de rodagem, prédios com imensos andares (sejam de habitação, sejam hotéis ou escritórios), mas faz sentido, tendo em conta a população da cidade mais o número de turistas que todos os dias se encontram lá.

Mas Moscovo não é só isto. Tem muitos sítios para ver e aqui vou deixar-vos com uma lista dos mais importantes e algumas fotos.

Vamos lá?


Praça Vermelha

A tão mediática Praça Vermelha situa-se bem no centro da cidade do Moscovo e encontra-se "rodeada" (por assim dizer) pelos Antigos Armazéns GUM, a Basílica de S. Basílio e os muros e torres do Kremlin. Lá poderemos encontrar algumas barraquinhas com venda de souvenirs, nomeadamente as famosas matrioskas, gorros, entre outros, e ainda lindos jardins impecavelmente conservados. Pelas fotografias irão conseguir perceber o que quero dizer com isto.

Moscovo
Armazéns GUM

Moscovo
Uma das Torres do Kremlin

Basílica de S. Basílio

A bonita Basílica de cúpulas coloridas de Moscovo que é protagonista em tantas fotografias que vemos na internet e redes sociais. Este magnífico templo de 65 metros de altura, com as suas oito cúpulas, é admirável pela perfeição arquitectónica e riqueza lapidada na decoração. Foi erigido por ordem de Ivan, O Terrível (primeiro Czar da Rússia), em 1554-1563. Cada cúpula corresponde a uma capela.

Moscovo

Existem 4 cúpulas principais, cada uma delas representando os quatro pontos cardeais - Norte, Sul, Este e Oeste. A cúpula azul e branca representa o Norte. 
A visita ao interior é possível. O bilhete custa 1000 rublos (13.50€, aproximadamente). 


Mausoléu de Lenine

É onde está sepultado o corpo do líder fundador da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas - Vladimir Ilitch Ulianov. A construção deste Mausoléu consiste num salão coberto por cinco blocos em formato piramidal e cercado por um balcão com acesso por duas escadas, ao lado de um portão e que, por sua vez, dá acesso a uma tribuna.

Moscovo

O Mausoléu tem as cores vermelha e preta, que representam o sangue e o luto, respectivamente. É possível a sua visita, no entanto, preparem-se porque existe sempre uma enorme fila que pode chegar a três horas de espera. A menos que vocês se infiltrem no meio da fila, algo que é comum acontecer.

Antigos Armazéns GUM

Hoje em dia é um luxuoso centro comercial. Acreditem em mim quando digo que a decoração é incrível e uma pessoa fica embasbacada com a mesma. Fontes com estátuas, jardins extraordinariamente tratados e lojas de luxo são o que podem esperar quando o visitarem. Para além disso, poderão visitar a casa-de-banho típica, mediante o pagamento de entrada - 200 rublos (2.70€, aproximadamente).

Moscovo

Teatro Bolshoi

Este grandioso e histórico edifício da cidade de Moscovo foi desenhado pelo arquitecto Joseph Bové para receber espectáculos de ópera e ballet. O prédio principal do Teatro, reconstruído e renovado diversas vezes ao longo da sua história, é um importante ponto turístico moscovita e de toda a Rússia (a sua icónica fachada neoclássica é representada na nota de 100 rublos). O Teatro Bolshoi foi originalmente inaugurado em 1825.

Moscovo

De salientar as suas imponentes colunas que têm história. Antigamente, os homens andavam por ali a deambular à procura da sua "princesa encantada" e um dos pontos de encontro era o Teatro Bolshoi. As mulheres, quando não estavam assim tão interessadas, marcavam o ponto de encontro com esses homens na nona coluna do Teatro Bolshoi. Vejam a fotografia e comprovem - o Teatro só tem oito colunas!

Estátua do Operário e da Camponesa de Kolkhoz

Esta é uma escultura com 24,5 metros de altura, feita em aço inoxidável pela escultora soviética Vera Mukhina, em 1937. Constitui uma referência e um símbolo incontestavelmente poderoso do realismo socialista soviético. O monumento é composto por duas figuras - o Operário, representando os trabalhadores da cidade, levanta ao alto um martelo - e a Camponesa (kolkosiana), representando os trabalhadores do campo, levanta uma foice. Juntos, os dois formam o símbolo soviético da foice e do martelo.

Moscovo

Avenida dos Cosmonautas

Um longa avenida onde estão vários bustos de cosmonautas soviéticos, entre eles, Yuri Gagarin, o primeiro cosmonauta russo a ir ao espaço, assim como Valentina Tereshkova, Pavel Belyayev e Laika. Um sítio que homenageia os grandes nomes dos famosos cientistas e cosmonautas que contribuíram para o alvorecer dos programas espaciais.

Moscovo

Ao fundo, o Monumento aos Conquistadores do Cosmos, o principal destaque desta Avenida em Moscovo. É possível ver um torre fina de 110 metros de altura, feita em titânio, como se um foguete estivesse a descolar em direcção ao Espaço. Este mesmo monumento foi construído para comemorar a chegada dos soviéticos no Espaço.

Museu da II Grande Guerra e Parque da Vitória

Este Museu, também chamado de Museu da Guerra Patriótica, oferece-nos a versão russa da história da II Guerra Mundial com todas as consequências que este conflito acarretou para a URSS e, principalmente, para o povo russo. Faz parte do grande complexo Plokonnaya Gora que engloba o Parque da Vitória, com mais de 130 hectares, e o Monumento à Vitória, além de exposições de armamentos de guerra ao ar livre.

No parque encontram-se três templos religiosos que fazem referência aos povos que compõem a Federação Russa: uma Sinagoga, uma Igreja e uma Mesquita. Para além dos monumentos, a vista que o Parque oferece da cidade já vale bem a pena o passeio, pois estamos numa das regiões mais altas de Moscovo.

Catedral Ortodoxa de Cristo, o Salvador

Este templo ocupa o topo de Tchertolski onde antigamente estava a Torre da Cidade Branca, temível fortificação que defendia o acesso a Moscovo. No final do século XVIII, as muralhas e a própria torre foram desmontadas e o seu alicerce foi escolhido por Nicolau I para a construção do templo mais grandioso da Rússia (que tinha de ser em Moscovo). A sua edificação durou quase 40 anos e o templo era dedicado "à eterna memória, à dedicação sem par e lealdade e amor à fé e à Pátria" do povo russo na guerra contra Napoleão Bonaparte.

Moscovo

Kremlin

Aqui tenho que parar um bocadinho nas descrições dos monumentos e dos locais para vos informar que esta é a zona mais protegida de Moscovo. Para entrar nas instalações do Kremlin, temos que passar por controlo de bagagem, metais, armas e outras coisas que tais, porque, afinal, estamos a entrar no local onde o Presidente Vladimir Putin trabalha e tem o seu próprio heliporto, caso necessite de se deslocar.

Catedrais do Kremlin

São três Catedrais maravilhosas - Catedral da Assunção, Catedral da Anunciação e Catedral do Arcanjo S. Miguel. Cada uma com as típicas cúpulas e podem questionar-se o número diferente de cúpulas douradas em cada uma. Eis a explicação: quanto maior a importância para a família russa, maior o número de cúpulas douradas, ou seja, uma Catedral onde existisse um casamento não iria ter a mesma importância (e, de igual forma, número de cúpulas douradas) quanto uma Catedral para assistir à missa num domingo.

Moscovo
Vista das 3 Catedrais do Kremlin

Ainda dentro do Kremlin, podemos encontra um canhão e um sino que nunca foram utilizados. O Canhão-Czar com 5.34 metros de comprimento e um calibre de 890 milímetros e o Sino-Czar, que era suposto estar colocado no Campanário do Kremlin, de 6.1 metros de altura, nunca foi utilizado devido ao seu peso - perto de 200 toneladas. Encontra-se partido e o pedaço de sino que se encontra partido pesa - imaginem só - perto de 11 toneladas.

Moscovo

Moscovo

Museu da Armaria

Este Museu (também conhecido por Palácio do Arsenal do Kremlin) data do ano de 1851 e é onde decorrem diversas exposições, actualmente. Nos dois pisos do Palácio encontram-se, entre outras coisas, armas históricas, peças de joalharia, insígnias reais (incluindo o famoso Gorro dos Monarcas - gorro que era usado por todos os monarcas durante a sua cerimónia de posse) e peças exclusivas de artesanato em ouro e em prata datadas entre o século XIII e século XIX.

Moscovo

No mesmo edifício também está a exposição estatal permanente do Fundo dos Diamantes, com peças particularmente valiosas de joalharia artesanal, relíquias do czares e raras gemas preciosas.  Mais ainda, podemos ver as diferentes vestes (e sua evolução ao longo dos diferentes reinados) dos imperadores russos, bem como acessórios e capas e ainda coches e carruagens utilizados naquela época. No total, o Palácio do Arsenal contém mais de 4000 peças em exposição, incluindo os famosos e tão conhecidos Ovos Fabergé e encontram-se expostos os primeiros que foram produzidos.

Estações de Metro de Moscovo

Neste momento, devem estar a perguntar-se porque é que eu vou falar das estações de Metro de Moscovo. Afinal, são apenas estações. Não! São mais do que isso. Cada estação é uma verdadeira galeria de exposição de obras de arte, cada uma com a sua história.

Moscovo

Nelas podemos ver diferentes elementos de arquitectura, estátuas, pinturas, entre outros elementos como vitrais. O Metro de Moscovo é uma das maiores do mundo (com mais de 180 estações e uma extensão de 300 quilómetros), sendo 44 estações consideradas obras de património mundial. Estive duas horas a visitar o Metro, desde fazer várias viagens ao longo das estações até sair e ver cada obra ao pormenor. Sem dúvida, algo a visitar se algum dia forem lá.

Outras zonas a visitar em Moscovo

- Zona Universitária, onde uma das universidades estatais encontra-se numa das 7 torres gigantes da cidade;
- Miradouro da Zona Sudoeste, mesmo ao lado da zona universitária;
- Para os fãs de rock, existe o Hard Rock Café;
- Jardim de Alexandre, onde poderão ver o render da guarda;
- Praça Vermelha (à noite): vão ficar fascinados com as luzes. Parece Natal todos os dias;
- Praça Puchkin.

E pronto, pessoal. Aqui está o primeiro texto sobre a minha viagem à Rússia. Este é sobre Moscovo e brevemente farei um igual sobre São Petersburgo.

Quem ficou com curiosidade em visitar Moscovo?

4 comentários:

  1. O meu coração não aguenta estas publicações, porque só me dá vontade de atravessar o computador e ir até aos locais mencionados! Quero muito visitar Moscovo *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rússia nunca foi um dos meus destinos de eleição, mas decidi "arriscar" e olha, gostei imenso! Não me arrependo nada! ;) beijinhos

      Eliminar
  2. Exatamente.. o conceito está fabuloso :D

    Adoooro :o a arquitetura é qualquer coisa :D

    NEW OUTFIT POST | COFFEE TALKS!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prepara-te para o post de hoje que vais ficar ainda mais maravilhado ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.